Duelos entre duas cidades começou em 1915
No próximo sábado (6/2) veremos mais um confronto entre times de futebol das cidades de Varginha e Três corações pelo campeonato mineiro. Em 2016 os representantes são Boa Esporte e Clube Atlético Tricordiano, que se enfrentaram apenas duas vezes ainda no ano de 2011, mas essa história fica para depois.
O início do futebol profissional em Varginha foi no ano de 1915 e já naquela época tivemos o primeiro confronto entre os times de Varginha e a cidade vizinha. Em 1916 foi disputada em Três Corações a Taça Independente entre as equipes do Athlético Foot-Ball Club e Varginha Sport. Segundo o pesquisador Dilson Braga conforme a reportagem de João Liberal no jornal “O Momento” datado de 30 de Janeiro de 1916, o Atlético TC fez 1×0 e o jogo acabou aí (muita confusão após anulação de um gol do time de varginha). A imprensa tricordiana noticia que o resultado foi 2×0.
Flamengo de Varginha
Passados os anos o time que faz o varginhense suspirar até hoje é o Flamengo de Varginha que fez memoráveis confrontos com o Atlético Tricordiano. O BlogDoMadeira destaca um torneio “Melhor de Três” entre o Flamengo e o Atlético de Três Corações no ano de 1979.
Passados os anos o time que faz o varginhense suspirar até hoje é o Flamengo de Varginha que fez memoráveis confrontos com o Atlético Tricordiano. O BlogDoMadeira destaca um torneio “Melhor de Três” entre o Flamengo e o Atlético de Três Corações no ano de 1979.
No primeiro jogo o time de Varginha perdeu por 2 a 1, vencendo o segundo confronto pelo mesmo placar. A terceira partida que gerou muita discussão entre as diretorias que queriam jogar em seus domínios foi disputada em Varginha mas uma surpresa foi preparada pelos visitantes.
Quando o Galo entrou em campo, percebeu-se grandes reforços como o craque da época César ex-Palmeiras, Paulo Borges e Paraná. A renda foi recorde e os visitantes venceram por dois a um.
O ex-jogador Vandir Petrin relata que enfrentou muitas vezes o Tricordiano e diz que nunca perdeu no confronto. Em 1980 ele fez parte daquele time que deixa saudades aos varginhenses.
Em 2002 retoma as atividade o Varginha Esporte Clube. Mas a sina de freguês continuava. De 2005 até 2010 foram 9 confrontos com 6 derrotas, 2 empates e apenas 1 vitória do time varginhense. Em 2009 o VEC precisava vencer o Tricordiano para sonhar com a classificação para a segunda fase da segunda divisão do estadual, mas quem levou a melhor foram os visitantes por 3 a 1 no Estádio Rubro Negro em Varginha. Depois disso um amistoso em 2010 acabou empatado. Naquele jogo o gol que daria a vitória ao VEC foi anulado pela arbitragem após constatarem que a bola passou pelo lado de fora. Os visitantes deixaram o campo sob orientação da Polícia Militar que precisou conter os ânimos.
Mas em 2011 com a vinda do Ituiutaba Esporte Clube para Varginha a história mudou. O Ituiutaba virou Boa Esporte e começou sua trajetória de retorno à elite do estadual e depois teria o desafio de disputar pela primeira vez a série B do Brasileiro. Naquele ano foram dois confrontos, uma vitória do Boa Esporte jogando em Varginha por 2 a 1 e um empate em Três Corações por 1 a 1. No jogo na casa do adversário, um empate era o suficiente para garantir o acesso e não foi nada fácil. O atacante Flávio Torres abriu o placar para o time da casa no início da etapa complementar e Thiago Carvalho zagueiro do Boa Esporte, concluiu de cabeça o escanteio e empatou o jogo levando ao delírio centenas de torcedores que foram ao Elias Arbex torcer pelo time.
Passados quatro anos deste confronto o Atlético Tricordiano conquistou seu acesso à elite do estadual em 2015 e agora as equipes voltam a se enfrentar em Varginha. Quem será que vai levar a melhor? Vamos ver no próximo sábado 6 de fevereiro no Melão em Varginha mais um confronto que ficará na histórica rivalidade destas cidades.
fonte: http://www.blogdomadeira.com.br/2016/02/varginha-x-tres-coracoes-100-anos-de-rivalidade-no-futebol-sul-mineiro/comment-page-1/#comment-307244
Nenhum comentário:
Postar um comentário