quarta-feira, 30 de novembro de 2011

HOMENAGEM OS PELÉS AO CATAR, PAÍS ESCOLHIDO COMO SEDE DA COPA DO MUNDO DA FIFA DE FUTEBOL EM 2022.

DOHA,  CAPITAL


O Catar ou Qatar (em árabe, قطر‎ [ˈqɑtˤɑr]) é um país árabe, conhecido oficialmente como um emirado do Oriente Médio, ocupando a pequena Península do Catar na costa nordeste da Península Arábica. Faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul, e o Golfo Pérsico envolve o resto do país. Um estreito do Golfo Pérsico separa o Catar da nação insular vizinha, o Bahrein.
O Catar é um país rico em petróleo e gás natural, com a terceira maior reserva de gás e o primeiro ou segundo maior  maior PIB per capita do mundo. Umamonarquia absoluta, o Catar foi governado pela família al-Thani, desde meados de1800 e desde então transformou-se de um protetorado britânico, notável principalmente pela extração de pérolas, em um Estado independente com receitas significativas de petróleo e do gás natural.
Durante os anos 1980 e início de 1990, a economia do Qatar foi prejudicada por um desvio contínuo de suas receitas petrolíferas pelo emir, que tinha governado o país desde 1972. Seu filho Hamad bin Khalifa Al Thani, o atual emir, o derrubou em umgolpe de Estado em 1995. Em 2001, o Catar resolveu suas disputas fronteiriças de longa data com o Bahrein e com a Arábia Saudita. Em 2 de dezembro de 2010, o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo FIFA de futebol em 2022.
Cerca de 75% da sua população é formada por imigrantes, vindos principalmente daÍndia e do Paquistão, em busca de empregos, geralmente no setor de construção civil. Em conseqüência, há 3,1 homens para cada mulher.
O governo do Catar patrocina a rede de televisão Al Jazira, que produz um jornalismo livre para tratar dos assuntos dos demais países, com ênfase na cobertura dos assuntos dos demais países árabes, mas sujeito a um rígido limite quando são abordados os assuntos internos do emirado — seus noticiários sobre política doméstica são fortemente controlados pelos órgãos oficiais.


FONTE: GOOGLE , WIKIPÉDIA

domingo, 27 de novembro de 2011

PORQUE O ÚLTIMO COLOCADO DE UM CAMPEONATO É O LANTERNA?

POR: PROF.Ms.EDISON SANTOS







Na virada do século XIX para o XX, os trens eram muito populares na Europa. Em 1903, durante a Volta da França, a prova ciclística mais famosa do mundo, o último colocado começou a ser chamado de “lantere rouge”, que significa “lanterna vermelha”. A expressão era uma alusão às luzes que ficavam nos últimos vagões dos trens. Por ter uma fama internacional, essa competição de 3.330 quilômetros acabou popularizando mundialmente o termo. Em Portugal, fala-se “lanterna vermelha” para quem chega por último ;no Brasil, virou “lanterninha”.




FONTE:  YAHOO RESPOSTAS

sábado, 26 de novembro de 2011

43ª COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR - 2012

   O Departamento de Competições da Federação Paulista de Futebol divulgou nesta terça-feira a tabela completa de jogos da 43ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
   A principal competição da categoria do país terá início em 3 de janeiro e a data da final, conforme tradicionalmente ocorre, está marcada para o dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.




FONTE: FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL