O uso dos calçados fechados no inverno pode agravar o desconforto causado pelo joanete
A deformação tem caráter hereditário, mas conforme a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, utilizar sapatos apertados, de salto ou bico fino, pode acelerar o aparecimento do joanete. O salto tende a deslocar o peso do pé para a frente e o bico estreito aperta a região.
O uso de sapato confortável, de uma almofada especial no dedão, ou de protetores corretivos que endireitam o dedo pode ajudar a aliviar as dores. Se você precisa estar de salto em algumas ocasiões e sofre com o joanete, carregue consigo um sapato mais confortável e utilize o salto somente quando necessário.
Quando notar o problema, consulte um ortopedista. Ele passará orientações para amenizar o desconforto e poderá indicar sessões de fisioterapia. Em casos mais graves, há a opção de cirurgia. Menos invasivas do que no passado, a intervenção corrige a deformação subcutânea e realinha o osso na posição correta.
Cuidados na hora de comprar o sapato _ Preste atenção ao tamanho e modelo de calçado que mais se adapta ao seu pé. Optar pelo modelo mais bonito, sem considerar o conforto, não vale.
_ Compre os sapatos à noite, quando os pés estão, naturalmente, mais inchados. A medida pode evitar transtornos futuros.
_ Para calçar o sapato, não se deve fazer qualquer esforço. Experimente, ande com o calçado pela loja e avalie o conforto da peça.
_Por mais que você saiba qual número calça, seja flexível para experimentar outros números. Diferentes marcas produzem confecções que costumam variar no tamanho e forma do calçado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário