sábado, 23 de fevereiro de 2013

POÇOS DE CALDAS -MG , 10 ANOS SEM MAURO RAMOS


Memória histórica do esporte: 


10 anos sem Mauro Ramos de Oliveira

 Na segunda-feira, 18, completou-se 10 anos do falecimento do capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1962, o poços-caldense Mauro Ramos de Oliveira. O ex-zagueiro que ergeu a Taça Jules Rimet alusiva ao bi-campeonato mundial morreu aos 72 anos, em uma manhã de quarta-feira, na Santa Casa local, onde estava internado em recuperação de um câncer no estômago.
O corpo de Mauro Ramos foi velado durante todo o dia de 18 de setembro de 2002 no hall da Câmara Municipal, onde centenas de pessoas passaram por lá para dar o último adeus ao capitão da seleção.
QUEM É QUEM
Mauro Ramos de Oliveira foi um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro em todos os tempos. Apelidado de "Martha Rocha", ele jogava com elegância, em vez de força bruta, e por isto ganhou o apelido da primeira miss brasileira, eleita em 1954 e celebrizada pelo segundo lugar no concurso de Miss Universo do mesmo ano. Natural de Poços de Caldas, Mauro nasceu em 30 de agosto de 1930 e atuou por Esportiva Sanjoanense e Caldense.
Em 1948, foi para o São Paulo, onde venceu o Paulistão daquele ano e outros três campeonatos estaduais até ser contratado pelo Santos, em 1960. Na Vila Belmiro, fez parte de um dos melhores times da história do futebol. Ao lado de nomes como Gilmar, Zito, Pepe, Coutinho e Pelé, o zagueiro ganhou dois títulos da Libertadores e dois Mundiais de Clubes, em 1962 e 1963. Mauro também fez história com a camisa verde-amarela. Ele foi campeão da Copa América de 1949, embora tenha ficado surpreendentemente de fora do elenco que Flávio Costa comandou na Copa do Mundo de 1950.
Quatro anos mais tarde, amargou nova frustração, ao ficar no banco durante o Mundial da Suíça. E quando a Seleção finalmente ergueu o troféu mais cobiçado do futebol, na Suécia, em 1958, ele não entrou em campo uma vez sequer. Perto de completar 33 anos, porém, ele voltou à Seleção e à Copa do Mundo. Mauro não só participou de todos os jogos da campanha de 1962, como também o fez vestindo a braçadeira de capitão, depois de deixar Bellini, o capitão de 1958, na reserva.
Em Poços, no início da avenida David Benedito Ottoni, ao lado do clube onde deu os primeiros passos com a bola, uma estátua do saudoso Mauro imortaliza o ápice de sua carreira esportiva, quando ergueu a taça no Chile.
FONTE  JORNAL DA CIDADE, POÇOS DE CALDAS-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário