O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1978 foi o primeiro a ser vencido por um clube do interior de um estado: o Guarani de Campinas, que revelou o jovem atacante Careca, futuro ídolo da Seleção Brasileira na década de 1980.
Em ano de Copa do Mundo, a política militar ampliou ainda mais a participação no campeonato brasileiro, que passou a ser disputado por 74 clubes.
Pela quarta e última vez, uma vitória pode valer 2 ou 3 pontos, dependendo do escore. Mas, neste ano, o ponto extra só vale para vitórias por diferenças de 3 ou mais gols. Pela primeira vez, as semifinais e finais são disputadas em sistema de ida-e-volta, não mais em jogo único. E foi acrescentada uma fase de Quartas-de-final, também em ida-e-volta.
Fórmula de disputa
Primeira Fase: Seis grupos, sendo dois com treze clubes, e quatro grupos com doze clubes e jogos em turno único. Classificam-se para a Segunda Fase os seis primeiros colocados de cada grupo. Os clubes restantes irão formar a repescagem.
Repescagem: Turno único, seis grupos, sendo quatro com seis clubes e dois com sete clubes, classificando-se para a Terceira Fase o clube campeão de cada grupo, e mais o clube que obteve a maior pontuação dentre todos os não classificados.
Segunda Fase: Quatro grupos com nove clubes em cada. Turno único e classificando para a terceira fase os seis primeiros colocados de cada grupo mais o maior pontuador entre os não classificados.
Terceira Fase: Quatro grupos com oito clubes em cada. Turno único e o campeão e o vice de cada grupo classificando-se para as quartas-de-final.
Quartas-de-final: Jogos de ida e volta, com os oito clubes separados em quatro duplas, classificando para as Semifinais os vencedores na soma de placares.
Semifinais Jogos de ida e volta, com quatro clubes divididos em dois pares (partidas), classificando para a final os vencedores na soma de placares.
Final Jogos de ida e volta. Tornando-se campeão aquele que, na soma de placares, obteve o melhor resultado.
A decisão[editar]
- 1º jogo
10 de Agosto de 1978 | Palmeiras | 0 – 1 | Guarani | Morumbi, São Paulo Público: 99.829 Árbitro: Arnaldo Cezar Coelho |
Zenon |
Palmeiras: Leão; Rosemiro, Alfredo, Marinho (Zé Mário) e Pedrinho; Jair Gonçalves, Toninho Vanuza e Jorge Mendonça; Sílvio (Escurinho), Toninho e Nei. Técnico: Jorge Vieira.
Guarani: Neneca; Mauro, Gomes, Édson e Miranda; Zé Carlos, Renato e Zenon; Capitão, Careca e Bozó (Adriano). Técnico: Carlos Alberto Silva.
- 2º jogo
13 de Agosto de 1978 | Guarani | 1 – 0 | Palmeiras | Brinco de Ouro, Campinas Público: 27.086 Árbitro: José Roberto Wright |
Careca |
Guarani: Neneca; Mauro, Gomes, Édson e Miranda; Zé Carlos, Manguinha e Renato; Capitão, Careca e Bozó (Adriano). Técnico:Carlos Alberto Silva.
Palmeiras: Gilmar; Rosemiro, Beto Fuscão (Jair Gonçalves), Alfredo e Pedrinho; Ivo, Toninho Vanuza e Jorge Mendonça; Sílvio,Escurinho e Nei. Técnico: Jorge Vieira.
O campeonato foi disputado com a participação de 74 clubes.FONTE: http://guaranifc.com.br / http://pt.wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário