sábado, 16 de julho de 2016

CLÁUDIO COUTINHO, MAS PODE ME CHAMAR DE CAPITÃO SAUDADE !


Por : Mario Kasai

Capitão Claudio Pêcego de Moraes Coutinho ou Claudio Coutinho inovou o futebol brasileiro e elevou o nome das Forças Armadas .
Formou-se na Escola Militar, mas foi na Escola de Educação Física do Exército que fez história. Ainda como militar , conheceu Keneth Cooper, criador do Teste de Cooper. 
Adaptou os conhecimentos do pesquisador à preparação física de alto rendimento .
Comandou a Seleção Peruana de Futebol e foi preparador físico da Brasil Tricampeão em 1970. Segundo Rivelino, 'foi sua melhor fase de condicionamento físico como jogador'.
Estudioso e aplicado chegou ao comando do escrete nacional para Copa do Mundo de 1978. Na preparação, trouxe conhecimentos novos o que chamaram à época de 'europeização' do futebol brasileiro. 
Para Coutinho, não era preciso ter jogadores fora de série para ganhar um campeonato, mas indivíduos que soubessem exercer mais de uma função dentro de campo. 
Polemizou ainda, ao deixar Falcão , Zico e Junior de fora do campeonato, sendo os dois últimos jogadores do clube o qual era treinador. 
Mesmo enfrentando pressão pública saiu da Copa de 1978 com um terceiro lugar e imortalizou a frase: "Somos os campeões morais dessa copa" , uma vez que a seleção peruana perdeu de 6 a 0 para seleção argentina em lances muito contestáveis a favor dos donos da casa (Argentina) .
Retornando para o Brasil, Coutinho seguiu à frente do Flamengo, conquistando dois campeonatos estaduais e um Brasileiro. Para muitos , foi o precursor do time rubro-negro que encantou o mundo nos anos 80. 



Foi trabalhar nos Estados Unidos em 1981 e durante suas férias, morreu em novembro, próximo à praia de Ipanema, enquanto realizava pesca submarina, uma das muitas atividades que tinha expertise . 
O "Capitão"deixou um legado do qual somos carentes até hoje no Futebol: ciência, estudo e atualização . Foi responsável pela modernização do esporte, pela polivalência dos jogadores, conceitos que admiramos e achamos "inovadores" em equipes europeias.
 Hoje aplaudimos ao ver Mascherano como zagueiro, Modric como volante, Ou jogadores curingas como Renato Augusto.
 Em 78, Coutinho escalou Edinho pela lateral esquerda e foi tachado como "inventor demais". 
Hoje, fala-se muito em treinamento funcional e fortalecimento do core, o Capitão introduziu o cross-promanade, como desenvolvimento cardiopulmonar e neuromuscular , que envolvia abdominais, exercícios multiarticulares e calistenia. 
Atual, não? 
Fala-se muito em apoio dos laterais, mas foi Claudio Coutinho o ferrenho defensor da ideia do overlapping , ponto futuro e criação de espaços para penetração. 
Era massacrado por ser defensor de ideias novas, tanto na preparação física quanto no comportamento tático de suas equipes.
 No entanto deixou saudade na Gávea até mesmo pelos jogadores preteridos por ele, por ocasião da copa de 78.



O Capitão Claudio Coutinho era exemplo de militar. 
Orgulho e farol a todos nós formados na Escola de Educação Física do Exército. 
Deixou saudade, talvez, nem tanto pelo que foi, mas pelo muito que poderia ter sido.



Fonte:https://www.facebook.com/mario.kasai.5/posts/1217286414948698

O futebol. Esportes para as crianças

O futebol é uma linguagem universal de milhões de crianças no mundo.

O jogo não é um privilégio, mas um direito fundamental das crianças, de acordo com a Convenção dos Direitos da Criança.
O futebol desempenha um importante papel na preservação desse direito infantil.

 É uma linguagem universal de milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive de crianças e adolescentes, independentemente de onde sejam, o idioma que falem, ou a religião que sigam.
O denominador comum é a bola, com a qual os meninos brincam numa quadra, no campo, nas ruas, em acampamentos, estacionamentos, inclusive em locais abandonados.
O futebol é o esporte mais popular do mundo. 

Em muitos lugares do mundo, especialmente na América do Sul e Europa, o futebol é muito mais que um jogo. 
É um estilo de vida. Cada vez mais meninos se inscrevem em escolas de futebol, seduzidos em converterem-se em uma grande estrela do futebol mundial. 
As meninas também estão conquistando espaços dentro desse esporte.
 Muitas delas talvez mirando em Marta, brasileira eleita mais uma vez a melhor do mundo. 
A dedicação é cada vez maior.


Benefícios do futebol na infância

El fútbol para niños

Na etapa de crescimento, as crianças desenvolvem condições ideais para treinar a habilidade. A partir dos 5 anos de idade, a maioria das crianças está preparada para dar seus primeiro passos no futebol. Adaptam-se aos movimentos e podem apresentar melhor coordenação. Bem controlado e com uma adequada preparação, este esporte pode contribuir com grandes benefícios:

- Aumentar a potência muscular das pernas.
- Melhora a capacidade cardiovascular.
- Estimula a velocidade de reação, a coordenação motora, e a visão periférica.
- Contribui com aumento da densidade óssea femural.
- Aumenta a potência do salto.
- Aumento dos níveis de testosterona, o que fará com que se forme mais tecido muscular.
- Oxigena o sangue.

Além disso, o futebol sociabiliza as crianças, e lhes insere no gratificante trabalho em equipe. Alguns psicólogos afirmam que o futebol é uma boa ferramenta para afastar os mais jovens das tentações das drogas, da violência e do álcool.


A escola de futebol infantil


O futebol rapidamente se tornou uma paixão para os brasileiros, que frequentemente referem-se ao país como "a pátria de chuteiras" ou o "país do futebol".
Segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o futebol movimenta R$ 16 bilhões por ano, tendo trinta milhões de praticantes (aproximadamente 16% da população total), 800 clubes, 13 mil times amadores e 11 mil atletas federados.
Se você vê que seu filho demonstra habilidade com a bola, e acredita que ele é um futebolista nato, e mostra que quer seguir os passos dos seus ídolos, anima-o.
Existem escolas de futebol por todos os lados.
Normalmente as escolas contam com treinadores, médicos e fisioterapeutas.
As sessões de treinamento são divertidas.
Na escola, seu filho não somente aprenderá técnicas e habilidades futebolísticas para driblar com a bola e marcar gols, como também trabalhará a dinâmica de grupo, a psicomotricidade, e ganhará confiança no terreno do jogo.
Algo que deve ser um alerta para pais que anseiam em ver o filho uma estrela do futebol, é para algo que vem acontecendo dentro do futebol nacional.
Homens que se passam por “olheiros”, e prometem mundos e fundos aos pais, que na sua ignorância entregam dinheiro nas mãos dessas pessoas que depois somem, deixando tanto os pais como os meninos frustrados.
Recentemente na mídia, noticiou-se que um pai, enganado, foi parar em Portugal, e o time que diziam ter prometido um lugar ao seu filho, sequer sabia de nada.
Quando forem abordados por um “olheiro”, deve-se ter informações precisas de quem é, se tem algum credenciamento de algum clube de futebol, ou pela Federação Brasileira de Desportos, para não se tornarem vítimas de mais esse golpe.
Haverá, como em todos os esportes, riscos de lesões, como torções no joelho, tornozelo, entorses, inclusive fraturas, mas não são motivos para não jogar futebol.
Nas escolas, podem preparar as crianças ensinando-as sobre os cuidados que devem ter para evitar esses acidentes.
Para que o trabalho frutifique, as escolas podem treinar grupos divididos pelas diferentes etapas de idades.
À medida que as crianças começam a superar-se nos treinamentos, e vão crescendo, passam ao seguinte grupo, e terão que praticar futebol mais vezes por semana.
Aos 8 ou 10 anos de idade, as crianças começam a competir em campo e a treinar três vezes por semana, no mínimo.
Quanto mais idade, mais velocidade, e maior dificuldade. Fazem exercícios de velocidade, circuitos de resistência aeróbica, e se trabalha mais a forma física.. A categoria infantil está formada por crianças de uns 13 anos, e somente poucos chegam até ali.
Alguns desistem pelo cansaço e outros porque sentem que não valem a pena para eles. Mas o futebol está presente em suas vidas. E ainda que não tenham chegado a ser profissionais do esporte, com certeza, o jogo contribuiu com inúmeros benefícios para sua saúde.

Futebol, um esporte para todos



As escolas de futebol estão abertas a todos, inclusive a crianças com alguma deficiência ou transtorno físico como a asma, alergia, síndrome de Down, hiperatividade ou surdez. Essas alterações não os impedem de jogar futebol. O esporte melhora sua relação com os demais, e lhes dão mais segurança em si mesmos.
A Unicef, reconhece que o futebol é um instrumento educativo valioso que pode ajudar as crianças a superarem traumas e frustrações. Crianças maiores podem recuperar a infância perdida através do futebol. A Unicef utiliza o futebol de muitas formas e em muitos países, para educar as crianças em suas relações com os demais, a divertí-los, a protegê-los da violência, dos abusos, e de outros males, e a conscientizá-los sobre AIDS, etc.

A história do futebol



O futebol, segundo alguns historiadores, pode ter sido originado no Japão, através do Kemari, um jogo de bola que se disputava ali no século V antes de Cristo.
Logo, no século V, havia o cálcio italiano, um jogo muito parecido ao futebol que se jogava nas praças públicas italianas.
Os romanos jogavam com a bola, a esferomaquia, palavra que deu origem à bola.
No Caribe também jogavam um jogo parecido ao futebol chamado batú.
No entanto, o nascimento do futebol, como o conhecemos hoje, pode datar-se de 26 de outubro de 1863, dia em que começaram a definir as bases do futebol que conhecemos.
E se constituiu a Associação de Futebol, entidade que rege o futebol inglês até a atualidade.

 O Mundial de Futebol é a mostra do alcance e poder do futebol. 
Trata-se do acontecimento mais assistido do planeta.

fonte: http://br.guiainfantil.com/132-futebol/194-o-futebol-para-meninos.html

Pratique Solidariedade !

Por : Mauricio Miguel Gadbem

Gente Solidária!
É impressionante como, de todo lado, assisto manifestações muito amorosas em relação à APAE. Todos, de alguma forma, ajudam ou querem ajudar!
Como por exemplo, essa linda família, Natália, Cidinha e Edu, que no seu trabalho, no laboratório Prontolab, se dispõem a fazer todos os exames laboratoriais que necessitam as ‘crianças’ da APAE, há muitos anos, e até custeando exames caros que não poderiam ser feitos de outro modo.
Fica aqui nossa admiração e nossa profunda gratidão!

fonte: www.facebook.com/photo.php?fbid=1415772321773679&set=a.305724816111774.95118.100000227732725&type=3&theater

sábado, 9 de julho de 2016

Corrida Duque de Caxias -Três Corações -MG

1ª Corrida Duque de Caxias Kids


fonte: http://www.esa.ensino.eb.br/


ESA promove Competição Esportiva envolvendo alunos das Escolas de Formação de Sargentos do Exército ESA (TC) e EsSLOG (RJ) .

Por: Prof.Ms.Edison Santos

Três Corações (MG) - A Escola de Sargentos das Armas (ESA) recebeu na Tarde de ontem (08) a delegação da a Escola de Sargentos de Logística (EsSLog -RJ) para um evento Esportivo entre os Alunos da Escola de Sargentos das Armas (ESA) e a Escola de Sargentos de Logística (EsSlog) do Rio de Janeiro. 
Os objetivos mais importante da competição e a integração e o estabelecimento da amizade através do esporte.

Brasil - Governo FederalBrasil - Governo Federal


A competição teve inicio nesta manhã (09) e prosseguira até Domingo (10) na parte da manhã, os jogos tem como finalidade o Treinamento dos Alunos Atletas para a XXI MAREXAER que será no mês de Setembro na Cidade de Guaratinguetá ( SP) com a Organização da Comissão Desportiva Militar do Brasil ( CDMB ) !
A  MAREXAER -  é uma competição Esportiva envolvendo alunos das Escolas de Formação de Sargentos: da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.
A EsSlog teve inicio com uma belíssima abertura com desfile das Equipes representativas, desfile da Bandeira Olímpica, com o ascendimento da Pira Olímpica e Juramento dos Atletas!
O Cerimonia de Abertura e as boas vindas aos Alunos Atletas, Sargentos e oficiais ficou a cargo do  General de Brigada VINÍCIUS FERREIRA MARTINELLI (foto)
gen martinelli

A Organização do evento ficou  na coordenação da equipe de Educação Física da ESA, as modalidades disputadas serão Basquetebol, voleibol, Atletismo, Maratona, Corrida de Orientação, Judo e  Futebol !


Boa sorte a Todos os Participantes é Parabéns a ESA pela Organização do evento em nossa Cidade !









 






fonte: ESA e EsSLOG

quarta-feira, 6 de julho de 2016

O QUE É EDUCADOR?


O educador, que merece essa denominação, sabe que educar não é sua função.

Ele tem consciência de que não é ele que “educa”. Sabe que cabe a si a importante função de criar ambiente favorável para a própria pessoa se auto-educar.

Por exemplo, um professor não educa seus alunos.

Sua única função possível é estimularem-nos a se auto-educarem. Para melhor entendermos a função de um educador, pense num hábil jardineiro.

Ele aduba o jardim, planeja os canteiros, revolve a terra e, por fim, planta as sementes no solo.

Se o adubo é bom, se o planejamento foi bem feito e se a terra foi bem preparada e irrigada, surgirá um belo canteiro, onde lindas e cheirosas flores irão encantar o ambiente.

O educador é o jardineiro.

O educando é a semente.


Não há jardineiro no mundo que consiga o milagre de fazer a semente desabrochar.

Esta função é da própria semente. Somente ela traz potencialmente essa condição.

Mas o jardineiro pode, criar o ambiente ideal para a semente – por si mesma - desabrochar.

Não há líder, pais, ou pessoa no mundo que faça um ser humano crescer interiormente.

Esta função é da própria pessoa.

Mas o educador pode criar o ambiente ideal para o ser, por si mesmo, se auto-educar ou se auto-motivar.




segunda-feira, 4 de julho de 2016

CONHEÇA E PRATIQUE O ESPORTE ORIENTAÇÃO!

    

Esporte conhecido em todo o mundo no qual o atleta (chamado de Orientista) escolhe seu caminho para percorrer no menor tempo possível a prova, passando por pontos de controle marcados no terreno com auxílio de mapa e bússola!

fonte: http://www.eventbrite.com.br/o/clube-de-orientacao-da-escola-de-sargentos-das-armas-coesa-9875074003

CAP apresenta elenco para Segundona Mineira


O Clube Atlético Patrocinense, conhecido como CAP, foi fundado em 19 de março de 1954, e na temporada que comemora 62 anos de fundação, arrumou a casa e retornou à Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. Nós últimos 11 anos o time esteve inativo, mas agora retorna as suas atividades e a apresentação do elenco foi a concretização do sonho de retornar às atividades profissionais. 

Maurício Cunha, Presidente do CAP, destaca a importância da volta do time e como a equipe está bem preparada para enfrentar os desafios que iniciam no dia 06 de agosto. “Estamos aqui hoje realizando um sonho que há muito tempo estava adormecido, que era o CAP. Hoje estamos trabalhando com essa volta, é uma alegria para nós e acho que é uma alegria para a cidade de Patrocínio porque todos amam e gostam do CAP. O time tem uma história muito longa na cidade e até mesmo no estado de Minas Gerais. Inicia hoje a realização deste sonho e esperamos sermos vencedores nessa etapa. A equipe foi muito pesquisada, trabalhada nos mínimos detalhes, cotada pela comissão técnica e avaliada pela diretoria. Esperamos agora dar uma resposta positiva dentro de campo.” – afirmou Maurício Cunha. 

O treinador do CAP, Luiz Eduardo Lima Santos, conhecido no meio como “Rei do acesso” pelos seus feitos como os 18 acessos alcançados nos últimos anos com o Democrata, Mamoré, URT, CAP, Uberaba, Araxá e outros. Luiz já teve passagens pelo CAP, inclusive era o treinador quando o time foi campeão do Triângulo. O treinador destaca que a equipe está bem preparada e que o maior desafio é o peso da responsabilidade do retorno do CAP. “Estamos reestruturando a equipe de acordo com a competição, com os recursos que a diretoria pode nos oferecer em termos financeiros. O time está com uma boa estrutura, uma base sólida, os membros da diretoria tem nos dado todo o suporte. O desgaste maior é o retorno, precisamos fazer tudo novamente. Porém isso não será um empecilho para o bom desenvolvimento da equipe, porque são jogadores bons e comprometidos. Acredito que teremos excelentes resultados ao final da competição”, disse Luiz Eduardo.

O primeiro desafio do CAP é no dia 06 de agosto em casa contra o Guaxupé. Confira a lista do elenco 2016: 

Goleiros
Cristiano Silva e Santos; Cleysson da Silva Santos; Lucas Frittz.

Laterais direitos:
Iran Carvalho de Freitas; Felipe Ferreira Ramos.
Zagueiros:
André Alves da Luz; Carlos Bruno Gomes da Costa; Hugo Marcelo Costa Pimenta; Geandre dos Reis Gonçalves.

Lateral Esquerdo
:
Cleuber Luiz Lomar Júnior

Volantes
Bruno Oliveira Moreno; Lucas Almeida Vergílio (Hulk); José Henrique Silva de Souza; Jean Carlos Guimarães dos Santos
Meia:
Wanderson Mourão Costa (Dede)

Atacantes
Paul Victor Santos; Pedro Augusto Pinheiro; Romário Reginaldo Alves; Wilker Henrique Silva; Ademir da Silva Santos Júnior.

Comissão Técnica:
Gerente de futebol: Estéfano Luiz Reis Caetano;
Treinador Luiz Eduardo Lima Santos;
Preparador físico: Diego Oliveira Silva
Preparador de goleiro: Éder
Massagista: Gerônimo Alves (Perón)
Roupeiro: Caio Amaral

Fonte: Jornal Gazeta de Patrocínio

Mineirão recebe Brasil x Argentina

Belo Horizonte foi escolhida para ser o palco da última partida da Seleção Brasileira em 2016, com o apoio da sua torcida como mandante. Brasil e Argentina vão jogar no Mineirão, em novembro, o jogo da 11ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo Rússia 2018. Data e horário ainda serão definidos pela FIFA.

Após o clássico contra a Argentina, a Seleção fará a última partida do ano contra o Peru, também válida pelas Eliminatórias.

fonte:http://fmf.com.br/VerNoticia.aspx?e=E0744AC64E4DCB379F4CD5ACFBE5395B

Na Série D, Villa e São Bento ficam no zero a zero no Brasileiro


Em partida disputada na manhã deste domingo (03), no Castor Cifuentes, em Nova Lima, Vila Nova e São Bento ficaram em um empate sem gols pela Série D. Depois de 90 minutos de bola rolando, nenhuma das equipes conseguiu tirar o zero do placar e dividiram os pontos do confronto.

O próximo compromisso do Leão pela competição nacional será no domingo (10), contra o São José, às 16h, novamente em casa. Os mineiros ocupam o segundo lugar no Grupo A14, com cinco pontos ganhos. 

Villa Nova 0x0 São Bento (SP)
Domingo – 03/07
Castor Cifuentes – 11h
Árbitro: Devarly Lira do Rosario - ES (CBF-1)
Árbitro Assistente 1: Felipe Alan Costa de Oliveira - MG (CBF-2)
Árbitro Assistente 2: Leonardo Henrique Pereira - MG (CBF-3)
Quarto Árbitro: Gabriel Murta Barbosa Maciel - MG (CBF-3) 
Assessor: Guido Victorio Bacck

Público pagante: 736
Renda: R$ 5.540,00

Villa Nova: 1-Ranule, 2-Ricardo Luz (13-Guilherme, no intervalo), 3-Tiago José. 4-Carciano, 5-Rafinha, 6-Iago (18-Lucas, aos 40’2T), 7-Baiano, 8-Jhonata, 9-Italo, 10-Jouberth (16-Leandro, aos 19’2T) e 11-André. Técnico: João Carlos Santos

São Bento: 1-Rodrigo Viana, 2-Valdir, 3-Rogério, 4-Daniel Gigante, 5-Leandro Melo, 6-Pedro Henrique, 7-Felipe Recife (14-Dogão, aos 44’2T), 8-Maicon Souza, 9-Anderson Cavalo (18-João Paulo, aos 30’2T), 10-Jô e 11-Wilson Júnior (15-Tiago Tremonti, aos 35’2T). Técnico: Paulo Roberto Santos

Cartões amarelos
Villa Nova: 4-Carciano
São Bento: 8-Maicon Souza e Rafinha

fonte: http://fmf.com.br/VerNoticia.aspx?e=50687AE6FA50F69E62ABDA5157754DA9

Boa de Varginha supera Portuguesa e volta a vencer pela Série C do Brasileiro


Após dois jogos sem vencer, o Boa reencontrou o caminho da vitória neste domingo (03) contra a Portuguesa. Jogando no Melão, a equipe de Varginha superou os paulistas por 1 a 0, gol de Carlos Renato, aos 37 minutos do primeiro tempo. O resultado positivo deixa os mineiros em sexto lugar no Grupo B, com oito pontos somados.

Na sequência da Série C, o Boa viaja até Erechim, no Rio Grande do Sul, para enfrentar o Ypiranga. A partida acontece no próximo domingo (10), às 16h, no Estádio Colosso da Lagoa.

Boa Esporte 1x0 Portuguesa
Domingo – 03/07
Meão – 11h
Árbitro: Rodrigo D’Alonso Ferreira - SC (CBF-1) 
Árbitro Assistente 1: Daniel Henrique da Silva Andrade - DF (CBF-1)
Árbitro Assistente 2: Luciano Benevides de Sousa - DF (CBF-1)
Quarto Árbitro: Cleisson Veloso Pereira - MG (CBF-1) 
Assessor: Ângelo Antônio Ferrari - MG (ASS)

Gol: 11-Carlos Renato, aos 37’1T
Público pagante: 599
Renda: R$ 6.045,00

Boa Esporte: 1-Daniel Luiz, 2-Leonardo, 3-Edson Borges, 4-Bruno Maia, 5-Escobar (15-Jean Henrique, aos 15’2T), 6-Romano, 7-Daniel Cruz, 8-Itaqui, 9-Ricardinho (21-Sillas, aos 37’2T), 10-Felipe Mateus (20-Judson, aos 20’2T) e 11-Carlos Renato. Técnico: Julinho Camargo

Portuguesa: 12-Douglas, 2-Cesinha, 3-Alê, 4-Augusto, 5-Ronaldo, 6-Bruno Vieira (14-Vinícius, aos 41’1T), 7-Diego, 8-Dudu (16-Rafael Vicentini, aos 31’2T), 9-Bruno Mineiro, 10-Leonardo e 11-Felipe Alves (17-Caio Cezar, no intervalo). Técnico: Jorge da Silva

Cartões amarelos
Boa Esporte: 1-Daniel Luiz e 2-Leonardo
Portuguesa: 7-Diego

fonte: http://fmf.com.br/VerNoticia.aspx?e=F65B7D9ADE51C22543B0D81A8B64C25D

Treinamentos movimentam curso para formação de árbitros na Federação Mineira de Futebol - MG

Foto de capa: FMF

Iniciado em abril deste ano, o curso para formação de árbitros e assistentes reúne alunos interessados em fazer parte do quadro de profissionais da Comissão de Arbitragem (CEAF-MG) da FMF.  Durante sua trajetória, os integrantes realizam aulas teóricas, físicas e práticas e são submetidos à avaliação. Em 2016, 20 alunos participam do programa que se encerra em setembro.

Os primeiros treinos físicos aconteceram nos dias 11 e 15 de junho, no Centro de Treinamento Específico (CTE) da UFMG. Gerenciados pelo preparador físico da FMF e da CBF, Gilson Ornelas, os alunos realizaram exercícios de velocidade, força e resistência. As próximas atividades físicas acontecem no mês de julho, nos dias 02 e 06, novamente no CTE.


Trabalhos físicos são realizados com padrão da CBF. Foto: FMF

No último sábado (25), José Eugênio, ex-árbitro assistente e instrutor da FMF, foi o responsável por orientar os trabalhos práticos realizados no Campo do Santa Cruz. Durante as atividades, os membros do curso foram instruídos sobre deslocamento, posicionamento e manuseio da bandeira por parte do assistente. Na sequência do programa, os alunos voltam para os trabalhos dentro das quatro linhas nos dias 16 e 30 de julho, em local a ser definido.


Treinamento prático para assistentes. Foto: FMF

As atividades teóricas acontecem nas quartas e quintas-feiras, entre 19h e 21h30, na sede da FMF. Durante as aulas, são repassados aos alunos conceitos e fundamentos da arbitragem através do estudo das regras do jogo. Além disso, os participantes recebem orientações sobre nutrição, psicologia, primeiros socorros e elaboração de súmulas e relatórios. 



fonte :http://fmf.com.br/VerNoticia.aspx?e=5000D1C7E4E77B848FCA79FE0FC93B31

Treinamentos movimentam curso para formação de árbitros na Federação Mineira de Futebol - MG

Foto de capa: FMF

Iniciado em abril deste ano, o curso para formação de árbitros e assistentes reúne alunos interessados em fazer parte do quadro de profissionais da Comissão de Arbitragem (CEAF-MG) da FMF.  Durante sua trajetória, os integrantes realizam aulas teóricas, físicas e práticas e são submetidos à avaliação. Em 2016, 20 alunos participam do programa que se encerra em setembro.

Os primeiros treinos físicos aconteceram nos dias 11 e 15 de junho, no Centro de Treinamento Específico (CTE) da UFMG. Gerenciados pelo preparador físico da FMF e da CBF, Gilson Ornelas, os alunos realizaram exercícios de velocidade, força e resistência. As próximas atividades físicas acontecem no mês de julho, nos dias 02 e 06, novamente no CTE.


Trabalhos físicos são realizados com padrão da CBF. Foto: FMF

No último sábado (25), José Eugênio, ex-árbitro assistente e instrutor da FMF, foi o responsável por orientar os trabalhos práticos realizados no Campo do Santa Cruz. Durante as atividades, os membros do curso foram instruídos sobre deslocamento, posicionamento e manuseio da bandeira por parte do assistente. Na sequência do programa, os alunos voltam para os trabalhos dentro das quatro linhas nos dias 16 e 30 de julho, em local a ser definido.


Treinamento prático para assistentes. Foto: FMF

As atividades teóricas acontecem nas quartas e quintas-feiras, entre 19h e 21h30, na sede da FMF. Durante as aulas, são repassados aos alunos conceitos e fundamentos da arbitragem através do estudo das regras do jogo. Além disso, os participantes recebem orientações sobre nutrição, psicologia, primeiros socorros e elaboração de súmulas e relatórios. 
fonte :http://fmf.com.br/VerNoticia.aspx?e=5000D1C7E4E77B848FCA79FE0FC93B31

Jogando em casa, URT goleia Goianésia


A URT conseguiu um ótimo resultado contra o Goianésia neste domingo (03), no Zama Maciel, em jogo válido pela 4ª rodada da Série D. O Trovão Azul abriu larga vantagem já no primeiro tempo e controlou a partida por completo. Michel Paulista, Capela e Tony começaram a construir o placar antes do intervalo de jogo. Na etapa complementar, Iury marcou o quarto gol do time da casa e assegurou a vitória para a equipe de Patos de Minas.

Na próxima rodada, a URT joga novamente em casa, desta vez contra o Volta Redonda. O confronto contra os cariocas acontece no próximo domingo (10), às 16h e vale a liderança do Grupo A12. Os mineiros ocupam o segundo lugar da chave, com nove pontos conquistados.

URT 4x0 Goianésia
Domingo – 03/07
Zama Maciel – 16h
Árbitro: Vinicius Goncalves Dias Araujo - SP (CBF-2)
Árbitro Assistente 1: Felipe Souza Leal - MG (CBF-2)
Árbitro Assistente 2: Magno Arantes Lira - MG (CBF-2) 
Quarto Árbitro: Jerferson Antônio da Costa - MG (CBF-3) 
Assessor: Joel Tolentino da Mata Junior - MG (ASS)  

Gols: 11-Michel Paulista, aos 5’1T, 10-Capela, aos 20’1T, 9-Tony, aos 44’1T e 6-Iury, aos 22’2T (URT)
Público pagante: 818
Renda: R$ 9.360,00

URT: 1-Pablo, 2-Guilherme, 3-Danilo Cocada, 4-Luan, 5-Yan, 6-Iury (22-Cassio, aos 26’2T), 7-Pedrinho (21-Alê, aos 36’2T), 8-Rico (19-Aléx, aos 28’2T), 9-Tony, 10-Capela e 11-Michel Paulista. Técnico: Geraldo Rodrigues.

Goianésia: 1-Fábio, 2-Paqueta (16-Breno, aos 11’2T), 3-Abner, 4-Luis Felipe, 5-João, 6-Vitinho, 7-Danrley, 8-Carneiro, 9-Thiago Silva (14-Edcleiton, no intervalo), 10-Kaio e 11-Maiquinho (13-Marquinhos, aos 23’2T). Técnico: André Prodes.

Cartões amarelos
URT: 19-Aléx
Goianésia: 2-Paqueta, 8-Carneiro e 6-Vitinho

fonte: http://fmf.com.br/VerNoticia.aspx?e=3545E2EA50844143165F36EDAD31F1A6