sábado, 28 de setembro de 2013

Depressão nos jogadores de futebol preocupa alemães




De Vitor Birner

Os problemas gerados pelo ritmo de vida acelerado e desumano da sociedade atual são conhecidos.
A quantidade de estressados, deprimidos e ansiosos que necessita de alguma espécie de auxílio médico  é enorme.
Tenho certeza que no futuro a humanidade olhará para os tempos de hoje e dirá que a nossa forma de viver tão burra quanto doentia, destrutiva e louca.
Mas o assunto do blog é futebol.
Na Alemanha, o sindicato dos jogadores está procupados com os casos sérios de depressão provocados pela pressão que os boleiros vivem.
E pediu providências aos clubes.
Xico Malta conta o que se passa no país que possui uma das sociedades mais organizadas do planeta.
Sindicato dos jogadores alemães quer um psicólogo em cada clube
De Xico Malta
Dois anos após o suicídio do goleiro Robert Enke, o sindicato dos jogadores do futebol alemão (VdV) cobra a contratação de um psicólogo para cada um dos trinta e seis clubes da primeira e segunda divisões.
“Os clubes devem fazer muito mais por seus atletas. Não podemos nos contentar de enviar um técnico para fazer um curso de terapia durante quatro semanas na Índia. Esta questão merece ser abordada de maneira bem mais profissional”, falou o presidente do VdV, Ulf Baranowsky, ao site do jornal Sport Bild.
A declaração foi motivada pela internação de Markus Miller, goleiro reserva do Hanover de 29 anos de idade, em uma clínica psiquiátrica para fazer psicoterapia intensiva.
“Muitos jogadores sofrem de depressão, porém este problema de saúde ainda é um tema tabu dentro do mundo do futebol, comentou Ulf Baranowsky.
“Os jogadores não falam do assunto. Temem ficar estigmatizados e não conseguir um clube para jogar e a os problemas para obter o seguro por invalidade”.
O primeiro passo já foi dado .
Psicólogos da Universidade de Aquisgrão e a Universidade dos Esportes da cidade de Colônia estão cooeprando.
Eles averiguam o grau de sensibilidade aos problemas psicológicos dos atletas e os direcionam aos centros especializados.
Markus Miller, por exemplo, recebeu o apoio necessário de seu clube e de seu treinador, Mirko Slomka, como também do treinador alemão Joachim Low.
Todos ficaram impressionados com a franqueza do jogador ao falar sobre os problemas psicológicos que tem.
Escrito por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário