quarta-feira, 16 de novembro de 2016

ONDE ANDA O PROFº NEY FRANCO E SUA HISTÓRIA ?

NEY FRANCO
Ney Franco

Ney Franco é formado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. 
Trabalhou três anos nas divisões de base do Atlético-MG e depois mais onze anos nas do Cruzeiro, antes de iniciar sua carreira de treinador no Ipatinga.
O Prof. Próspero Paoli, da Universidade Federal de Viçosa foi o responsável por estimular Ney Franco a trabalhar com o futebol. 
Ele nos conta que “Ney jogava comigo na LUVE, era meu Capitão. 
Muito inteligente, mas acima de tudo observador.
 Quando fomos sediar aqui em Viçosa a Taça Belo Horizonte de Futebol Junior, entramos com a Equipe da LUVE para representar a Cidade.
 Mas Eu iria coordenar o evento, o que me impedia de continuar dirigindo a LUVE.
 Assim, indiquei aos Professores Thiebhaut e José Muanis o nome de Ney. 
No início Ele recusou, mas depois assumiu e fez uma bela campanha na Taça, saindo da competição na moeda. 
Em 1992, Ele se formou, e aí foi trabalhar no convênio do Atlético com o Cavaleiro Negro em Belo Horizonte. 
Logo após assumiu a preparação física do Infantil do Galo. 
Mas chegou a desistir da carreira.
 Foi quando na primeira gestão do Zezé Perrela a frente do Cruzeiro, o Ney indicado por mim e pelo Chafith assumiu o Infantil do Cruzeiro, iniciando sua bela trajetória no futebol. 
Foi o pioneiro oriundo da UFV a entrar no mercado do futebol. 
Ele abriu portas para outros tantos”.
Ganhou notoriedade nacional já em seu primeiro torneio, quando levou a equipe do Ipatinga à conquista do título de Campeão Mineiro de 2005. 
Na ocasião era a primeira vez, em quarenta anos, que um clube de fora da capital vencia aquele campeonato regional. No ano seguinte, o Ipatinga, uma vez mais, surpreendeu a todos e conseguiu chegar novamente à final do Campeonato Mineiro. 
Desta vez, porém, o título acabou ficando nas mãos do Cruzeiro.
Em virtude do título mineiro de 2005, o Ipatinga havia entrado na disputa da Copa do Brasil. 
Ney Franco, então, conduziu o Ipatinga, desde o primeiro jogo da competição, até a fase de semifinais, quando seu time foi eliminado pelo Flamengo.
Naquele momento, o Ipatinga, que havia passado por grandes equipes, como o  Botafogo, Campeão Carioca de 2006) e o Santos (campeão Paulista de 2006), despedia-se da Copa do Brasil. 
O reconhecimento do excelente trabalho de Ney Franco diante do Ipatinga permitiu que o técnico continuasse na competição, ao ser contratado pelo próprio Flamengo.
A final da Copa do Brasil de 2006 foi disputada entre Flamengo e Vasco, dando pela primeira vez na história do torneio dois clubes da mesma cidade chegavam à final. 
Antes do primeiro jogo, o Vasco foi apontado como o favorito ao título, porém, Ney Franco mostrou-se ousado ao mudar o esquema tático do Flamengo, e o que se viu foi uma enorme superioridade da equipe rubro-negra. 
O Flamengo venceu as duas partidas e, pela primeira vez em sua curta carreira como treinador, Ney Franco conquistava um título nacional.
Ney Franco continuou à frente do Flamengo, no início da temporada 2007, e apesar de alguns percalços em seu caminho conseguiu levar o rubro-negro às conquistas da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca de 2007.
 Por outro lado, na Libertadores da América tida como prioridade pela diretoria, Ney somente conseguiu avançar com sua equipe até às oitavas-de-final, tendo sido desclassificado pelo time uruguaio do Defensor.
Apesar da precoce eliminação na Libertadores, Ney continuou como treinador do Flamengo para o Campeonato Brasileiro.
 Porém, alguns meses mais tarde, não resistiu à fraca campanha do time na competição e acabou sendo demitido. Poucas rodadas à frente, ainda durante o Brasileiro de 2007, foi contratado pelo Atlético-PRt, em substituição ao consagrado Antônio Lopes.
No início de 2008, Ney Franco continuou no comandando o time do Atlético-PR, que acabou vice-campeão do Paranaense após um início de campeonato avassalador no campeonato.
 Desgastado com o clube, em virtude da perda do Estadual, Franco acabou sendo demitido logo nas primeiras rodadas do Brasileirão.
Depois da demissão do Atlético, Ney Franco ficou sem clube até meados de 2008, quando assinou com o Botafogo.  Assumindo um time abalado pela traumática do Campeonato Carioca e pela eliminação na Copa do Brasil. 
Ney conseguiu conduzir o Botafogo durante o Campeonato Brasileiro, que terminou a competição na sétima posição.
Em 2009, Ney seguiu á frente do Botafogo e, inesperadamente, levou seu time à conquista da Taça Guanabara e à final da Taça Rio. Tendo perdido a Taça Rio para o Flamengo, o resultado se repetiria na decisão do Estadual e, com isso, ficou apenas com o vice-campeonato.
Em agosto, Franco foi demitido do alvinegro carioca devido aos maus resultados do Brasileirão. 
No dia seguinte à sua demissão do Botafogo, Ney Franco acertou com o Coritiba para o restante do Campeonato Brasileiro de 2009, com a missão de ajudar o clube a sair da incomoda posição que o deixava na zona de rebaixamento. 
Na última rodada do campeonato do ano passado, o Coritiba, que enfrentou o Fluminense, empatou, não conseguindo manter sua vaga na Série A em 2010, e sendo rebaixado no ano do seu centenário.
Em 2010, Ney começa uma série invicta de 8 partidas pelo Coritiba onde perde a invencibilidade para o rival para o Paraná Clube. Esta derrota não abala seu time que conquistou o super-mando de campo (bônus para melhor time da primeira fase do paranaense) e com a mídia apontando o seu time como o principal candidato ao título.
Na segunda fase, com uma ótima campanha, o Coritiba foi Campeão Paranaense invicto, vencendo a competição com uma rodada de antecedência em cima do arqui-rival, Atlético Paranaense.
No início do ano, Ney assume papel importante no momento mais difícil do Coritiba, associando-se ao clube e demonstrando que ele quer devolver o clube à Série A do Brasileiro.
 Em 23 de setembro, foi anunciado como novo técnico da Seleção Brasileira Sub-20 e coordenador das divisões de base. Mantendo seu compromisso com o Coritiba, Ney cumpre seu contrato até o final de 2010, ainda sagrando-se campeão Brasileiro Série B com uma rodada de antecedência.
 Pela seleção sub-20, sua principal missão foi classificar o Brasil as Olimpíadas de Londres, por meio do  Sul Americano Sub 20, vencendo o Uruguai por 6-0 na última rodada, Ney Franco é novamente campeão, classificando o Brasil para as Olimpíadas 2012.
Com um bom trabalho na Seleção de base, inclusive conquistando o Campeonato Mundial, Ney Franco foi contratado, em Julho de 2012, pelo São Paulo para ser o substituto de Emerson Leão após a eliminação na Copa do Brasil e a derrota por 1 a 0 para a Portuguesa.
Apesar do início ruim de trabalho, Franco se firmou e, ao final do ano, além de conseguir vaga à Libertadores 2013 via Brasileirão, também devolveu, depois de quatro anos, um título ao Clube, a Sul-Americana, que dá ao seu campeão o direito de disputar a mais importante competição do continente no ano seguinte.
 Com isso, seguindo a promessa do presidente Juvenal Juvêncio deve receber carta branca para tocar a equipe.
No dia 5 de Julho de 2013, Ney Franco deixa o São Paulo. Após demissão do então técnico do Vitória, Caio Júnior.
 Ney Franco é anunciado como novo treinador do clube baiano para o segundo turno do Brasileirão. 
Seu desempenho o deixou em evidência, após assumir o time na 10ª colocação levando o time a disputar uma vaga para a Copa Libertadores até a última rodada, ficando na 5ª posição, a um ponto da zona.
Ney Franco disputou sua primeira final comandando o Vitória pelo Campeonato Baiano, por ter feito a melhor campanha, jogava por dois resultados iguais, mas acabou perdendo por 4-2 no placar agregado contra o rival Bahia. Ney Franco deixou o comando do rubro-negro baiano após um empate por 1-1 contra o Bahia, em partida válida pelo Brasileiro.
Logo após pedir demissão do Vitória, Ney Franco assumiu o Flamengo. 
Será sua segunda passagem pelo Rubro-Negro carioca, onde defendeu nos anos de 2006 e 2007.
 Porém, no dia 23 de Julho de 2014 foi demitido do clube após uma grande sequência de derrotas.
No dia 03 de Novembro de 2015, após 6 partidas sem vencer pelo Campeonato Brasileiro, sendo 5 derrotas e 1 empate, Ney Franco é demitido do Coritiba, deixando a equipe na 18°colocação .

Ney Franco atualmente encontra-se nos Estados Unidos, onde está reciclando seu conceitos no futebol e aprimorando a língua inglesa.

fonte: http://www.nucleofutebol.ufv.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário