sexta-feira, 23 de novembro de 2012

NOTÍCIAS ESPORTIVAS MANDE PARA OS PELÉS.





FONTE:http://www.drd.com.br

APRESENTAMOS O MINAS FUTEBOL BRASIL , ADVERSÁRIO DO TRICORDIANO NO MÓDULO II EM 2013 NO MINEIRO.




O Minas Futebol Brasil é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Sete Lagoas, no estado de Minas Gerais. Rival do Democrata da mesma cidade, fazendo assim o maior clássico da cidade de Sete Lagoas atualmente.
Criado em 2011 por alguns dirigentes que participavam do Democrata-SL, O Minas Futebol tem desde jogadores conhecidos em Minas Gerais como Marinho (ex-Clube Atlético Mineiro),a jogadores novos e inexperientes. O objetivo do clube é revelar jogadores.Veja mais na página oficial do time no Facebook:

Visando a disputa da Segunda Divisão 2012, o Minas Futebol já fez 8 amistosos (venceu 4, empatou 2, e perdeu 2).
Em seu primeiro jogo oficial, o Minas enfrentou o Valério Doce dia 23 de Julho na Arena do Jacaré em Sete Lagoas, e perdeu por 1 a 0.
No dia 28 de Julho, o Minas enfrentou o time sub-23 do Cruzeiro Esporte Clube também na Arena do Jacaré, e empatou por 2 a 2. Após sair ganhando por 1 a 0 com um gol de Juninho Rodrigues de falta, na intermediaria cruzeirense, saiu para o intervalo com a vantagem. Na volta para o 2° tempo, sofreu o revés e ficou atrás do placar após sofrer dois gols. Mas saiu para o jogo e no fim da etapa complementar, conseguiu o empate em um lance de escanteio cobrado por Luiz Cláudio e cabeceado por Bruno.

Na sexta-feira (03 de Agosto), o Minas enfrentou o Atlético (júnior) também na Arena do Jacaré, com portão aberto para a torcida, e venceu por 1 a 0. Depois disso enfrentou novamente o Valério Doce em Itabira e perdeu por 3 a 0.

A equipe segue disputando o Campeonato Mineiro Segunda Divisão. Na primeira fase, conseguiu a segunda colocação e se classificou, perdendo apenas para o rival Democrata. Já na segunda fase, também obteve a segunda colocação e se classificou a semifinal. A disputa foi contra o Ituiutabana Com a derrota em casa por 1x0 e a vitória por 2x1 em Ituiutaba, o Minas consegue o acesso para o Módulo II da primeira divisão do campeonato mineiro. Portanto, no ano de 2014, o Minas será o principal time de Sete Lagoas.

A final será contra a equipe do Guaxupé, que derrotou o Democrata.



Comissão Técnica

A comissão técnica do Minas Futebol Brasil é atualmente composta por:

Técnico: Fred Incalado
Preparador Físico: Adolfo Valenzi

JOGADORES:


"Marinho: Artilheiro da Segundona "

Além dos dois atacantes, a equipe se reforçou, contratando o goleiro Thiago Braga (ex-Cruzeiro, Guarani/MG, Villa Nova, Ipatinga); o zagueiro Fernando Alves (ex-Tupi, Social e Vila Nova/GO); o volante Léo Mineiro (ex-Guarani/SP, Ipatinga, Caxias e São Caetano); o meia Éder Deleon (ex-Atlético, Poços de Caldas e Tombense) e o atacante Fábio Bala (ex-Grêmio, Fluminense e América Mineiro).


"Atacante Fábio Bala

NOTÍCIAS DO SOCIAL FUTEBOL CLUBE DE CORONEL FABRICIANO EM MINAS GERAIS.

O Social Futebol Clube é um dos clubes em Minas Gerais que mais revela juniores.


Diariamente, mais de 50 rapazes frequentam nossa agremiação e participam regularmente de nossas atividades esportivas, onde encontram uma estrutura total como alimentação, material esportivo, medicamentos, etc, acompanhado pelos melhores profissionais do ramo esportivo.

Na maioria das vezes, o Social Futebol Clube ajuda no custo de transporte para os atletas que não residem perto de nosso estádio.

Um dos nossos objetivos é a irradiação de núcleos, não só em Coronel Fabriciano, mas, em todo o Vale do Aço para que todos os jovens possam ter contato com o futebol que é com certeza uma paixão nacional.


FONTE:http://www.socialfutebolclube.com.br

ESTÉFANO CAETANO GERENTE DE FUTEBOL RETORNA AO CLUBE ATLÉTICO TRICORDIANO PARA 2013.

GERENTE DE FUTEBOL: ESTÉFANO CAETANO
FOTO:TRICORDIANO.COM.BR

   A diretoria do Clube Atlético Tricordiano  mais uma vez coloca nas mãos e no profissionalismo do gerente de futebol o Tricordiano Estéfano Caetano para dirigir os destinos do clube no planejamento para temporada 2013. 
   Em  2010 por pouco o Tricordiano não conseguiu o acesso a primeira divisão por detalhes, não  vai acontecer novamente esperamos todos nós torcedores do Tricordiano.
 Outro detalhe que não pode acontecer foi a falta de atletas para encerrar a temporada 2012, por isso já foi contratado o Treinador Pereira e um elenco de jovens atletas da cidade de Três Corações e Região começaram a trabalhar antecipado no Estádio Municipal Elias Arbex .
 Estéfano tem recebido convites de vários times, prefere ficar no Tricordiano. "Trabalhar no Tricordiano    é muito gratificante para mim, trabalhar em minha cidade e poder ascender com o tricordiano a 1ª divisão será no meu curriculum algo importante profissionalmente.''
   Falando do grupo para a disputa 2013 o gerente de futebol ,comentou que o investimento destas equipes são maiores que a nossa ,  além de eles estarem em região mais próxima ao centro nervoso industrial do Estado de Minas Gerais, o patrocínio e as parcerias vem com mais rapidez e velocidade devido as concorrências de mercado.
  Mas já estamos trabalhando para montagem da equipe e contratações para o campeonato, daremos oportunidades para os jovens atletas da nossa cidade e região, assim esperamos que em janeiro a comissão técnica consiga ter condições de montar uma boa equipe e disputar o campeonato , tentando enfrentar essas fortes equipes com apoio da diretoria e da torcida Tricordiana.
comenta o gerente de futebol.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

TORCEDOR TRICORDIANO OPINA PARA O JOGÃO MASTERS : TRICORDIANO E FLAMENGO NO DIA 16 DE DEZEMBRO.

 Vamos privilegiar nossos veteranos de Três Corações, eles que fizeram esse Amador ser sucesso na década de 80 , 90..ate 2004 Onde acabou...
   Não tenho nada contra o pessoal que veio de fora contra o Corinthians,mas ta na hora desses caras serem agraciados com esse jogão contra o master do Flamengo. 
    Lembram  deles...Edinho Souza, Nana, Zeti, Robson , Valdo, Kal, Léo , Biola.
    Há vários outros Atletas amadores dentro da idade na cidade, não esquecendo  dos nossos ex- profissionais deste veterano disputado que acabou ai...Mica, Gilbertinho, Maurinho..pensa ai...
                         Sera uma satisfação pra todos...
abraços .

CAMPEONATO MINEIRO -MÓDULO II - 2013

Conselho técnico define forma de disputa da competição.

DSCF3016
Foto: Assessoria de Comunicação FMF

Foi realizado nesta quarta, 21, o arbitral do Módulo II do Campeonato Mineiro de 2013.
O Conselho Técnico definiu dentre outras coisas, a forma de disputa, a data de início e término 
e o prazo de inscrição de atletas.
A fórmula do torneio será a mesma da temporada passada. Os doze clubes serão divididos em 
dois grupos de seis equipes cada, que se enfrentam em jogos de ida e volta. 
As duas melhores de cada chave avançam ao quadrangular final, que também será disputado 
em turno e returno
Os dois primeiros colocados ascendem ao Modulo I. As chaves foram definidas de acordo
 com a região de cada equipe.
Após esta definição, entrou em pauta a data de início e término da competição. Uberlândia,
 Uberaba e Mamoré propuseram o início da competição no dia 09 de fevereiro, porém não 
obtiveram êxito, já que as outras agremiações optaram pelo início no dia 16. 
 Definida a data inicial, ficou deliberado que a data final será dia 19 de maio.
O último quesito a entrar em pauta foi com relação à inscrição de atletas. 
Ficou definido que a última data para os atletas estarem aptos a atuar na primeira rodada
 será no dia 14 de fevereiro. O prazo final será dia 11 de abril.


Confira como ficou o chaveamento:

Chave
Chave B
Sociedade Esportiva Patrocinense
Minas Futebol Brasil
Uberaba Sport Club
Ipatinga Futebol Clube
Uberlândia Esporte Clube
Esporte Clube Democrata
União Recreativa dos Trabalhadores (URT)
Social Futebol Clube
Esporte Clube Mamoré
Poços de Caldas Futebol Clube
Sociedade Esportiva Guaxupé
Clube Atlético Tricordiano



FONTE:FMF

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

NINHO DO GALO DO CLUBE ATLÉTICO TRICORDIANO



NINHO DO GALO

O NINHO DO GALO  FICA NO ESTÁDIO MUNICIPAL ELIAS ARBEX, ONDE SITUAVA-SE A SALAS DA PRESIDENTE, SALA DOS DIRETORES E A ONDE FOI A LIGA MUNICIPAL.
O NINHO DO GALO SE TRATA DE UM LOCAL PARA OS ATLETAS PROFISSIONAIS SE HOSPEDAREM NO ESTÁDIO MUNICIPAL, UM  LOCAL  COM VÁRIOS QUARTOS, COM SALA DE TV E INTERNET.
MAIS UMA REALIZAÇÃO DA NOVA DIRETORIA DO TRICORDIANO, OS DEPARTAMENTOS PROFISSIONAIS , AMADORES E AS SALAS DA PRESIDENTE E TROFÉUS RETORNAM PARA DEBAIXO DA ARQUIBANCADA.
PARABÉNS PELA INICIATIVA DOS DIRETORES E QUE VENHA MAIS NOVIDADES POR AI, TUDO QUE VENHA PELO BEM ESTAR DO ATLETAS SERÁ BEM VINDO E BEM VISTO PELA NAÇÃO RUBRA TRICORDIANO.









quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O Clube Atlético Tricordiano iniciou os Trabalhos com jogadores de Três Corações e Região.



     A fase de preparação do Atlético Tricordiano para a disputa do Módulo II de 2013 foi iniciada na última segunda feira (12) com a chegada do treinador , Márcio Pereira e a apresentação dos 25 atletas de Três Corações que foram selecionados das equipes de base do clube e profissionais da cidade.
     Estes 25 atletas serão avaliados pelo treinador e terão a chance de permanecer na equipe profissional de 2013.
    Neste primeiro contato houve uma reunião esclarecendo aos atletas os objetivos do Tricordiano para a montagem da equipe profissional , com os atletas amadores e profissionais para esta primeira etapa , na segunda etapa poderá acontecer a vinda de atletas profissionais contratados para reforçar o plantel.
    Participaram da reunião além do Gerente de Futebol Estéfano Caetano, o Técnico Pereira, a Presidente Cida Gomes , alguns conselheiros e membros da torcida  Galofúria.
    Um dos objetivo é manter uma base forte com os jogadores de Três Corações e Região, mas com possibilidades de contratar jogadores experientes para o campeonato que será um dos mais fortes disputado pelo clube.
   A Equipe apresentou na Segunda -Feira ( 12 )  e na Terça -Feira (13) ás 17:00  iniciou -se os treinamentos técnicos, com um coletivo no estádio Elias Arbex para uma integração do grupo e para o treinador já começar observar o comportamento Físico e Técnico dos Atletas.
 A Programação da semana será a seguinte:
                   Quarta-Feira( ás 17:00 horas.
                   Quinta-Feira de manhã ( 9:00hs) e a tarde  ás 17:00hs. 
                   Sexta-Feira ás 17:00hs. 
 Sábado e Domingo descanso retornando na Segunda-Feira ás 17 horas no Elias Arbex.
   Os treinamentos serão realizados com portões abertos e sob a supervisão do treinador Pereira.
   A equipe profissional deverá estar completa e definida até o dia 20 de Dezembro, com a permanência dos atletas de Três Corações que se destacarem e com a chegada dos demais jogadores contratados pela diretoria.
   O Campeonato Mineiro do Módulo II está previsto para começar no final de Janeiro/2013 , mas até lá a comissão técnica fará vários amistosos pela região e em Três Corações-MG.



PRESIDENTE CIDA GOMES DO TRICORDIANO

Fonte: Tricordiano .com.br

HOMENAGEM AO EX- VOLANTE DO FLAMENGO ANDRADE


FONTE:FLAMASTER

O TRICORDIANO FELIPE XIMENES O MELHOR SUPERINTENDENTE DO FUTEBOL BRASILEIRO.

Luis Felipe Ximenes
Superintendente de Futebol do Coritiba Foot Ball Club
45 anos


► Escolaridade Mestrado


► Idiomas• Inglês nativo
• Espanhol fluente
• Italiano básico


► Cursos específicos na área esportiva• Gestão Esportiva - Mestrado em Educação 


Coritiba Foot Ball Club► Superintendente de Futebol
Maio/2009 - Atual

► Títulos
• Bicampeão Paranaense invicto
• Série B 2010
• Vice-campeão Copa do Brasil 2011
Fluminense Football Club► Gerente de Futebol
Dezembro/2008 - Maio/2009
Clube Atlético Mineiro► Gerente de Futebol
Julho/2007 - Dezembro/2008


Hedeson Alves / Gazeta do Povo / Ximenes teve uma conversa de cerca de 20 minutos com o meia Lincoln no treino do Coxa nesta terça-feira
 FELIPE XIMENES    
 FOTO:  GAZETA DO POVO


Rei Pelé passa por pequena cirurgia

Rei do futebol reclamava de dores na região do quadril e está internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo

Por Fúlvio FeolaSantos, SP

Pelé e Messi Esporte Espetacular (Foto: Reprodução/TV Globo)Pelé deve receber alta nesta quarta-feira
(Foto: Reprodução/TV Globo)


O rei do futebol, Pelé, passou por uma pequena cirurgia nesta segunda-feira, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. José Fornos, assessor de Pelé, conhecido como Pepito, explicou que a intervenção no quadril foi um sucesso e que o ídolo deverá receber alta nesta quarta-feira.
Segundo Pepito, Pelé foi para o hospital realizar exames para a renovação de um seguro. Já no hospital, o embaixador do Santos Futebol Clube decidiu fazer uma cirurgia na região da bacia, já que há algum tempo vinha sofrendo com dores no quadril.
- Tudo correu muito bem. Foi uma cirurgia bem simples. Ele provavelmente terá alta amanhã -  disse Pepito.
FONTE: GLOBOESPORTE.COM

VAMOS CONHECER O SKATE!!!


skate (pronuncia-se skêit) é um desporto inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamadashape (em inglês: deck), dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade.
No Brasil, o praticante de skate recebe o nome de skatista, enquanto que em Portugal chama-se skater
O skate é considerado um esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.
Os skates eram muito primitivos, não possuiam nose nem tail, eram apenas uma tábua com quatro rodinhas. 
O crescimento do "surf no asfalto" se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado skate. Surgiam então os primeiros skatistas da época.

Ficheiro:Horizontal Skateboard.jpg


História



Década de 1960

No início da década de 1960, os surfistas da Califórnia mais ou menos na cidade de Los Angeles
queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, em uma época de marés 
baixas e seca na região. Inicialmente, a nova "maneira de surfar" foi chamada de sidewalk surf.
Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou mais reconhecido uma década depois.

Década de 1970

Em 1973, o norte-americano Davi Leandro inventou as rodinhas de uretano
que revolucionaram o esporte.
Um skate passou a pesar por volta de 2,5kg.

Por volta do ano 1975, um grupo de garotos revolucionou ainda mais o skate, realizando 
manobras do surf sobre ele. Esses garotos eram os lendários Z-Boys da também lendária 
equipe Zephyr. Essa equipe era de Venice, Califórnia, lugar o qual chamavam de Dogtown.

Em 1979, Jonny inventou o Ollie-Air, manobra com a qual os skatistas ultrapassam obstáculos
 elevados e é base de qualquer manobra. A partir disso, o skate nunca mais foi o mesmo.
 Essa manobra possibilitou uma abordagem inacreditavelmente infinita por parte dos skatistas. 
Não se pratica Street Style sem o domínio do Ollie-Air. 
Tom "Wally" Inouye também foi uma figura importante na história do skate na década de 70. 
Ele é mais conhecido pela assinatura de manobras como "wall rides" e "backside airs."
 Inouye começou IPS (Serviço de Piscina do Inouye) nos anos 70, e foi um dos primeiros
skatistas de piscina.

"Em 1976 nós andávamos de skate em piscinas vazias. Ninguém sabia o tudo o que se podiam fazer então nós nos divertíamos e víamos até onde podíamos forçar"
Wally Inouye, sobre no começo andar em piscinas

"Forçar" foi exatamente o que levou à suas assinaturas de manobras. 
O “wallride” (andar na parede), 
você anda com o skate pela parede e depois volta para o chão.
 "Nós todos tentávamos subir na parede. 
Eu acho que fui o único que conseguiu fazer isso", disse Inouye. 
E a manobra passou a ser chamada de Wallride e por isso o chamam até hoje de Wally.

O primeiro skatista nipo-brasileiro a chegar ao Brasil foi Jun Hashimoto em 1975, o mesmo abriu as portas para três gerações de descendentes japoneses no skate.
 Nomes importantes como o skatista brasileiro Lincoln Ueda.

Década de 1980

Na década de 1980, um dos revolucionários do esporte, principalmente na modalidade freestyle foi Rodney Mullen. Rodney desenvolveu várias manobras como kickflip, heelflip, hardflip, casper, darkslide, rockslide, 50-50, body varial, nollieflip underflip, primo, reemo, varialflip, inward heelflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, fs heelflip, bs heelflip, etc. Grande parte das atualmente praticadas é derivada destas manobras. Rodney foi diversas vezes campeão mundial, chegando a ser considerado o melhor e mais influente skatista do mundo na sua modalidade.
Outro revolucionário, na modalidade Vertical, foi o mito Tony Hawk. Hawk inovou a maneira como os skatistas devem abordar o Half-Pipe, sempre procurando ultrapassar os limites de criatividade e dificuldade de execução das manobras. No final dos anos 80, exatamente em 1989, Lincoln Ueda, assistido pelo seu pai (que filmava suas voltas para que pudessem aprimorá-las) competiu em Münster, Alemanha, e faturou 
o 4° lugar. 
Despontava o Brasil no cenário mundial! Lincoln Ueda, também teve excelentes participações na pista da Domínio Skate Park Atibaia.

Década de 1990

Nos anos 90, o carioca Bob Burnquist elaborou a última grande revolução no Skate: o Switchstance vertical. Essa é a técnica de se praticar Skate com a base trocada. Já era difundida na modalidade street, mas Bob foi o primeiro a popularizá-la na modalidade vertical. 
A partir daí, o Skate passou a não ter mais "lado", ou seja, não existe mais o lado da frente nem o lado de trás. As manobras realizadas com pé direito na frente do Skate, agora também são realizadas com o pé esquerdo na frente. Essa técnica quadruplicou o número de variações possíveis nas manobras. 
Para um skatista que deseja competir, é imprescindível o domínio de tal técnica. 
Bob foi o primeiro skatista brasileiro a vencer uma etapa do campeonato mundial de skate vertical, 
em Vancouver, Canadá, no ano de 1995.
 Ninguém esperava, ele apareceu lá e mostrou como se deveria andar de skate vertical dali em diante...

Circuito Brasileiro de Skate Profissional

O Circuito Brasileiro de Skate Profissional foi inaugurado em 1989 na categoria street style, 
cujo vencedor foi o Paulistano Rui Muleque e realizado pela UBS (União Brasileira de Skate). 
A disputa conta, hoje, com provas passando por estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Brasília, realizadas pela CBSk (Confederação Brasileira de Skate).
No ano de 1995 Diogo Oliveira Fernandes conquista o primeiro título mundial de vertical para o Brasil.
Em março de 1999 foi fundada em Curitiba a CBSk Confederação Brasileira de Skate
a entidade que regulamenta as normas e políticas voltadas ao desenvolvimento do
 skate (skateboard) no território brasileiro.

Anos 2000

É fundada em São Paulo a Associação Brasileira de Skate Feminino, por skatistas femininas, seu primeiro circuito ocorreu em 2005. Hoje a associação é filiada a CBSK.

Em 2001 Og de Souza, um skatista que em sua infância sofreu de poliomielite, foi citado nas revistas Tribo Skate,Cem porcento SKATE, entre outras.
 Em 2001 ganha o campeonato profissional no Best Trick (se deriva da palavra que vem do inglês) mesmo que melhor manobra.

Em 2008 e 2009, a Mega Rampa chega ao Brasil,onde foi montando no Sambódromo do Anhembi pelo skatista dos anos 80 George Rotatori. Na segunda edição(2009), Bob Burniquist consagrou-se Bicampeão do evento.


Cultura

No filme The Lords of Dogtown, Z-Boys e Vida sobre rodas é possível conhecer um pouco da história do skate. 
O filme conta a história dos Z-Boys, um grupo de skatistas dos anos 70 que revolucionaram o esporte. 
Vale lembrar que o filme acima citado é popularmente mais conhecido porém, não é o único que relata a história do "Z-Bouys". O filme foi inspirado em um documentário intitulado Dogtown & Z-Boys, 
que conta a história relatada pelos personagens participantes, em pessoa.
Um livro que conta a história do skate no Brasil é o livro A Onda Dura.
 O Livro percorre desde os primórdios do esporte até os anos 2000, contendo diversas imagens. 
Além do livro A Onda Dura, existem dois documentários importantes para a história do skateboarding brasileiro: Dirty Money - que conta a história de como surgiu a iniciativa de se editar o primeiro vídeo de skate no país - e Vida Sobre Rodas - que conta a histórias do skate brasileiro, da segunda metade da década de 80 até os dias de hoje, sob o ponto-de-vista de quatro importantes skaters brasileiros: 
Felipe Lima e Alan Patrick. em 2008 Beatriz Thuanny ganhou o campeonato profissional de skate 
curitiba e foi eleita umas das melhores skatista feminina de curitiba


Partes do skate


O skate é formado por oito partes, todas fundamentais para um bom funcionamento, são elas:
Shape




Esquema de Shapes.

A nomenclatura "shape" é usada apenas no Brasil. 
Em países de língua espanhola como a Argentina e o Chile por exemplo, usa-se "Patineta" ou "Tabla".
 No países de língua inglesa, usa-se a nomeclatura "Deck".
 É a tábua de madeira que serve como base para as manobras. 
Composto por madeira leve e resistente disposto em folhas (madeira laminada).
Existem hoje vários tipos, com pouco ou muita inclinação, ou com pouca ou muita largura, podendo escolher-se o que mais se adequa a cada tipo de manobras e estilo. 
A tábua possui um nose e um tail, ambos são extremidades da tábua, sendo o nose a parte
 dianteira e o tail a parte traseira. 
côncave da tábua é a curvatura antes do tail e do nose, 
essa curvatura influencia no tipo de estilo de preferência da pessoa. 
Também contem diversas formas de cortes.

Mesa

É a peça na qual o eixo é encaixado em algumas regiões ela também e chamada de "base". 
Há duas mesas em cada skate. Em cada uma das mesas tem uma cavidade onde se 
devem colocar as chupetas (parte integrante dos amortecedores). 
É importante frisar que a "base" ou "mesa"é parte integrante do conjunto 
denominado "truck".


Trucks




Um Truck.

Trucks são os eixos do skate, a parte onde se encaixam as rodas, os rolamentos e o amortecedor 
que ameniza os impactos de um pulo. 
Os trucks são geralmente confeccionados em alumínio, mas podem ser de material 
plástico e até mesmo de poliuretano que é o mesmo material utilizado para confecção 
de rodas de skate.

Amortecedores

São quatro (um par por truck) em cada skate: que são postos na partes superiores pontiagudas 
dos trucks; dois em formatos circulares, que são postos entre a mesa e o truck; e outros 
dois de forma irregular - uma parte maior do que a outra - que são usados entre 
o truck e a porca do parafuso central. 
Os amortecedores recebem uma classificação: Vai de 95 até 100. Noventa e cinco, ou mais próximo de 95(ex.:96,97), são mais macios. Cem, ou mais próximo de 100(ex. 98,99), são mais duros. Esses números vêm acompanhados de uma letra que pode ser: ou A, ou B ou C, Exemplo: 98A. Não existe combinação: 95AB, 97AC, etc.eles servem para deixar o skate macio

Rodas

Existem vários tipos de rodas, marcas e tamanhos.

O tamanho das rodas é muito importante, rodas maiores são mais estáveis porem menos velozes,
 são indicadas para iniciantes.
Rodas menores possuem maior velocidade, porém se perde a velocidade mais rápido 
e possuem menor estabilidade e são melhores para chão liso.
A macies da roda é medida pela letra "A" a mais comum é a 100 A, quanto menor 
for este valor mais macio a roda é. 
A macies influi bastante na velocidade, no desgaste e no deslize

Rolamentos

Permitem as rodas girarem livremente e portanto o deslize do skate no solo. 
São confeccionados de ligas de aço ou cerâmica e possuem diversas marcas.
 Existe uma classificação dos rolamentos que é a classificação ABEC
Essa, classifica o rolamento quanto a sua precisão nas dimensões. 
Uma espécie de certificação de engenharia. 
Portanto essa certificação ABEC por si própria não classifica os rolamentos quanto aos quesitos durabilidade e velocidade.
Essas características dependem da qualidade dos componentes, como esferas, gaiolas, lubrificação etc. 
É perfeitamente possível que um rolamento ABEC 3 de determinada marca corra e dure mais que um ABEC 7 de outra marca por exemplo. Existem também rolamentos sem certificação ABEC porém de marcas conceituadas, como os "Bones" e "NMB". 
Essa classificação é feita a partir de números ímpares de 1 até 15, portanto os "ABECs" 
existentes são ABEC 1, ABEC 3, ABEC 5, ABEC 7 e ABEC 9, ABEC 11 .

Parafusos

Responsáveis por fixar partes do skate. São 4 em cada eixo, somando um total de 14 
parafusos: oito para prender os dois eixos; quatro em cada eixo; e dois parafusos centrais
 (um em cada truck) - são aqueles parafusos grandes onde são também encaixados dois amortecedores 
- e um parafuso em cada roda - que faz com que a roda não saia.

Lixa

Fica aderida à superfície da tábua, fazendo com que aumente o atrito entre o calçado e a tábua 
do skate, possibilitando assim a execução de manobras e impedindo que o calçado deslize involuntariamente sobre a tábua.
 Essa lixa é como um "adesivo" e é colada em cima do shape.

Partes Opcionais

Elevador
Elevadores aumentam o espaço entre o Shape e os Trucks. Isso possibilita o Truck a torcer ainda mais, 
sem causar a "Mordida de Roda" (quando a roda toca o Shape e para de girar). 
Os elevadores também podem alterar o jeito de virar para os lados do Truck.

Slip Tape

A Slip tape é um pedaço de plastico adesivo que é posto embaixo do Shape. 
Ele ajuda a proteger os desenhos do Shape e permite ao shape deslizar melhor. 
Outro nome para isso é Eversilck.


Modalidades


Garoto andando de Skate, utilizando-se de proteção.



Street

No skate de rua (street), os praticantes utilizam a arquitetura da cidade, por exemplo, 
bancos, escadas e corrimãos e o calçamento (elementos do mobiliário urbano)
 como obstáculos para executar suas manobras e se expressar.
É com distância a modalidade mais difundida e popular do skate.
O street é também a modalidade preferida de diversas tribos ou grupos de skatistas.

Freestyle

Modalidade onde o skatista apresenta várias manobras em seqüência, geralmente no chão.
O freestyle é considerado uma das primeiras modalidades do Skate. 
Onde os skatistas dão manobras de chão, juntando elas, dando-as em sequências,
como: flip 180, 360 flip, hardheel flip, hardflip, eles dão elas sem envolver obstáculos.



Vert ou Vertical



Half-Pipe.Half-Pipe


A modalidade vertical é praticada em uma pista com curvas (transições), com 3,40m 
ou mais de altura, três metros de raio e quarenta centímetros de verticalização, 
geralmente possuem extensões. 
A pista, que apresenta a forma de U, é chamada de half-pipe e pode ser feita de madeira ou concreto. 
O conceituado skatista Tony Hawk ficou famoso por suas grandes habilidades nos half-pipes. 
Tornou-se o que é graças à sua mãe que comprava batatas fritas para ele sobreviver nos treinos da sua escolinha de skate, onde começou a praticar o esporte aos 3 anos de idade.
Aos 6 anos já tinha o patrocínio da Volcom, Vans,Element,entre outras.
 Nessa idade já fazia flips e grinds pela cidade, onde se machucava muito. 
Um desses machucados, conseqüente de um flip "mal chutado", afastou-o 
do esporte durante um ano, pois ele quebrou sua perna direita e ralou todo o joelho esquerdo,
 o que demorou muito para curar.Pool Riding

É praticado em piscinas vazias de fundo de quintal, que com suas paredes arredondadas são verdadeiras pistas de skate. Na realidade as pistas de skate em forma de Bowl (bacia) são inspiradas nas piscinas, que tinham a transição redonda: azulejos e coping. 
O fundo redondo das piscinas americanas é para o caso de a água congelar as paredes não arrebentarem, pois nesse caso o gelo se deslocaria para cima, não fazendo pressão nas paredes.
 Na década de 70, alguns skatistas da Califórnia, mais precisamente de Santa Mônica, se aventuraram a andar em piscinas vazias, e assim foi criada o Pool Riding que atualmente é uma modalidade underground praticada por alguns skatistas que gostam de transições rápidas. Recentemente, em 1999, a Vans (uma marca de tênis para skatistas) inaugurou uma das maiores pistas da América, onde a atração principal é uma réplica da famosa piscina Combi Pool que ficava na extinta pista de Pipeline em Upland. 
E já promete outra pista para breve, sempre com a inclusão de piscinas no seu desenho.

Big Air

Modalidade criada por Danny Way outro que foi adaptada e atualmente é a principal competição do X Games. Colocando modalidades que também refletem parte do que os skatistas querem mostrar para o mundo, como o fim da disputas do "skate park" e mostrar disputas de "street skate", em obstáculos que verdadeiramente reproduzem o que os skatistas de street fazem.



Downhill Slide

Downhill longboard.

Modalidade onde o atleta desce uma ladeira fazendo manobras em alta velocidade.
 Como muitos devem saber, um dos inventores do downhill-slide foi Clifford Coleman, 
um californiano de Berkeley que hoje tem 54 anos e continua praticando e muito o downhill-slide.
 Ele e seus amigos de sessão começaram a criar a arte de deslizar (Slide) por volta de 1965, 
mas somente em 1975 é que se encontraram num evento e puderam compartilhar suas experiências 
vividas nestes 10 anos e exibiram os primeiros slides em pé (Stand-up) de que se tem notícia. 
Com o passar dos anos, Cliff começou a desenvolver outro tipo de Slide, o Slide de mão, agachado, 
o qual poderia ser executado em velocidades maiores proporcionando uma maior 
segurança no Downhill, visto que este slide poderia ser utilizado como uma espécie de freio na 
descida de ladeiras maiores e/ou mais íngremes. Desenvolvendo a habilidade dos skaters de 
descer ladeiras cada vez maiores e mais rápidas (naquela época).
Na atualidade, os melhores skatistas nesta modalidade estão no Brasil.
 Com destaque o Matheus França Reis.Downhill Stand-up

Tem como finalidade descer a montanha (ladeira) imprimindo velocidade, os equipamentos necessários para a pratica do Downhill speed são (macacão de couro, ténis, luva com casquilho, capacete fechado,
 e um skate próprio para velocidade), o recordista mundial de velocidade é o brasileiro Douglas (Dalua),
 Dalua chegou a 130 km/h na ladeira mais rápida do mundo no RS-teutônia. Ano que também deu um enorme destaque aos "speeds" brasileiros junto ao ranking mundial da IGSA 
(Associação internacional de esportes de gravidade).
 Com destaque no 5º lugar para luiz Lins(T2) e o 10º lugar ao Juliano Cassemiro (Lilica), 
em um total de aproximadamente 450 pessoas de várias partes do mundo.
Downhill Slide Consiste em descer ladeira executando manobras de slide, com um skate maior, chamado Longboard. 
Com características, bem próximas á modalidade Downhill Slide, no long, o estilo clássico
 do "surf" é mais explorado, no aproveitamento das laterais das pistas e da própria madeira(Shape). 
Hoje, com o desenvolvimento técnico não apenas dos equipamentos mais leves, mas da execução das manobras, o longboard downhill consegue equilibrar, agressividade, velocidade e o clássico ao mesmo tempo. Essa modalidade é a que mais comporta mulheres entre as demais encontradas na ladeira. 
No Brasil, a skatista Christie Aleixo tem destaque e é considerada uma das melhores no mundo nesta modalidade, além de praticar o speed e o slalom.



Mini-ramp
As mini-rampas são populares em todo o mundo, pois devido a pouca altura que elas possuem, as manobras são executadas com uma maior facilidade. 
Nesta modalidade, a uma mistura de  street com vertical.
 Na realidade as mini rampas são um mini half pipe, aonde as paredes não  chegam ao vertical.
 Elas variam de 1 a 2 metros e 10 cm de altura. São excelentes para se aprender manobras,  principalmente as que utilizam bordas, onde o eixo ou as rodas permanece em contato com  o coping (detalhe de acabamento feito por um cano, inspirado nas piscinas americanas de fundo de quintal). Essas pistas são facilmente construídas.
 O risco de se machucar em uma manobra é bem pequeno e é uma prática necessária para a evolução de qualquer skatista.

FONTE: WIKIPÉDIA