quinta-feira, 23 de outubro de 2014

23 de outubro, o dia do aniversário de Pelé, o Deus do futebol

O dia 23 de outubro pode ser considerado uma espécie de Natal para os apaixonados por futebol. Pois neste dia, há 74 anos, nasceu Pelé, o maior de todos os tempos, o Deus do esporte bretão.
Mineiro da cidade de Três Corações, filho de dona Celeste Arantes e de João Ramos do Nascimento, o Rei recebeu o nome de Edson Arantes do Nascimento. O primeiro nome do ex-futebolista é uma homenagem do pai ao inventor americano Thomas Edison.
Descoberto pelo ex-jogador Waldemar de Brito, Pelé iniciou sua carreira no Santos em 1956, aos 16 anos, e dez meses depois já estava disputando a primeira partida com a camisa da Seleção Brasileira. Com atuações brilhantes, logo apareceram propostas de clubes europeus. Porém, as condições econômicas da época e as regulações no futebol nacional puderam fazer com que o Santos mantivesse Pelé no clube até 1974. Em 1975, ele foi defender o americano New York Cosmos.
Com a camisa do Peixe, Pelé conquistou 10 Campeonatos Paulistas, quatro Torneios Rio-São Paulo, seis Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores da América, dois Mundiais Interclubes, entre outros. Também defendendo o time da Vila Belmiro, o Rei marcou o seu milésimo gol. Foi no Maracanã, um dos seus palcos preferidos, no triunfo do Peixe por 2 a 1 sobre o Vasco. Pelé cobrou pênalti contra o argentino Andrada em 19 de novembro de 1969 e balançou a rede pela milésima vez.
“Pensem no Natal, pensem nas criancinhas”, disse Pelé, cercado por jornalistas, após o gol, no gramado do Maracanã.
Ao todo, foram 1283 gols em 1367 partidas, com uma média de 0,94 gols por jogo. Levando em consideração estatísticas oficiais, são 757 gols em 812 partidas, com uma média de 0,93 tentos por jogo.
Com a camisa da Seleção Brasileira, Pelé brilhou, muito. Ele é um dos principais responsáveis pelo Brasil ser considerado o país do futebol. Como não poderia ser diferente, é ele o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, contabilizando 95 gols em 123 partidas. Pelé é também o único jogador da história a ser campeão da Copa do Mundo em três oportunidades (1958, 1962 e 1970). Além de Rei no futebol, Pelé foi escolhido em duas oportunidades como o Atleta do Século. A primeira vez foi em 1981, pelo jornal francês L’Equipe. Depois, em 1999, pelo Comitê Olímpico Internacional.
Na Copa de 1958, com apenas 17 anos, Pelé mostrou que não estava no mundo a passeio. Foram seis gols do então garoto, sendo que dois na decisão, no 5 a 2 sobre a anfitriã Suécia. Em 1962, o Rei marcou no jogo de estreia do Brasil, na vitória por 2 a 0 sobre o México. Porém, na segunda partida, no 0 a 0 com Tchecoslováquia, ele se lesionou e não entrou mais em campo, deixando para Garrincha o posto de protagonista daquele time.
Em 1970, numa equipe que é considerada por muitos como a melhor de todos os tempos, Pelé novamente desequilibrou. Foram “apenas” quatro gols, mas a importância do Rei naquele time era muito maior do que balançar a rede. Apesar de o capitão ter sido Carlos Alberto Torres, ele liderou um verdadeiro time de estrelas ao tricampeonato mundial do Brasil.
Além dos três Mundiais, Pelé teve outras importantes conquistas com a camisa da Seleção: duas Copas Roccas (1957 e 1963), uma Taça do Atlântico (1960), três Copas Oswaldo Cruz (1958, 1962 e 1968) e uma Taça Bernardo O’Higgins (1959).
Entre suas muitas conquistas individuais, estão: Melhor Jogador Jovem da Copa do Mundo (1958), Bola de Ouro da Copa do Mundo (1970), Craque do Time das Estrelas da Copa do Mundo (1958 e 1970) e Melhor Jogador do Século FIFA (2000).
Sua despedida da Seleção Brasileira foi em 1971, em um empate em 2 a 2 com a Iugoslávia, no Maracanã. A despedida dos gramados foi em 1977, em um jogo entre New York Cosmos e Santos. O Rei defendeu cada time em um tempo, marcando um gol pela equipe americana, que venceu por 2 a 1.
Pelé é também o único brasileiro a receber uma honraria do Reino Unido, pelas mãos da Rainha Elizabeth no Palácio de Buckingham. Em 1997, ele foi condecorado com a medalha Knight of the British Empire (Cavaleiro Comandante do Exército Britânico) por promover o futebol e popularizá-lo no mundo.
fonte:www.euvivoesporte.com.br/esportes/futebol/selecao-principal/noticias/23-de-outubro-o-dia-do-aniversario-de-pele-o-deus-do-futebol-3701

Nenhum comentário:

Postar um comentário