sexta-feira, 31 de maio de 2013

COMO JOGAR FUTEBOL DE SALÃO

Futebol de Salão é um jogo rápido com muitas semelhanças ao futebol de onze e futsal. Se o futebol tradicional oferece uma oportunidade excelente para fazer exercício, o Futebol de Salão só aumenta o potencial deste exercício. Aprende agora as regras básicas para que não percas os pormenores neste jogo rápido e muito agradável!


Dicas sobre as Regras Básicas e Estratégias de Futebol de Salão
  1. Traz os sapatos certos. A maioria dos campos de Futebol de Salão têm um piso que exige ténis de sola plana. Existem sapatos feitos exclusivamente para a prática deste desporto. No entanto, alguns campos para o Futebol de Salão são um pouco mais compridos e poderão ser relvados, por isso, é melhor saberes onde vais jogar, ainda assim não precises de pitons.
  2. Compreender o posicionamento. O Futebol de Salão é jogado com as mesmas posições que o futebol de onze (guarda-redes, defesa, médio, e avançado), mas o número de jogadores em campo é menor. Os mais comum número de jogadores em campo, é de seis pra cada lado, incluindo o guarda-redes. No entanto, o número de jogadores muitas vezes muda com facilidade, porque os campos são de tamanhos diferentes e muitas vezes depende da quantidade de pessoas que querem jogar.Os jogadores (em cada posição) têm de saber o que vão fazer quando a bola chega junto deles, e têm de saber onde e como a equipe oponente está em todos os momentos.
  3. Conhecer algumas regras. O Futebol de Salão tem algumas regras importantes que são diferentes da outra modalidade do futebol.

    • No Futebol de Salão, não há a regra do fora-de-jogo.
    • Quando a bola bate na rede acima da tabela ou na parede ou no tecto, um pontapé livre é concedido à equipe do lado oposto.
    • o Canto é concedido quando uma bola bate acima da tabela, nas linhas de fundo.
    • O guarda-redes não pode passar a bola a um colega de equipe que esteja dentro da área
  4. Aprende a regra das três linhas. Além da linha do meio-campo, existe uma linha de cada lado do campo. Um jogador que esteja atrás da linha defensiva na sua metade do campo não pode rematar a bola no ar para a metade oposta do campo. Por outras palavras, a bola não pode passar ao longo das três linhas (linha defensiva, linha mediana, linha ofensiva) sem tocar em algo ou alguém.
  5. Usa as paredes (tabelas). No Futebol de Salão, os muros à volta do campo não devem ser obstáculos para o seu sucesso, mas deverão contribuir para melhorar o seu jogo. Defensivamente, as paredes podem ser usadas como um jogador extra. Pode-se forçar o atacante a driblar junto das tabelas e não no meio do campo, onde tem melhor angulo para rematar. Ofensivamente, as paredes podem ser usadas como um colega a quem podes "passar". Se o defensor está muito perto, podes passar a bola contra a tabela, correr em torno do defensor e receber a bola mais à frente. Chamamos a este movimento "tabelinha". Não tenhas medo das tabelas, usa-as em teu benefício!
  6. Está preparado para seres substituído. O Futebol de Salão usa um método de substituição "on-the-fly". Ao contrário do futebol ao ar livre, as substituições podem ser feitas em qualquer momento do jogo e não é necessário parar o jogo. A única regra é que o substituto não pode entrar no campo até que a pessoa que substituem ter atravessado a linha tracejada em frente da área de suplentes. As substituições são feitas de forma muito rápida e exigem que prestes atenção em todos os momentos.
  7. Nada de faltas. No Futebol de Salão, um cartão vermelho tem o mesmo significado que no futebol de onze: a expulsão do jogo. No entanto, no Futebol de Salão, o cartão amarelo é muitas vezes substituído por um cartão azul. O cartão azul é usado para as violações menores, em que o jogador faltoso é enviado para fora do campo durante alguns minutos.
  8. Controlar a bola. O Futebol de Salão exige decisões rápidas num espaço bastante apertado. Deves controlar a bola de forma rápida e eficaz: Receber, driblar, fintar, passar ou rematar a bola.
  9. Mantem-te em forma! O Futebol de Salão exige um elevado nível de forma física. Se procuras um desporto para manter a forma e resistência, o Futebol de Salão é a escolha perfeita. O ritmo do jogo é bastante rápido e raramente tem momentos mortos. Substituições ocorrem frequentemente com pequenos intervalos para descanso dos jogadores, mas condição física e stamina são necessários para ser bem sucedido em campo.
Esta modalidade tem andado desaparecida devido ao aparecimento do futsal, mas há muitos desportistas que ainda preferem o Futebol de Salão.


quinta-feira, 30 de maio de 2013

PROFISSÃO , PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ,SOU CREDENCIADO !!!

I – Profissional de Educação Física

O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações – ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para a consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo.

II – Educação Física

A Educação Física contempla, dentre outros, os significados:
  • O conjunto das atividades físicas e desportivas;
  • A profissão constituída pelo conjunto dos graduados habilitados, e demais habilitados, no Sistema CONFEF/CREFs, para atender as demandas sociais referentes às atividades físicas nas suas diferentes manifestações, constituindo-se em um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos;
  • O componente curricular obrigatório, em todos os níveis e modalidades do ensino básico, cujos objetivos estão expressos em Legislação específica e nos projetos pedagógicos;
  • Área de estudo e/ou disciplina no Ensino Superior;
  • O corpo de conhecimentos, entendido como o conjunto de conceitos, teorias e procedimentos empregados para elucidar problemas teóricos e práticos, relacionados à esfera profissional e ao empreendimento científico, na área específica das atividades físicas, desportivas e similares.

III – Responsabilidade Social no exercício profissional

1 – Da intervenção profissional

A Intervenção Profissional é a aplicação dos conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos, sobre a atividade física, com responsabilidade ética.
A intervenção dos Profissionais de Educação Física é dirigida a indivíduos e/ou grupos-alvo, de diferentes faixas etárias, portadores de diferentes condições corporais e/ou com necessidades de atendimentos especiais e desenvolve-se de forma individualizada e/ou em equipe multiprofissional, podendo, para isso, considerar e/ou solicitar avaliação de outros profissionais, prestar assessoria e consultoria.
O Profissional de Educação Física utiliza diagnóstico, define procedimentos, ministra, orienta, desenvolve, identifica, planeja, coordena, supervisiona, leciona, assessora, organiza, dirige e avalia as atividades físicas, desportivas e similares, sendo especialista no conhecimento da atividade física/motricidade humana nas suas diversas manifestações e objetivos, de modo a atender às diferentes expressões do movimento humano presentes na sociedade, considerando o contexto social e histórico-cultural, as características regionais e os distintos interesses e necessidades, com competências e capacidades de identificar, planejar, programar, coordenar, supervisionar, assessorar, organizar, lecionar, desenvolver, dirigir, dinamizar, executar e avaliar serviços, programas, planos e projetos, bem como, realizar auditorias, consultorias, treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares, informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas das atividades físicas, do desporto e afins.
O Profissional de Educação Física, pela natureza e características da profissão que exerce, deve ser devidamente registrado no Sistema CONFEF/CREFs – Conselho Federal/Conselhos Regionais de Educação Física, possuidor da Cédula de Identidade Profissional, sendo interventor nas diferentes dimensões de seu campo de atuação profissional, o que supõe pleno domínio do conhecimento da Educação Física (conhecimento científico, técnico e pedagógico), comprometido com a produção, difusão e socialização desse conhecimento a partir de uma atitude crítico-reflexiva.

2- Do exercício profissional

O Profissional de Educação Física exerce suas atividades por meio de intervenções, legitimadas por diagnósticos, utilizando-se de métodos e técnicas específicas, de consulta, de avaliação, de prescrição e de orientação de sessões de atividades físicas e intelectivas, com fins educacionais, recreacionais, de treinamento e de promoção da saúde, observando a Legislação pertinente e o Código de Ética Profissional e, sujeito à fiscalização em suas intervenções no exercício profissional pelo Sistema CONFEF/CREFs.

3- Dos meios da intervenção profissional

Na sua intervenção, o Profissional de Educação Física utiliza-se de procedimentos diagnósticos, técnicas e instrumentos de medidas e avaliação funcional, motora, biomecânica, composição corporal, programação e aplicação de dinâmica de cargas, técnicas de demonstração, auxílio e segurança à execução dos movimentos, servindo-se de instalações, equipamentos e materiais, música e instrumentos musicais, tecnicamente apropriados.

4 – Dos locais de intervenção

O exercício do Profissional de Educação Física é pleno nos serviços à sociedade, no âmbito das Atividades Físicas e Desportivas, nas suas diversas manifestações e objetivos. O Profissional de Educação Física atua como autônomo e/ou em Instituições e Órgãos Públicos e Privados de prestação de serviços em Atividade Física, Desportiva e/ou Recreativa e em quaisquer locais onde possam ser ministradas atividades físicas, tais como: Instituições de Administração e Prática Desportiva, Instituições de Educação, Escolas, Empresas, Centros e Laboratórios de Pesquisa, Academias, Clubes, Associações Esportivas e/ou Recreativas, Hotéis, Centros de Recreação, Centros de Lazer, Condomínios, Centros de Estética, Clínicas, Instituições e Órgãos de Saúde, “SPAs”, Centros de Saúde, Hospitais, Creches, Asilos, Circos, Centros de Treinamento Desportivo, Centros de Treinamento de Lutas, Centros de Treinamento de Artes Marciais, Grêmios Desportivos, Logradouros Públicos, Praças, Parques, na natureza e outros onde estiverem sendo aplicadas atividades físicas e/ou desportivas.

IV – Capacitação profissional

Considerando as exigências de qualidade e de ética profissional nas intervenções, o Profissional de Educação Física deverá estar capacitado para:
1 – Compreender, analisar, estudar, pesquisar (profissional e academicamente), esclarecer, transmitir e aplicar os conhecimentos biopsicossociais e pedagógicos da atividade física e desportiva nas suas diversas manifestações, levando em conta o contexto histórico cultural;
2 – Atuar em todas as dimensões de seu campo profissional, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento da Educação Física e das práticas essenciais de sua produção, difusão, socialização e de competências técnico-instrumentais a partir de uma atitude crítico-reflexiva e ética;
3 – Disseminar e aplicar conhecimentos práticos e teóricos sobre a Educação Física (Atividade Física/Motricidade Humana/Movimento Humano), analisando-os na relação dinâmica entre o ser humano e o meio ambiente;
4 – Promover uma educação efetiva e permanente para a saúde e a ocupação do tempo livre e de lazer, como meio eficaz para a conquista de um estilo de vida ativo e compatível com as necessidades de cada etapa e condições da vida do ser humano;
5 – Contribuir para a formação integral de crianças, jovens, adultos e idosos, no sentido de que sejam cidadãos autônomos e conscientes;
6 – Estimular e fomentar o direito de todas as pessoas à atividade física, por vias formais e/ou não formais;
7- Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades de indivíduos e grupos, atuando como agente de transformação social;
8- Conhecer e utilizar os recursos tecnológicos, inerentes à aplicação profissional.

V – Especificidades da intervenção profissional

1 – Regência/docência em educação física


Na I Caminhada Cidade Azul, profissionais de Educação Física, orientam o alongamento.
Intervenção: Identificar, planejar, programar, organizar, dirigir, coordenar, supervisionar, desenvolver, avaliar e lecionar os conteúdos do componente curricular/disciplina Educação Física, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, Médio e Superior e nas atividades de natureza técnico-pedagógicas (Ensino, Pesquisa e Extensão), no campo das disciplinas de formação técnico-profissional no Ensino Superior, objetivando a formação profissional.

2 – Treinamento desportivo

Intervenção: Identificar, diagnosticar, planejar, organizar, dirigir, supervisionar, executar, programar, ministrar, prescrever, desenvolver, coordenar, orientar, avaliar e aplicar métodos e técnicas de aprendizagem, aperfeiçoamento, orientação e treinamento técnico e tático, de modalidades desportivas, na área formal e não formal.

3 – Preparação física

Intervenção: Diagnosticar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, programar, ministrar, desenvolver, prescrever, orientar e aplicar métodos e técnicas de avaliação, prescrição e orientação de atividades físicas, objetivando promover, otimizar, reabilitar, maximizar e aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, o condicionamento e o desempenho físico dos praticantes das diversas modalidades esportivas, acrobáticas e artísticas.

4 – Avaliação física

Intervenção: Diagnosticar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, programar, ministrar, desenvolver, prescrever, orientar, identificar necessidades, desenvolver coleta de dados, entrevistas, aplicar métodos e técnicas de medidas e avaliação cineantropométrica, biomecânica, motora, funcional, psicofisiológica e de composição corporal, em laboratórios ou no campo prático de intervenção, com o objetivo de avaliar o condicionamento físico, os componentes funcionais e morfológicos e a execução técnica de movimentos, objetivando orientar, prevenir e reabilitar o condicionamento, o rendimento físico, técnico e artístico dos beneficiários.

5- Recreação em atividade física

Intervenção: Diagnosticar, identificar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, assessorar, dinamizar, programar, ministrar, desenvolver, prescrever, orientar, avaliar e aplicar atividades físicas de caráter lúdico e recreativo, objetivando promover, otimizar e restabelecer as perspectivas de lazer ativo e bem estar psicossocial e as relações sócio-culturais da população.

6 – Orientação de atividades físicas

Intervenção: Diagnosticar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, assessorar, dinamizar, programar, desenvolver, prescrever, orientar, avaliar, aplicar métodos e técnicas motoras diversas, aperfeiçoar, orientar e ministrar os exercícios físicos, objetivando promover, otimizar, reabilitar e aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, condicionamento e o desempenho fisiocorporal, orientar para: o bem-estar e o estilo de vida ativo, o lazer, a sociabilização, a educação, a expressão e estética do movimento, a prevenção de doenças, a compensação de distúrbios funcionais, o restabelecimento de capacidades fisiocorporais, a auto-estima, a cidadania, a manutenção das boas condições de vida e da saúde da sociedade.

7 – Gestão em educação física e desporto

Intervenção: Diagnosticar, identificar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, assessorar, dinamizar, programar, ministrar, desenvolver, prescrever, prestar consultoria, orientar, avaliar e aplicar métodos e técnicas de avaliação na organização, administração e/ou gerenciamento de instituições, entidades, órgãos e pessoas jurídicas cujas atividades fins sejam atividades físicas e/ou desportivas.

VI – Conceituação de termos

1- Atividade física

Atividade física é todo movimento corporal voluntário humano, que resulta num gasto energético acima dos níveis de repouso, caracterizado pela atividade do cotidiano e pelos exercícios físicos. Trata-se de comportamento inerente ao ser humano com características biológicas e sócio-culturais.
No âmbito da Intervenção do Profissional de Educação Física, a atividade física compreende a totalidade de movimentos corporais, executados no contexto de diversas práticas: ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais.

2 – Exercício físico

Seqüência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, executados de forma planejada, segundo um determinado objetivo a atingir.
Uma das formas de atividade física planejada, estruturada, repetitiva, que objetiva o desenvolvimento da aptidão física, do condicionamento físico, de habilidades motoras ou reabilitação orgânico-funcional, definido de acordo com diagnóstico de necessidade ou carências específicas de seus praticantes, em contextos sociais diferenciados.

3 – Desporto/Esporte

Atividade competitiva, institucionalizado, realizado conforme técnicas, habilidades e objetivos definidos pelas modalidades desportivas, determinado por regras preestabelecidas que lhe dá forma, significado e identidade, podendo também, ser praticado com liberdade e finalidade lúdica estabelecida por seus praticantes, realizado em ambiente diferenciado, inclusive na natureza (jogos: da natureza, radicais, orientação, aventura e outros). A atividade esportiva aplica-se, ainda, na promoção da saúde e em âmbito educacional de acordo com diagnóstico e/ou conhecimento especializado, em complementação a interesses voluntários e/ou organização comunitária de indivíduos e grupos não especializados.

INDIGNAÇÃO TOTAL PELOS CASOS OCORRIDOS, PRINCIPALMENTE VINDO DE UMA CLASSE QUE SE DIZ PREOCUPADA COM O POVO.


Por:   Prof.Ms. Edison Santos

    Estou impressionado de ver a importância que os Políticos Mineiros dão ao Esporte e Atividade Física de Minas Gerais, confundem Esporte e Atividade Física,Educação física Escolar, Esporte de Alto Rendimento,  a importância da pratica da Educação Física e o Esporte com a  Saúde.
   Não temos que ser administrador de nada, Temos que ser profissionais e preocupar com a Boa qualidade de Vida, do nosso Povo.
      A nossa Educação Física se preocupa com o Corpo , com a Mente e com o convívio Social da criança, do adolescente , do Jovem e da Terceira idade.
     Administrar , nós fazemos em todos os lugares, começamos em casa, na rua administramos os inimigos, a insegurança, o transito, os amigos, o trabalho, o namoro,o casamento, a família,  a doença e a falta de consideração dos outros profissionais que invadem nossa área.
   Pessoas que não tem  domínio  e  competência, para desenvolver um bom trabalho, temos que ter uma pessoa integra e articuladora com ambas classes sociais.
    Nós temos um código de ética que são valores agregados na formação Educacional e Familiar. Merecemos respeito ,como todos os outros profissionais, estamos trabalhando para o bem da Educação Física de Minas Gerais e da nossa cidade.
    Sinto que está faltando respeito com nós profissionais, e olha bem que estamos sempre presente nas atividades da cidade, queremos respeito em nome de todos os Professores que fizeram do Esporte e da Educação Física de Três Corações-MG,
Cito somente alguns  nomes que podem  representar a todos nós: Professor  Elisandro, Maria José,Benigna,Wanda, Zezinho, Amarino, Zambelli, César , Sônia ,Consuelo  e os outros jovens que iniciaram junto comigo.
   Alias foram baluarte no ESPORTE e na EDUCAÇÃO FÍSICA , no passado tão recente, com dignidade e dificuldades.
 Venho em nome de todos pedir e exigir respeito e que temos que ter um espaço para colocar nossa opinião.
   Pelo que  eu entendo de  DEMOCRACIA não estão sendo Democrático com os profissionais de nossa cidade, e temos que tomar com urgência antes que banalize por total.

'' E O POVO TRICORDIANO NÃO MERECE, ESTE TIPO DE TRATAMENTO E PRECISA FICAR SABENDO DO QUE É  DE VERDADE A NOSSA PROFISSÃO, E COMO É IMPORTANTE PARA SEUS FILHOS E PARA TODOS.''
                     
  Prof.Ms. Edison Santos
 Professor e Coordenador do Curso de Educação Física da Unincor -TC



                  

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Reunião irá definir a realização do campeonato Mirim e Infantil de Futebol




A Secretaria Municipal de Esportes realizará no dia 28 de maio, no ginásio poliesportivo Pelezão, às 18h, uma reunião para discutir e definir a realização do Campeonato Mirim (Sub 13) e Infantil (Sub 15), que terá início no dia 22 de junho.
Estão convidados os representantes das equipes do município e região.
Promovido pela Prefeitura de Três Corações, o campeonato acontecerá nos campos do Parque Municipal Dondinho, América, Canto do Rio e Elias Arbex.

Fonte : SECOM

Ator Marco Luque visita a Casa Pelé

Ex-membro da conceituada trupe teatral Terça Insana e atual apresentador do programa CQC (Band), o ator Marco Luque esteve em Três Corações no dia 24 de maio, sexta-feira, para um show de stand up.

marco luque
No dia seguinte, ele visitou a Casa Pelé, sendo recebido pelo Secretário de Lazer, Turismo e Cultura, Átila Beck, que mostrou todo o acervo da casa ao apresentador. Marco Luque estava acompanhado de seu pai, Johnny, que falou com entusiasmo de sua emoção em estar na Casa do Rei, lembrando também várias passagens das copas.
Marco Luque, que também já foi centro avante de um time da segunda divisão de São Paulo, comentou sobre suas habilidades no esporte e seu amor pelo futebol.
marco luque 2
Fonte: SECOM

Filme americano irá retratar a juventude do Rei Pelé




Após ser tema de diversos documentários e atuar em longas nacionais e internacionais, o tricordiano Pelé terá pela primeira vez uma produção cinematográfica baseada em sua adolescência.
O filme foi anunciado no 66º Festival de Cannes e será dirigido pelos irmãos Jeff e Michael Zimbalist, com um orçamento de US$ 14 milhões.
As filmagens terão início em agosto, em locais que ainda serão definidos. A produção será de Brian Grazer (“Uma Mente Brilhante”), que está procurando atores para interpretar Pelé criança e aos 17 anos, quando venceu a Copa de 1958.
“Filmar a história de Pelé é como fazer um longa de super-herói. Vamos focar nos primeiros dias do Rei do Futebol, da infância ao primeiro título mundial”, afirmou Michael Zimbalist.

O filme será rodado em inglês e lançado um mês antes da Copa.

Fonte :  SECOM

sábado, 25 de maio de 2013

FESTIVAL DE BALONISMO EM TRÊS CORAÇÕES, TERRA DO REI PELÉ.



Vem aí o 1º Festival de Balonismo de Três Corações Minas Gerais , o céu tricordiano ficará mais colorido...
 De 30 de Maio a 02 de Junho,
 Local: Parque Dondinho. Imperdível !!!!! —

domingo, 19 de maio de 2013

A EQUIPE DO CLUBE ATLÉTICO TRICORDIANO JÁ TEM CANDIDATO PARA CONCORRER A ELEIÇÃO PARA O BIÊNIO -2013/2014


O Narrador Esportivo e Funcionário da Secretaria Municipal de Esportes de Três Corações - MG, Marcelo Gonçalves mais conhecido como Marcelão , será candidato a Presidente do Tricordiano e apoiado pela Empresa Esportiva Futuro Sports, do presidente Pedro Mendes Netto.


Marcelão Futuro Presidente do Atlético de Três Corações 




Presidente da Futuro Sports apoia Marcelão
No próximo mês de maio , será realizada nova eleição para presidente do Atlético de Três Corações em Minas Gerais, a empresa Futuro Sports apoia a chapa do competente e carismático Marcelo Gonçalves popularmente conhecido como Marcelão.

Confirmada a vitória do Marcelão, a Futuro Sports fará uma parceria internacional, visando a colocação do time de Três Corações na rota do futebol internacional, colaborando com o futuro presidente na gestão, que promete entrar para História da cidade.

A parceria visa além do trabalho de base, realizar um trabalho para colocar o Atlético no lugar que lhe pertence que é a primeira divisão do campeonato mineiro.

Contamos com os associados, e já estamos confiantes com a vitória do carismático e competente Marcelão.

ZÉ EMÍLIO EX-VOLANTE DO ATLÉTICO DE TRÊS CORAÇÕES-MG A NOSSA HOMENAGEM E AGRADECIMENTO NOS 100 ANOS DO ATLÉTICO !!!

Por  Marcelo Rozenberg

Ex-volante do Formiga, América Mineiro, Siderúrgica e Atlético de Três corações-MG



José Emílio de Oliveira, o ex-volante Zé Emílio, destacou-se no futebol mineiro. Nascido em Ponte Nova (MG) em 07 de julho de 1940, começou a jogar no Vila Nova, de Nova Lima, em 1960, e encerrou a carreira dez anos depois no Atlético de Três Corações. Passou também por América de Belo Horizonte, Siderúrgica de Sabará e Formiga. Atualmente reside no bairro Alípio de Melo, na capital mineira. Tem três filhos, Artur, Lílian e Bruno, e trabalha como monitor de futebol de crianças e jovens de 10 a 17 anos, projeto da prefeitura de BH.

José Emílio, que defendeu a seleção mineira nos anos de 1962 e 1963, ganhou o troféu Belfort Duarte, concedido a jogadores que passavam 10 anos sem ser expulsos de campo. Foi desse ex-volante o primeiro gol marcado no estádio Pelezão, em Brasília.

FONTE: http://terceirotempo.bol.uol.com.br/quefimlevou/qfl/sobre/ze-emilio-1857.html

ATLÉTICO CLUBE DE TRÊS CORAÇÕES - A C T C / 100 ANOS DE VIDA , GLÓRIA E HISTÓRIA !!!


Campeonato Mineiro 1971 - Fase de Classificação

Primeiro Turno - Primeira Rodada
Chave A

Casemiro de Abreu l x Democrata de Governador Valadares O

Local: Montes Claros (Casemiro).
Juiz: António Gomes.
Renda: Cr$ 3 150,00.
Gol: Toninho 11' do 1.° tempo.
Casemiro: Osias; Afrânio, Nicomedes. Teófilo e Benê; Toni­nho e Li; Augusto, Nona, Zé Luís e Sílvio.
Democrata: Mário; Amarelo, Pelica, Natan e Pindaré; Benê e Luisinho; Pinduca, Welíington, Bira e Bolívar.

Democrata l x Sete de Setembro O

Local: Sete Lagoas.
Juiz: Maurilo Santiago.
Renda: não foi fornecida.
Gol: Afonsinho 14' do 1.° tempo.
Democrata de Sete Lagoas: Paulo Monteiro; Adilson, César, Ciro e Nelsinho; Luciano e Toni; Afonsinho. Toninho, Ademir (Carlos Alberto) e Chiquinho (Paca).
Sete de Setembro: Gérson; Simão, Ademir, Toninho e Valtinho; Murilo (Adilson) e Luís; Carlinhos, Ziza, Mauro e Elias.

Chave B

Tupi 2 x Nacional de Muriaé O

Local: Juiz de Fora,
Juiz: José Alberto Teixeira.
Renda: Cr$ 6 000,00.
Gois: Augusto 36' do 1.° tempo e Osvaldo 44' do 2.°
Tupi: Manga; Heleno, Murilo, Jair e Augusto; Osvaldo e Divino; Roberto. Turcão, Guará e Poir.
Nacional: Mão de Onça; Quebinha, Sabra, Campestre e Alair; Zezão e Domingos; Nené, William, Vlamir e Careca.

Chave C

Caldense O x Atlético de Três Corações  O

Local: Poços de Caldas.
Juiz: Juan de La Pasión.
Renda: Cr$ 4 050,00.
Caldense: Nogueira; Massinha, Didi, Camilo e Zanetti; Jota Lopes (Dodo) e Serginho; Betão, Natinho, Batata e Ganzepe.
Atlético de Três Corações: Ronaldo; Roberto, Peconique, Dodô e Lúcio; Adilson e Iomar; Ari, Caca, Totó e Edson (Tabajara).

Chave D

Uberaba 2 x Nacional O

Local: Uberaba.
Juiz: Dagomir Sacramento.
Renda: Cr$ 3 332.00
Gois: René 12' e Dílson,42' do 2.° tempo.
Uberaba: Bruno; Fabinho, Jarbas Curi, Tim e Batista; Marcenal e Valtinho: Renê, Helbert (Dílson), Gibe (Vander) e Silva.
Nacional: Netinho; Dario, Altamiro, Reinaldo e Aníbal; Carlinhos e Tinoco; Esqueleto (Nicotina), Adão, Guerrara (Tapuia) e Toinzinho.

Fluminense l x Araguari l

Local: Araguari.
Juiz: Witam Marinho.
Renda: Cr$ 3 550,00.
Gois: Lucinho 31' do 1.° tempo e Toninho 42' do 2.°.
Fluminense: Gutemberg; Lino, Gerônimo. Corrêa e Arlindo; Zé Francisco e Lúcio; Jair, Lucinho (Oscar), Reinaldo e Cecílio (Zequinha)
Aragnari: Franz; Élcio, Carivan, Délcio e Pedrinho; Jorge e Hilton; Toninho, Válter, Romeu e Braga (Rubens).

Segunda Rodada

Grupo D

27/jan


Araxá 0 x Uberaba 3

Local: Araxá

Nacional 0 x Fluminense 5
Local: Uberaba

Terceira Rodada

Grupo A

Sete de Setembro O x Casemiro O

Local: Estádio Independência.
Juiz: Afonso Ricaldoni.
Renda: Cr$ 845,00.
Sete de Setembro: Gérson; Simão, Ademir, Toninho e Valtinho; Murilo e Carlos Roberto; Ziza, Mauro, Luís e Elias.
Casemiro: Osias; Afrânio, Nicomedes, Teófilo e Jurandir; Calu, e Moisés; Nona, Dedinho, Bene e José Augusto (Toninho).

Democrata de Sete Lagoas l x Democrata de Governador Valadares O

Local: Governador Valadares.
Juiz; Alfredo Vargas.
Renda:. não foi fornecida.
Gol: Taca 21' do 1.° tempo.
Democrata (SL): Paulo Monteiro; Belchior, César, Cininho e Nelson; Luciano e Toni; Afonsinho, Ademir, Toninho e Taca.
Democrata (GV): Carlos; Natan, Juci, Polica e Timbure; Luisinho e Benê; Pinduca, Wellington, Cleiomar e Bira.

Grupo B

31/jan

Nacional 2 x Olimpic 0Local: Muriaé
Gols: Domingos, Sabará

Grupo C

Atlético de Três Corações l x Flamengo VG l

Local: Três Corações.
Juiz: Doraci Jerônimo.
Renda: Cr$ 6.000,00.
Gois: Ari 45' do 1.° tempo e Julião 29' do 2.°.
Atlético: Tião; Lamparina, Tabajara, Dodo e Pedro Lúcio; Lio e Iomar; Timbira, Ari, Iaúca e Adilson.
Flamengo: Roberto; Arnaldo, Lúcio, Buzuca e Grego; Toninho e Carlos Alberto; Julião, Paulão (Serginho), Zé Mauro e Parodi.

Grupo D

Uberaba l x Fluminense l

Local: Uberaba.
Juiz: José Alberto Teixeira.
Renda: não foi fornecida.
Gois: Jucá 8' do 1.° tempo e Herberth 40' do 2.°.
Uberaba: Bruno; Fabinho, Jarbas Cúri, Tim e Batista; Marsenal e Valtinho; Renê, Herberth, Gibe e Silva (Panga).
Fluminense: Gutemberg; Lino, Jerônimo, Correia e Arlindo; Zé Francisco e Lúcio; Jair, Jucá, Reinaldo e Cecílio.

Araguari l x Araxá l

Local: Araguari.
Juiz: Juan de La Passion.
Renda: Cr$ 4 668,00.
Gois: Válter 4' e Agnaldo 27' do 1.° tempo.
Araguari: Franz; Elísio, Cariyan, laia e Pedrinho (Élcio); Sérgio e Hílton; Toninho, Válter Romeu e Braga (Zèzinho).
Araxá: Helinho; Suim, Alair, Salton e Hermógenes; Diada (César) e Pedrinho; Eduardo (Roberto), Aluísio, Agnaldo e Carlos Roberto.

Quarta Rodada
Chave D
03/fev

Fluminense 4 x Araxá 0

Local: Araguari

O Araguari derrotou o Nacional

Quinta Rodada

Chave A

Casimiro l x Democrata O

Local: Sete Lagoas.
Juiz: Ênio Lino Amorim.
Renda: não foi fornecida.
Gol: Dedinho 2' do 1.° tempo.
Casimiro de Abreu: Osias; Marquinhos, Nicomedes, Afrânio e Jurandir; Calu e Moisés; Nona, Dedinho, Benê e Zé Augusto (Toninho)
Democrata: Paulo Monteiro; Adilson, Luciano, César e Cido; Luisinho e Toni; Ivã, Marcelo, Taca (Ademir) e Afonsinho.

Sete de Setembro 2 x Democrata 2

Local: Estádio Independência.
Juiz: Juan de La Pasion.
Renda: não foi fornecida.
Gois: Wellington (pênalti) 27' e Bira 29' do 1.° tempo; Mazinho 30' e Mauro 32' do 2.°.
Expulsões: Mário e Toninho, por jogo violento.
Sete: Gérson; Simeão, Ademir Toninho e Valtinho; Murilo (Ziza) e Carlinhos; Roberto, Mazinho, Luís e Elias (Mauro).
Democrata (GV): Mário; Natan, Amurelo, Benê e Timburé; Luisinho e Wellington; Pinduca, Dê (Marcos), Bira e Bolívar (Ubiratã).

Chave B

Olimpic l x Tupi l

Local: Barbacena.
Juiz: Lourival Félix.
Renda: Cr$ 3016,00.
Gois: Zé Luís 21' e Guará 26'
do 1.° tempo
Olimpic: Barreto; Procópio, Jairo, Ferrinhos e Adilson; Vital e Rosenil (Zé Adir); Julião, Emanuel, Gerei (Vadinho) e Zé Luís.
Tupi: Manga; Heleno, Murilo, Jair e Augusto; Divino e Osvaldo (Roberto); Cafuringa (Edinho), Turcão, Guará e Eloir.

Chave C

Caldense 2 x Flamengo VG 2

Local: Poços de Caldas.
Juiz: Joaquim Gonçalves.
Renda: não foi fornecida.
Gois: Serginho 1’ e 9' do 1.° tempo; Natinho 1’ e Nuno 3' do 2.°.
Caldense: Vermelho; Ademir, Jorge (Natinho), Canhoto e Zeneti; Jota Lopes e Serginho; Betão, Batata, Oscar Nuno e Ganzepe.
Flamengo: Eduardo; Arnaldo, Duza, Buzuca e Greco; Toninho e Carlos Roberto; Julião, Serginho, Zé Mauro (Paulão) e Parodi (Telmo).

Chave D

Uberaba 4 x Araguari 3

Local: Uberaba.
Juiz: Doraci Jerônimo.
Renda: Cr$ 3 500,00.
Gois: Gibe 10' e 38' e Válter 44' do 1.° tempo; Braga 17', Edgar Maia 18', Braga 19' e Nilson 38' do 2.°.»
Uberaba: Bruno; Fabinho, Jarbas Cúri, Tim e Batista; Marcenal e Valtinho; Renê, Herbert (Banga), Gibe e Nilson.
Araguari: Vágner; Elísio, Carivan, laia e Pedrinho; Jorge e Romeu; Fuminho, Edgar Maia, Válter e Braga.

Araxá 2 x Nacional 2
Returno - Primeira Rodada

Chave A

Democrata (GV) O x Casimiro de Abreu O

Local: Governador Valadares.
Juiz: José Teixeira.
Renda: Cr$ 2488,00.
Expulsão: Bolívar, por falta violenta.
Democrata: Carlos; Natan, Amarelo, Benê e Timbure; Luisinho e Vanderlei; Pinduca, Ferrugem, Dê (Bolívar) e Bira.
Casimiro: Osia; Marcelino, Nicomedes, Afrânio e Jurandir; Dedinho (Luís) e Moisés; Caiu, Toninho, Benê e Nona.

Sete de Setembro O x Demo­crata (SL) O

Local: Estádio Independência.
Juiz: Hélio Cosso.
Renda: Cr$ 105,00 (21 pagantes).
Sete: Gérson; Simão, Germano, Ademir e Valtinho (Murilo) (Jotinha); Luís e Carlinhos; Roberto, Ziza, Mazinho e Elias.
Democrata: Baiano; Adilson, Luciano, Ciro e Russinho; Toninho (Edson) e Ivan; Tono (Carlos Alberto); Marcelo e Taca.

Chave B

Nacional A. Clube 2 x Tupi l

Local: Muriaé.
Juiz: Joaquim Gonçalves.
Renda: Cr$ 2 200,00.
Gois: Valmir 45' do 1.° tempo; Joãozinho 29' e Cafuringa 35' do 2°.
Nacional: Mão de Onça; Quebrinha, Sabará, Campestre e Alair; Vicentão e Domingos; Neném, Zé Roberto, Valmir e William (Joãozinho).
Tupi: Manga; Heleno, Murilo, Jair e Augusto; Divino e Osval­do (Nestor); Cafuringa, Turcão, Guará (Edinho) e Eloir.

Chave C

Atlético de  Corações O x A. Atlé­tica Caldense O

Local: Três Corações.
Juiz: António Gomes.
Renda: Cr$ 3 500,00.
Três Corações: Gilberto Voador; Lamparina, Tabajara, Dodô e Pedro Lúcio; Lio e lomar (Ribeiro); Mauro, Ari, laúca e Flavinho.
Caldense: Vermelho; Ademir, Jorge, Canhoto e Zeneti; Jota Lopes e Nuno; Natinho, Batata, Oscar Nuno e Ganzepe.

Chave D

Araguari l x Fluminense l

Local: Araguari.
Juiz: Juan de La Pasion.
Renda: Cr$ 10 500,00.
Gois: Válter (pênalti) 24' e Correia 30' do 1.° tempo.
Araguari: Vágner; Malaquias, Carivan, Jair e Luís Carlos; Jorge e Sérgio; Rubinho, Edgar Maia, Válter e Braga.
Fluminense: Bim; Lino, Jerônimo, Correia e Arlindo; Zé Francisco e Lúcio; Jair, Jucá, Reinaldo e Cecílio.

Uberaba 3 x Nacional O

Local: Uberaba.
Juiz: Sílvio Davi.
Renda: Cr$ 4200,00.
Gois: Gibe 5', Renê 10' e Gibe
25' do 2.° tempo.
Uberaba: Saraiva; Fabinho, Jarbas Cúri, Tim e Batista; Marcenal e Valtinho; Renê, Herbert, Gibe e Dílson.
Nacional: Luís: Aníbal, Carlos, Nacif e Vadinho; Tinoco e Carlinhos; Esquelete, Tapuia (Jair), Adão e Toinzinho.

Segunda Rodada

Chave D

17/fevereiro

Fluminense 5 x Nacional 0
Uberaba 4 x Araxá 2Local: Uberaba

Terceira Rodada

Chave A

Democrata (SL) l x Democrata (GV) O

Local: Sete Lagoas.
Juiz: Albel Santos.
Renda: Cr$ 740,00.
Gol: Taça 27’ do 1.° tempo.
Expulsão: Otacílio, por jogo violento.
Democrata (SL): Paulo Monteiro; Adilson, Luciano, César e Nelsinho; Ruizinho e Carlos Alberto (Toni); Afonsinho, Ivã, Marcelo e Taça.
Democrata (GV): Carlos; Nata, Amarelo, Benê e Otacílio; Pinduca e Wellington; João Carlos (Cleidiomar), Danrussel, Fernan­do e Bira.

Casimiro O x Sete O

Local: Montes Claros.
Juiz: Dagomir Sacramento.
Renda: Cr$ 5 600,00.
Expulsão: Dodinho, por jogo violento.
Casimiro: Osias; Jurandir, Nicomedes, Afrânio e Teófilo; Caiu e Moisés (Toninho); Dodinho, Ildeu, Benê e Zé Augusto.
Sete: Pierre; Murilo, Toninho, Ademir e Simão; Luís e Germano; Roberto, Ziza (Carlinhos), Mazinho e Eleias.

Chave B

Olimpic O x Nacional O

Local: Barbacena.
Juiz: Witan Marinho.
Renda: Cr$ 2250,00.
Olimpic: Barreto; Procópio, Jairo, Ferrinhos e Adilson Vital; Rosemil e Alencar; Emanuel, Barromeu (Julião), Zé Adir e Nica.
Nacional: Mão de Onça; Quebinha, Vicente, Campestre e Alair; Zé Roberto e Domingo; Neném, Lourival (Joãozinho), Valmir e Oliveira.

Chave C

Flamengo VG l x Atlético de Três Corações O

Local: Varginha.
Juiz: Antônio Gomes.
Renda: não foi fornecida.
Gol: Sérgio 15' do 2.° tempo.
Flamengo: Eduardo; Arnaldo, Duza, Lúcio e Grego; Toninho e Carlos Roberto; Julião, Sérgio, Totó (Marcílio) e Parodi.
Atlético: Gilberto; Lamparina, Itabajara, Dodo e Hélio; Lio e lomar; Mauro (Timbira), Ari, luca e Flavinho.

Chave D

Araxá l x Araguari l

Local: Araxá.
Juiz: Edson Campos.
Renda: Cr$ 105,00.
Expulsão: Braga e Milton por troca de pontapés.
Araxá: Helinho; Toninho. Suim, Salton e Hermógenes; Pedrinho e Aloísio; Tau, Aguinaldo, Edinho e Anselmo.
Araguari: Vágner; Elísio, Carivan, Jair e Pedrinho; Milton e Braga; Fuminho, Edgar Maia, Válter e Texas.

Fluminense l x Uberaba O

Local: Araguari.
Juiz: Jarbas de Castro Pedra.
Renda: Cr$ 11 300,00.
Gol: Lucinho 40' do 2.° tempo.
Fluminense: Bim; Lino, Correia, Beliato e Arlindo; Zé Francisco e Lúcio; Lucinho, Jucá, Reinaldo e Noé (Cecílio).
Uberaba: Saraiva; Fabinho, Jarbas Curi, Tim e Batista; Marcenal e Valtinho; Rene, Herbert (Banga), Gibe e Nilson.

Quarta Rodada

Chave D

03/mar

Araxá 0 x Fluminense 2

Local: Araxá

Nacional 0 x Araguari 0

Local: Uberaba

Quinta Rodada
Chave A

Casimiro 2 x Democrata (SL) 1

Local: Montes Claros
Gols: Ildeu 17’, Luciano 26’ e Benê 37’ do 1º tempo
Expulsão: Ivã (Democrata) por jogo violento

Democrata (GV) 0 x Sete de Setembro 0
Local: Governador Valadares

Chave B

Tupi 3 x Olimpic 0

Local: Juiz de Fora
Gols: Turcão 14’, Guará 15’ do 1º tempo; Turcão 40’ do 2º

Chave C

Flamengo VG 4 x Caldense 1

Local: Varginha
Gols: Parodi 38’ do 1º tempo; Grego 2’, Batata 26’, Totó 34’ e Paulão 36’ do 2º
Expulsão: Vagner e Serginho por agressão ao juiz

Chave D

Nacional 2 x Araxá 0

Local: Uberaba
Gols: Adão 40’ do 1º tempo e Tinoco 15’ do 2º

Araguari 2 x Uberaba 0

Local: Araguari
Gols: Andrada 15’ e Valter 30’ do 1º tempo
Expulsões: Tim do Uberaba e Jorge do Araguari por troca de pontapés

Classificação:
Chave A: 1) Casimiro, 9 2)Democrata SL, 7 3)Sete de Setembro, 5 4) Democrata GV, 3
Chave B: 1)Tupi e Naconal M,5 3)Olimpic,2
Chave C: 1)Flamengo,6  2)Atlético TC, Caldense,3Chave D: 1)Fluminense,13 2)Uberaba,11 3)Araguari,9 4)Nacional,4 5)Araxá,3

Decisão da 12º vaga:

Atlético de Três Corações  2 x Nacional 1Juiz: Joaquim Gonçalves
Gols: Ari 4’ do 1º tempo; Iaúca 15’ e William 32’ do 2º


FONTE: http://brfut.blogspot.com.br/2009/11/campeonato-mineiro-1971-fase-de.html