quinta-feira, 12 de março de 2020

Treinamento Funcional para o Futebol

Por : Equipe Studio sano
Não adianta, quando falamos em esporte o futebol é a grande paixão nacional. E os apaixonados dividem-se entre os que torcem, os que jogam e os que torcem e jogam.



E quando falamos dos que jogam a grande maioria faz parte da categoria “atleta de final de semana” e joga só por diversão, não é mesmo? E também, muitas vezes não faz nenhuma outra atividade física além de jogar futebol, é o teu caso?
O que acontece é que assim como os outros esportes o futebol mesmo quando jogado só de forma amadora, “só de brincadeira”, exige o envolvimento de muitas capacidades físicas ao mesmo tempo.
E isso demanda uma preparação do teu corpo, para que você possa ser o artilheiro da partida e não ter nenhuma lesão que te impeça de jogar os próximos jogos, ou pior ainda que além de ter reflexos nos jogos também prejudique sua vida diária.
De forma geral as capacidades físicas envolvidas durante um jogo de futebol são: coordenação motora, força, potência, resistência, agilidade e velocidade. E, treinar estas capacidades é o principal foco do treinamento funcional específico para o futebol.
Dentre os benefícios de fazer o treinamento específico estão uma melhora da performance, melhor condicionamento físico, menor tempo de recuperação pós-jogo, diminuição do risco de lesão e tudo isso irá ter reflexo em você correndo mais e se cansando menos, fazendo mais gols, terminando os jogos menos cansado e ainda tendo um menor risco de lesões.

Quer saber como?

Leia este artigo até o fim, nós vamos te explicar e exemplificar como o treinamento funcional irá te preparar para mandar muito bem dentro do campo ou mesmo, só inspirar o teu treino, tornando-o diferente e desafiador.
Então vamos entender um pouco mais como funciona exatamente cada uma destas capacidades físicas que são tão importantes para você ter o drible mais rápido do time.

Ao final desse texto você também poderá assistir um vídeo com todos os exercícios descritos a seguir.

Treino de Força voltado ao futebol:

Já pensou que legal? Deixar seu chute a gol mais forte e ao mesmo tempo proteger seu joelho, ou você goleiro, lançar a bola com as mãos mais longe e ainda proteger seu ombro.

Pois é isso que o treino funcional de força vai fazer por você.

Dentro do treinamento funcional direcionado para o praticante de futebol, o treino de força possui vários objetivos, como por exemplo, preparar a sua musculatura para executar de forma mais segura os movimentos do jogo.

É o que chamamos de melhora da resposta muscular nos movimentos específicos do jogo, como chutes, saltos, giros, arremessos com as mãos, acelerações e desacelerações bruscas, etc.
E pensando em todos que praticam o futebol, sejam profissionais, amadores, ou aqueles que jogam apenas para se divertir aos finais de semana, o treino de força possui uma função que vai ajudar a todos: proteger as articulações.

Isso significa que treinar a força muscular irá gerar uma prevenção de lesões, como entorses, estiramentos musculares, rompimentos parciais ou totais de ligamentos e tendões, como o famoso ligamento cruzado anterior (LCA), pois você com certeza conhece alguém que já o machucou feio o joelho durante uma partida de futebol

O treinamento funcional de força específico para o futebol irá lhe proporcionar uma musculatura melhor desenvolvida que servirá como proteção para as articulações e tendões.
Ainda neste sentido de prevenir lesões, o trabalho de força também previne e corrige vícios posturais criados ao longo do seu dia-a-dia, onde a musculaturas do core (região central do corpo) fraca, por exemplo, podem levar às tão comuns dores lombares, que acabam sendo maximizadas durante ou após uma partida de futebol.


fonte: https://www.studiosano-rs.com/single-post/Treinamento-Funcional-para-o-Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário