domingo, 26 de dezembro de 2010

Aluno de Ed. Física publica crônica no Estado de Minas

Letícia Bessa
O aluno do 8º período de Educação Física do UniBH Aroldo Luis Ibiapino Cantanhede publicou, neste 2º semestre, uma crônica na seção D+, do jornal Estado de Minas. O texto de Aroldo foi intitulado .

                                               "Está na Hora de nos unirmos".
"A crônica fala sobre a oportunidade que o país terá de se desenvolver em virtude dos grandes eventos esportivos mundiais que acontecerão no Brasil nesta década. Fala também do investimento no profissional de Educação Física, tão importante, mas esquecido", resume o aluno.
Está na hora de nos unirmos
Brasil tem uma das maiores chances de se desenvolver econômica e socialmente O Brasil na próxima década estará no olho do furacão esportivo. Em 2011, teremos em terras brasilis quatro eventos internacionais sendo que dois deles ocupam o digamos, "Patamar Celeste" dos eventos esportivos mundiais: Copa do Mundo e Olimpíadas. O outro menos conhecido é o Campeonato Mundial Militar. Assemelha-se em quantidade de gente e esportes às Olimpíadas e, finalmente, a Copa das Confederações, torneio preparatório para a Copa do Mundo. Sem contar os diversos campeonatos específicos de várias modalidades.

Pois é, que faremos agora? Simples, faremos o que tem de ser feito. Chegou a hora de mostrarmos um país forte, um país que deve ser visto como sério, organizado. Chega de chantagem político-emocional dizendo que sem o dinheiro do pré-sal não teremos nem Copa do Mundo nem Olimpíadas. Está na hora de nos unirmos. Do grande ao pequeno, adversários políticos, torcidas rivais, cão e gato. O Brasil tem uma das maiores chances de se desenvolver econômica e socialmente.

Está na hora de nos unirmos para investir na Educação, no esporte, no turismo de todas as formas possíveis, do livro ao material esportivo, na construção de Escolas, quadras cobertas, nos trens de passageiros por todo esse enorme país.
Queremos muitas medalhas? Então está na hora de encararmos com seriedade a Educaçãofísica Escolar e o seu profissional. Vale lembrar que a maior medalha é a Educação da mente e também do corpo. É na aula de Educação física que a criança trava seu contato com a cultura corporal do movimento. Atleta de alto rendimento é outra história, contudo é lá na Escola que tudo começa.

Da Escola ele pode ser enviado para o campo, para a pista, para a quadra. O profissional deEducação física é condição sine qua non para a descoberta de talentos. Surge então uma pergunta: temos esses profissionais (licenciados nessa área do conhecimento) em todas asEscolas que oferecem a Educação básica? Não.

Está na hora de nos unirmos e investir mais no esporte, bem mais, só o que está aí ainda não adianta. Tem atleta de alto nível que ainda anda pedindo "esmola" pra treinar e competir. E é preciso também fazer com que o que foi investido não se perca, a sociedade deve usufruir desses bens, seja para o lazer, aprendizagem ou treinamento. Para falar a verdade... Já passou da hora de nos unirmos. Essa é a década da transformação de uma nação inteira por meio do esporte e vai demorar muito para que outra oportunidade como esta apareça.
Fonte: Estado de Minas (MG)

2 comentários:

  1. Excelente artigo mostrando a importância do profissional de EF. Parabens.

    ResponderExcluir
  2. é isso ai!!! importante lembrar sempre que o governo federal precisa de incentivar mais o mercado de trabalho do educador fisco , e isso ele nao tem feito !

    ResponderExcluir