quarta-feira, 10 de junho de 2020

HOMENAGEM AO ESPORTISTA TRICORDIANO : JOSÉ AILTON SANDY - (ITA DA NESTLÉ)




                                       " O CIRURGIÃO DA BOLA"

           Quando somos crianças, somos um pouco de cada coisa, Artista, cientista, atleta e as vezes parece que crescer é desistir destas coisas, uma a uma. 


         O homenageado José Ailton Sandy, nunca desistiu dos seus sonhos e buscou realizá-los incessantemente com luta e trabalho.


Para falar do ITA da Nestlé, temos que falar de amizade. Amizade igual a sua é difícil encontrar, pois é um ser humano super carismático e atencioso, trazendo no rosto um sorriso franco e nos olhos a sua pura sinceridade.


         Por outro lado, sabe ser duro quando a vida é dura com ele, nunca quis ser perfeito, errou e erra por várias vezes, mas sempre procurando o acerto. Mas ele sabe que tudo que acontece na vida, de bom ou ruim é para o seu próprio aprendizado.
         O nosso meio campo da equipe do Grêmio da Nestlé e de tantas outras equipes do nosso futebol amador da cidade e região, é sim um amigo de verdade, ele fez grandes amigos no trabalho e na vida e muitas outras amizades dentro e fora de Três Corações.


         ITA da Nestlé, este sim, tem um coração do tamanho dos seus sonhos, e ele guarda com amor dentro do peito, os seus sonhos realizados em sua vida de constante busca.
         Lembro neste momento das dores familiares, na perda primeira do seu pai e depois da sua mãe, onde sempre esteve ao lado deles e de seus irmãos, os quais trato também como amigos, realizando uma das mais belas ações da vida: a solidariedade. A solidariedade esta que no exercício do seu trabalho sempre procurou incentivar e praticar.
        E por falar em amigos, vamos falar um pouco da Família Sandy, de seus pais e de seus irmãos, onde seus laços familiares são muito fortes; a família que é o lugar ideal para refletir o amor de Deus.


       A Família Sandy foi o espelho para os filhos, onde seu pai Sr. Antônio Sandy, de profissão caminhoneiro, trabalhava na Transportadora Expresso Tricordiano e sua mãe Sra. Maria Zélia Ribeiro Sandy, que foi uma guerreira, trabalhadora, mãe exemplar e carinhosa por excelência, sempre foi preocupada em educar e oferecer o melhor para os seus filhos. Ela montou um salão de beleza em casa, onde dividia os afazeres domésticos com o salão, para ajudar o esposo.
       Todos os filhos de Sr. Antônio Sandy e Dona Zélia Sandy nasceram em Três Corações-MG sendo tricordianos com muito orgulho, foram criados no bairro Triângulo, mais precisamente na Rua Primeiro de Maio nº 44, no centro de Três Corações .


      Em uma família de cinco irmãos: Carlos Roberto Sandy o mais velho dos irmãos, é Capitão do Exército reformado; Antônio Eustáquio Sandy - o "Taquinho" é aposentado da fábrica Nestlé.      O terceiro dos irmãos é o nosso homenageado, José Ailton Sandy - o " ITA da Nestlé", que é aposentado e mais conhecido pelo período de 26 anos em que trabalhou na fábrica Nestlé; o quarto dos irmãos é o advogado Paulo Afonso Sandy - o "Dr.Sandy" ou o "Dr.da Bola", como é conhecido no meio esportivo tricordiano. O caçula dos irmãos é o Ivan Cléber Sandy - o "Nico Sandy", tenista de mão cheia, professor de tênis, também já aposentado, da antiga Telemig de Varginha, cidade onde reside.


   O nosso homenageado estudou do primário ao quarto ano no Grupo Escolar Bueno Brandão, a "antiga admissão" que era o quinto ano, cursou no antigo Colégio Ateneu São José do Sr. Dominguinhos e de Dona Cacilda. A partir do ginasial e do colegial, ele estudou no Colégio Américo Dias Pereira, onde completou o que hoje chamamos de ensino médio.
    Cursou o ensino superior, na Faculdade de Administração de Varginha - FACICA, formado em Administração de Empresas, trabalhou na fábrica da Nestlé no cargo de encarregado do Departamento de Pessoal e Recursos Humanos no período de 02/04/1973 a 18/09/1998, data final que culmina com o fechamento das atividades da fábrica Nestlé na cidade de Três Corações, para tristeza de todos os servidores.


     Com seu jeito simples de ser e na maneira atenciosa, humana e solidária de lidar com as pessoas, acabou ajudando muitas pessoas a terem uma oportunidade de trabalho na fábrica Nestlé, local de trabalho naquela época muito valorizado na cidade e região, inclusive gerando também oportunidades de trabalho aos amigos atletas do futebol amador tricordiano e de fora da cidade.
    Desempenhou por 26 anos os seus serviços prestados com dedicação e muito profissionalismo dentro da sua sessão de trabalho, mas ele também sempre procurou dar o seu melhor em nome da empresa nas quadras e nos campos de futebol.

     José Ailton Sandy - o ITA da Nestlé começou a gostar de praticar o esporte futebol na equipe infantil do Atlético Clube de Três Corações (ACTC), onde o seu primeiro treinador foi o Sr. Zé Ângelo Alves; ali começava a saga do menino "Cirurgião da bola".
    Como mostrava um corpo franzino e uma habilidade sem igual, foi conduzido a jogar de ponta direita, onde tornou a ser a sua primeira posição no futebol.


Mas, logo em seguida, foi parar na equipe juvenil do ACTC e teve a sorte de encontrar uma pessoa magnífica no comando técnico da equipe Atleticana, o Sr. Joaquim Paiva o famoso e experiente treinador - o"Saquinho", que logo o puxou para atuar como volante e para jogar ao lado do seu ídolo da posição Pedro Lúcio Paiva, um dos grandes jogadores de futebol de Três Corações, sendo referência para todos nós!
    Com o juvenil do ACTC foi Tricampeão amador da cidade, nos anos 1969, 1971 e 1972, assim começando a sua saga no futebol amador e sendo um "Cirurgião da Bola" seguindo os ensinamentos do seu mestre Pedro Lúcio.


     No Atlético Clube de Três Corações não chegou a se profissionalizar, mas treinava normalmente como se fosse, viajava sempre nos jogos amistosos e participava também das partidas, onde acabou enfrentando equipes como: Fabril de Lavras-MG, TAC de Três Pontas-MG, Alfenense de Alfenas-MG, Botafogo de Baependi-MG, Estrela de Piquete -SP, Cruzeiro de Cruzeiro-SP e tantas outras equipes de diversas cidades.
   Os treinadores foram os Professores Hamilton Frade e Rubéns de Freitas, esse último quem levou o ITA para o Flamengo de Varginha em 1972 e o profissionalizou, juntamente com o lateral direito Gentil e mais dois atletas do" galo tricordiano".


    Como no campo e na vida a "bola não pode parar de rolar", nosso homenageado saiu em busca de outros ares, foi defender as cores do rival do nosso ACTC, "aportando na Rua Paraná", o garoto ITA agora vestia a camisa rubro negra do Flamengo de Varginha-MG no ano de 1972.
Logo depois se transferiu para a equipe do Águas Virtuosas FC da cidade vizinha de Lambari-MG entre os anos de 1974 e 1975 ao lado dos amigos "Jorge Coca-Cola" e "Coador" disputando o campeonato da Liga de Caxambú-MG.


    O Garoto ITA da Nestlé já "criava asas" e transformou-se em um "Cirurgião da bola" no meio campo de qualquer equipe que o convidasse para fazer parte.
    Com sua técnica e força, jamais era um jogador encorpado, mas com uma precisão cirúrgica nas roubadas de bola foi convidado a vestir a camisa preta e branca do Botafogo "da cidade de Santa Nhá - Chica", Baependi-MG entre os anos de 1976 a 1977 juntamente com os amigos Adilson Paiva e "Coador" que veio do Águas para disputar o mesmo campeonato da Liga de Caxambú-MG.
    O garoto "Cirurgião da bola" se transferiu para a equipe amadora do Sparta na cidade de Varginha-MG, como já era conhecido por ter atuado pela equipe profissional do Flamengo daquela cidade, acabou sagrando-se vice-campeão do Campeonato Sul Mineiro de Futebol Amador.

     No esporte amador se troca de equipe com facilidade, chegada à hora de retornar a defender uma equipe da sua "Terra Natal", transferiu-se então para o clube do seu bairro, o poderoso Sete de Setembro FC do bairro Triângulo, sendo com a camisa do Sete de Setembro campeão no ano de 1975.

     Na sua passagem pelo futebol de salão da época, o "esporte da bola pesada", o atleta ITA, com uma bagagem muito grande dos jogos inter fábricas que disputava, foi convidado juntamente com seu grande amigo "Veludo" a representar a cidade de Campanha-MG nas tradicionalíssimas Olimpíadas campanhense na XIX OLÍMPIADAS, onde sagraram-se campeões, e ele teve a honra de receber uma medalha de melhor atleta daquela Olimpíada.

     No futebol de campo, o Grêmio recreativo da fábrica Nestlé tinha uma equipe muita forte formada também pelos atletas do futebol de salão. Pelo Grêmio Nestlé, ITA sagrou-se Tricampeão Amador de futebol no anos de 1985 em conquista invicta, em 1990 fazendo um belo gol que foi importante para o título daquele ano e foi novamente campeão em 1991, completando o seu tricampeonato amador pelo Grêmio Nestlé.


                                     Acidentes do ITA da Nestlé no futebol!


      No ano de 1978, quando disputava um dos clássicos Grêmio Nestlé x Bandeirantes, na ocasião uma semifinal do campeonato amador da cidade, no intervalo da partida, os atletas foram descansar e receber orientações do Treinador Patesko.
O jogo estava difícil, com bastante contato físico e muito corrido, uma rivalidade sem tamanho, pois ninguém queria perder o jogo. O primeiro tempo terminou com o placar de 0 x 0.
No vestiário havia uma vela acesa e no decorrer do descanso dos atletas foi feita a utilização de éter etílico ou sulfúrico, o que acabou gerando uma labareda de fogo que se espalhou pelo vestiário.
     O vestiário que era pequeno, acanhado, propiciou que as chamas alcançassem os corpos de vários atletas da equipe do Grêmio Nestlé, provocando queimaduras graves em ITA e seu amigo Dejair, que foram socorridos e levados para Belo Horizonte-MG numa clínica de queimados .
     Depois do seu retorno à cidade de Três Corações-MG, recebeu uma oportunidade para dirigir a equipe do Juventus EC, no ano de 1978.
    Posteriormente veio se recuperar das queimaduras e atuar novamente nos gramados.
    Como o futebol é um jogo de contato, porém, não violento, outro acidente veio acontecer, só que agora dentro do gramado do campo da Nestlé, em um jogo pelo campeonato amador no ano de 1991, contra a equipe do Cruzeirinho do bairro Triângulo.
    Em uma disputa de bola, levou uma cotovelada do zagueiro adversário propositalmente no maxilar, sendo socorrido e levado para a cidade de Varginha-MG. Onde teve que ser operado às pressas.
    Depois deste episódio, ITA da Nestlé já começou a pensar em abandonar os campos de futebol e deixar de fazer o que mais gostava, assim foram os dois episódios marcantes dentro das quatro linhas entre tantas coisas bonitas e gratificantes que nestes anos de futebol aconteceram.


                                           Títulos conquistados no futebol!


       O nosso homenageado ITA sagrou-se campeão por sete (07) vezes do campeonato amador da LET Três Corações e teve cinco (05) títulos de vice-campeão da mesma liga.
Pelo campeonato veterano sagrou-se em (04) oportunidades campeão, sendo três (03) títulos de campeão pelo Grêmio Nestlé e um (01) título pelo Juventus.
       ITA da Nestlé no ano de 1992 encerrou sua carreira no futebol sem festa, sem comemoração e sem fogos de artifícios, mas os amigos estavam por perto, a ideia foi de encerrar a sua carreira pela equipe da Associação Atlética UninCor.
       Foi através de um convite do professor e amigo João Marcelo Zambeli, o qual era diretor responsável pela equipe de futebol da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor).
       A equipe era comandada pelo Prof. Técnico Edison Santos, onde tinha na equipe vários atletas conhecidos, alguns que atuavam no Grêmio Nestlé e em outras equipes do futebol amador de Três Corações.
      ITA da Nestlé também defendeu a camisa da Seleção Tricordiana representada pela LET.
      Hoje o Atleta ITA desde o ano de 2007, joga na “Pelada dos Amigos do Brasil", sendo reconhecido como um destaque do ano de 2019, um prêmio que vem completar a homenagem a um grande esportista tricordiano e um exemplo para os futuros atletas da nossa cidade. Sabe de uma coisa? Deus é realmente fantástico!
    ITA da Nestlé correu muito pelos campos e correu pela vida e a vida exige que você se fortaleça e vença todos os seus obstáculos como você venceu, como o esporte x vida nós ensina: É a Lei da Compensação.

Se você se esforçar, terá o que deseja. Caso contrário, o desejo não chegará a você sem nenhum esforço.

FIM


Nenhum comentário:

Postar um comentário