segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A CIDADE NA UTI


Por: VALÉRIO NEDER

No próximo dia 23, Três Corações vai completar 130 anos de emancipação política. 

Não sei se a cidade tem muito a celebrar, nesse atual momento.
 Em retrospectiva, quando nos recordamos de nossos avós - e de seus causos - parece-nos que foi ontem que a cidade quis ser dona de seu destino, quis guiar-se com luz própria. 
Também ao observamos, com certa atenção, o transcorrer da história, há momentos de grande progresso, como há momentos de dolorosa estagnação. 
Atualmente, a cidade não vai bem, como o país não vai bem. Contudo, existem aspectos particulares, que dizem respeito somente à nossa cidade, que são ainda mais inquietantes. 
O que se move nos subterrâneos da economia local não é auspicioso. 
Como se dizia nos meus tempos de menino, paira no ar um cheiro de borracha queimada. Alguns acontecimentos de abrangência nacional e, outros, restritos ao nosso pequeno universo citadino, previstos para acontecer em 2015 e que as autoridades da hora insistem em não ver, nem em dirimir o seu impacto, podem resultar em consequências imensamente desastrosas. 
Queria, nesta hora, dizer apenas parabéns e congratular-me com meus amigos e conterrâneos, mas isso não me faria bem, tão pouco seria honesto. 
A hora é, sim, de preocupação e cuidados. 
E ninguém precisa ser gênio para fazer a leitura correta da realidade.
 Por outro lado, ninguém pode ser tão ingênuo ou irresponsável a ponto de negar os fatos e não ler as entrelinhas. 
Eu gostaria imensamente de dizer neste final que posso estar redondamente enganado - acontece que não estou. Também não estou professando catástrofes nem disparando falsos alarmes. 
Antes que seja irremediavelmente tarde - porque, de fato, já é muito tarde - corram, auscultem, diagnostiquem e mediquem. 
Para nossa tristeza, o caso é grave.
PS - Recortem e guardem, em meados de 2015 voltaremos a conversar.


TRÊS CORAÇÕES - MG A TERRA DO REI PELÉ!
fonte:www.facebook.com/photo.php?fbid=659423944176998&set=a.390749441044451.1073741829.100003281956545&type=1&theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário