quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Apenas Caldense, Boa Esporte e Tricordiano foram contrários à realização da Primeira Liga Sul - Minas - Rio 2016

Clubes dão o aval e FMF oficializa apoio à Liga Sul-Minas-Rio




Decisão foi tomada em reunião nesta terça-feira entre os clubes que disputam o Módulo I; lei que exige a Certidão Negativa de Débito (CND) também foi discutida.

Por oito votos a três (e uma ausência), os clubes do Módulo I do Campeonato Mineiro chancelaram a realização da Primeira Liga no próximo ano, competição que vai reunião 12 equipes do Sul do país e dos Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. 


O apoio oficial da Federação Mineira de Futebol (FMF) foi definido nesta terça-feira em reunião na sede da entidade.

Agora, o presidente da FMF, Castellar Neto, irá levar o posicionamento da federação para a assembleia extraordinária da CBF que dará ou não o aval para o torneio. 


O encontro está marcado para a próxima terça-feira (27). As federações gaúcha e catarinense já se manifestaram a favor do campeonato interestadual.

A própria CBF também já tinha dado o seu OK mas, na segunda-feira, depois de receber um ofício da Federação do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), a entidade informou ao diretor executivo da liga, Alexandre Kalil, que o campeonato precisaria passar pelo crivo das federações.

CBF se diz simpática à liga, mas critica competição a qualquer custo Alexandre Kalil ironiza Walter Feldman: 'Sou o ruim, ele é o bom'

Diante do posicionamento, Kalil anunciou o rompimento com a confederação e avisou que a liga vai organizar a competição sem qualquer apoio da CBF.

Um dos receios das equipes do interior de Minas é que a Primeira Liga possa esvaziar o Estadual. 


A reunião desta terça-feira foi realizada, justamente, para ratificar os compromissos dos times da capital com o Campeonato Mineiro.

“Atlético, Cruzeiro e América vão deixar o Campeonato tão bom como sempre foi”, explicou Alencar da Silveira Júnior, integrante do conselho de administração do Coelho.


 Das 12 equipes que disputarão o Estadual de 2016, apenas Caldense, Boa Esporte e Tricordiano foram contrários à realização da Primeira Liga.


Certidão negativa

Outro assunto em pauta na reunião desta terça-feira foi a exigência da Certidão Negativa de Débito (CND) para participação dos clubes em competições oficiais, uma determinação prevista na lei 13.155 que instituiu, entre outras coisas, o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro, o Profut.

A FMF orientou os clubes da necessidade de se obter o documento e evitar contratempos no Estadual. 


A adesão ao Profut é apenas para clubes que tenham dívidas tributárias. 
O Atlético já aderiu ao Profut. 

Cruzeiro e América vão seguir o mesmo caminho.

Alencar, no entanto, criticou as exigências da lei. 

“Vamos trabalhar para aderir, mas isso vai criar uma indústria de advogados especialistas para fiscalizar e beneficiar os clubes de fora”, ressaltou o dirigente americano.

fontes : Fonte: JORNAL O TEMPO / 
 http://www.galotricordiano.blogspot.com.br/2015/10/clubes-dao-o-aval-e-fmf-oficializa.html#more

Nenhum comentário:

Postar um comentário