POR:GUILHERME GUARCHE
Dunga chegou no Santos trazido pelo empresário Juan Figger juntamente com Hugo de León no ano de 1986 e durante todo o ano permaneceu defendendo as cores do Alvinegro Praiano não tendo contudo, conquistado nenhum título em sua passagem pelo time da Vila Belmiro, chegou a vencer o primeiro turno do campeonato paulista sendo desclassificado no quadrangular que apontaria o vencedor do 2º turno do certame.
Sua estreia no Peixe aconteceu no dia 23/02/1986 em partida valida pelo campeonato paulista na Vila Belmiro diante do EC Santo André que terminou com a vitória santista pelo placar de 4 a 0 com gols de Serginho (2), Carlos Alberto Borges e Paulo Leme, formando o Santos com: Evandro; Davi, Paulo Robson, Gilberto e Toninho Carlos; Dunga (Mazinho) e Junior; Celso, Serginho, Carlos Alberto Borges (Paulo Leme) e Zé Sérgio. O técnico da equipe era Júlio Espinosa.
No campeonato paulista disputou 25 partidas tendo marcado 3 gols para o Peixe. No Campeonato Brasileiro sob a direção de Chico Formiga jogou 16 partidas e marcou 1 gol. Dunga disputou no exterior o Torneio Thereza Herrera duas partidas, o Torneio Continental Cup em Dortmund na Alemanha 2 partidas e marcou 2 gols o Torneio Quadrangular de Roterdã 2 jogos e ainda disputou mais dois amistosos internacionais e também três amistosos nacionais tendo marcado 2 gols.
Ao todo pelo Santos FC Dunga disputou 52 partidas e marcou 7 gols. O primeiro gol com a camisa santista ocorreu no dia 02/04/1986 em partida do campeonato paulista diante do Grêmio Esportivo Novorizontino na Vila Belmiro e foi uma vitória pelo placar de 2 a 0 com um gol dele e outro de Zé Sérgio formando o Peixe com: Evandro; Maurício, Paulo Robson, Gilberto e Toninho Carlos; Dema e Dunga; Juninho, Serginho, Carlos Alberto Borges (Paulo Leme) e Zé Sérgio na reserva estavam: Mano, Gérson e Kazu além de Paulo Leme e Celso que entraram na partida que tinha como técnico Júlio Espinosa. A última partida em que atuou pelo Santos foi no dia 14/12/1986 em partida do Campeonato Brasileiro na Vila Belmiro no empate sem gols diante do Joinville EC formando o Santos com: Mano; Nildo, Gilmar, César Sampaio e Maurício; Dunga e Juninho; Solano (Gérson), Dino Furacão, Ribamar e Antônio Carlos (Jussie) na reservas alem dos que entraram em campo estavam Nilton, Thomé e Carlos Alberto Borges. A partida em que Dunga marcou um gol e que será sempre lembrada pelo torcedor santista é aquela jogada no dia 28/09/1986 pela campeonato brasileiro de 1986 na Vila Belmiro na presença de 8.686 espectadores e que foi vencida com goleada pelo Peixe por 5 a 0 tendo como destaque o atacante santista Dino Furacão que marcou 4 gols e Dunga o outro gol.
Quando deixou o Santos no ano seguinte, Dunga, o raçudo médio-volante que nasceu no dia 31/10/1963 na cidade gaúcha de Ijuí foi atuar no Vasco da Gama.
Nas Copas do Mundo o Santos FC teve os seguintes jogadores convocados atuando pelo selecionado nacional: na Copa de 1958 – Zito, Pelé e Pepe – na Copa do Mundo de 1962 – Gilmar, Mauro, Zito, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe – na Copa do Mundo de 1966 – Gilmar, Orlando, Lima, Zito, Pelé e Edu – na Copa do Mundo de 1970 – Carlos Alberto Torres, Joel Camargo, Clodoaldo, Pelé e Edu – na Copa do Mundo de 1974 – Marinho Peres e Edu. Na próxima Copa do Mundo no continente africano esperamos ter no elenco nacional alem do Rei das Pedaladas, Robinho o garoto sensação do ano, Neymar titulares do Santos FC.
FONTE: SANTOSFC.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário