quarta-feira, 18 de março de 2020

Homenagem a um grande ex-atleta do Atlético Clube de Três Corações - ACTC : José Raimundo Azevedo

Por: Prof. Ms.Edison Santos 

José Raimundo  Azevedo (1949) é um ex-atleta Profissional de Futebol nascido em Paredes do Sapucaí -MG,  jogou na Seleção da Colonia Santa Fé - FHEMIG , Segunda avenida Fc, Nova Lima como atleta Amador de Futebol  e Atlético Clube de Três Corações como Profissional.



 SUA  INFÂNCIA EM PAREDES DO SAPUCAÍ (MG)

José Raimundo  Azevedo  (1949) ou Zéraymund, nascido em Paredes do Sapucaí (MG), morou na roça onde foi criado pelo pai, que era um peão de boiadeiro, um homem da roça!

Sua mãe foi obrigada a afastar do pai, deixando quatro (04) irmãos pequenos, com ele com 05 anos de idade, quem fazia as tarefas de casa era seu pai!

Um atleta de futebol, um jogador não se faz, ele já nasce com Dom, meu pai não permitia que eu chutasse bola, jogasse futebol!

Mas como criança, sempre tem ideias mirabolantes, na minha casa havia muitos pés Laranjeiras, as laranjas foram as minhas amigas e minhas companheiras!

Toda criança ganha quando pequeno uma bola,uma chuteira ou um carrinho ou uma boneca se for menina.

Como na minha casa tinha muitas Laranjas, pegavam elas e fazia embaixadinhas de pé direito e esquerdo e virava para um muro que lá existia e chutavam na sua direção, elas espatifavam e escorria caldo de laranja e os bagaços que ficavam pela força aplicada com o chute ficavam no chão, esparramadas!

Quando meu pai chegava do trabalho via tanto bagaço de laranja no terreiro e ai o coro comia, batia em mim, e eu na inocência da criança sempre repetia o meu treinamento sem saber que estava treinando e fazendo algo errado, que contrariava meu pai!

P assando os tempos os meninos da minha cidade, minha terra não me deixavam, não permitiam que uma criança como eles na idade e tamanho, mas diferente!

Onde esta minha culpa, queria brincar, mas eles não me deixavam participar, jogar bola com eles, era a brincadeira que mais gostava de fazer, mas tudo bem, isto podia ficar para lá, mas a maldade daquelas crianças comigo, era o que saia das suas bocas!

A Palavra “Morfético”, eles me chamavam deste nome que nem consciência eu tinha daquele mal,o que realmente era, e que somente prejudicava a mim!

O meu coração estremecia e minha cabeça doía muito forte, uma dor que não era passageira, e que até hoje sinto aqui dentro de mim, pelo insulto daquela palavra que soa nos meus sonhos das minhas lembranças!

Certo dia, um final de semana uma equipe de outra região da minha cidade foi nós visitar, no nosso campo eu já com os meus 09 anos de idade, ainda sem saber o que acontecia queria brincar, jogar futebol!

Mais as coisas não aconteceram como deveria acontecer, um dos meninos que sempre gritava e me humilhava nas nossas peladas, apareceu mais uma vez, antes da partida.

A equipe da cidade vizinha faltou um jogador, e a nossa tinha muito mais, quando veio do lado da minha equipe quase perto de mim uma voz , põem este Morfético para jogar para vocês!

Ali começou a minha historia no futebol, fui sem nenhuma objeção, juntei com as crianças da outra região e comecei a jogar com toda vontade, que vinha de dentro, uma força imensa saia do meu corpo e das minhas pernas!

Cada bola que chegava aos meus pés era drible que terminava em gols, cada chute que saia das minhas pernas ia para os fundos da rede, fiz 04 gols um mais bonito que o outro, acabei com o time deles, e na rodinha entre eles, ouvíamos “não sabia que este doente jogava”!

O prêmio pelos dribles e gols foi a minha retirada do grupo escolar, onde meu próprio Tio era o diretor, os pais fizeram reuniões e exigiram que saísse da escola, os pais dos alunos não queriam que seus filhos ficassem perto ou convivessem com o doente de ‘’ LEPRA’’, a solução do problema que não sei se saiu do meu pai, ou das autoridades, foi me mandar para Três Corações onde se encontrava o Sanatório Santa Fé, que era uma Colônia com pessoas que tinham a minha mesma doença.

José Raimundo  Azevedo (1949) é um ex-atleta Profissional de Futebol residi em Três Corações- MG, onde tem como profissão Taxista , e nas horas de lazer gosta de cantar e tocar no seu violão o seu eterno companheiro uma boa musica Brasileira.


Obrigado é Parabéns  
Zé Raimundo.

A imagem pode conter: 1 pessoa




Nenhum comentário:

Postar um comentário