sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Precursor, futebol amador molda craques e árbitros

Foto: Cris Mattos/FMF

 Começa neste fim de semana a temporada do futebol amador de Belo Horizonte. 
Nas duas primeiras competições do ano, os Módulos I e II do SFAC Adulto reunirão 96 times pelos campos da capital mineira.
 Para muitos, são os primeiros passos a serem dados na caminhada em busca de um dia chegar ao futebol profissional.

O futebol amador é parte integrante e essencial do esporte no nosso país. 
São nos campos de terra batida que começamos a formação de nossos craques.
 Há quem diga que é o melhor lugar para se testar e aprimorar habilidades. Contudo, a várzea não revela somente jogadores.
 É lá, também, onde começam a serem construídas as carreiras de árbitros e assistentes de futebol.

Com os trabalhos concluídos no fim de 2017, a última turma que realizou o curso de formação de árbitros da FMF começa a enfrentar seus primeiros desafios no futebol amador da capital.
 Dos 28 alunos que totalizaram o curso, 23 terão sua primeira experiência nos dois torneios amadores.

Rogério Pereira, assessor da Comissão de Arbitragem e ex-árbitro da FMF, falou sobre a importância dos campeonatos amadores para a formação e crescimento dos árbitros que estão começando suas trajetórias.

“Essas competições amadoras da Federação, nós podemos afirmar, são o alicerce para que árbitros possam planejar toda a sua carreira. 
As competições amadoras são onde o árbitro adquire a sua experiência, a sua aptidão para ser assistente ou árbitro central. 
É um processo que nós (Comissão de Arbitragem) implantamos em escalar ele hora como árbitro, hora como assistente para que ele possa atuar nas duas funções e a Comissão possa avaliar seu desempenho”.

“Essas principais competições amadoras, o Módulo I e Módulo II, são tão importantes na carreira do árbitro, que todos os grandes árbitros de Minas Gerais passaram por essas competições. 
E ali firmaram de vez a sua aptidão para árbitro ou assistente e assim galgaram competições profissionais tanto em Minas Gerais quanto a nível nacional”, completou Rogério.

É com este cenário e esta atmosfera que os campeonatos amadores de BH dão seu pontapé inicial em 2018. 
Um ambiente de aprendizado e experiência, que proporciona aos envolvidos, torcedores, jogadores, árbitros e dirigentes, uma vasta gama de emoções.



fonte: http://fmf.com.br/VerNoticia.aspx?e=70CAFFB3C45EE7DB15BD9B8E5FC40871

Nenhum comentário:

Postar um comentário