quinta-feira, 5 de maio de 2011

ATLÉTICO CLUBE DE TRÊS CORAÇÕES 97 ANOS DE VIDA E EMOÇÃO

POR: PROF.Ms.EDISON SANTOS

                Atlético Clube Três Corações   Minas Gerais - Fundado em 1913

   Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.
      O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário.
     No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo.
    Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.
    No ano de 1904, foi criada a FIFA ( Federação Internacional de Futebol Association ) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções ( Copa do Mundo ) de quatro em quatro anos. Em 2006, aconteceu a Copa do Mundo da Alemanha, que teve a Itália como campeã e a França como vice.
    A FIFA também organiza campeonatos de clubes como, por exemplo, a Copa Libertadores da América, Copa da UEFA, Liga dos Campeões da Europa, Copa Sul-Americana, entre outros.
   No Sul do Estado de Minas Gerais na cidade de Três Corações, nas terras de Campanha cidade do Bispo, vizinho da cidade das águas a bela Cambuquira, Data do ano de 1913, quando um grupo de apaixonados pelo futebol reuniu-se na casa do Sr. Miguel Ainda e elegeu sua primeira diretoria, tendo como Presidente o Sr. Valério Ludgero de Resende. Inicialmente adotaram a cor vermelha e as iniciais do América do Rio de Janeiro (AFC), optando pelo nome de Atlético Futebol Clube. Tempos depois foi proposta uma nova denominação, e por todos aceita. Atlético Clube Três Corações.
    A eterna rivalidade esportiva com a vizinha cidade de Varginha é tão antiga quanto o próprio Atlético, pois já na primeira partida, em 20 de janeiro de 1.914, houve muita confusão e pancadaria, mas a vitória foi nossa: 2 X 0 .
     Em 1.927, devido a grandes desavenças entre as diretorias do Atlético e da Associação Esporte Clube, o agente executivo (Prefeito) Cornélio Andrade Pereira foi obrigado a intervir, promovendo a extinção dos dois clubes. Esta decisão duraria até o ano de 1.938, quando o médico Dr. Daniel volta do Rio de Janeiro e juntamente com outros companheiros, conseguem reerguer o Atlético.
     Em 1.941, a Liga Esportiva Tricordiana (LET), reunindo jogadores do Atlético, Raul Chaves (Canto do Rio) e Colégio Estadual conquista a Taça Guaraína, a mais importante competição Sul-Mineira.
   Naquele time jogava Dondinho, pai do maior jogador de futebol de todos os tempos: O Rei Pelé.
     De 1.941 até 1.966, mesmo no amadorismo, o Atlético formou grandes times e viu despontar inúmeros craques.
     Em 1.960, conquista o difícil e decantado Torneio sul-mineiro.
     Em 1.966, inaugura a sua sede social, em 1.967 forma o primeiro time profissional.
     Em 1.970, disputa o campeonato mineiro da primeira divisão, com jogadores trazidos do Cruzeiro de Belo Horizonte, onde se destaca o ponta direita Roberto Batata.
    Em 1.971, além de formar talvez a sua melhor equipe, ficando atrás apenas dos três grandes da capital: Atlético, Cruzeiro e América, viu o craque Vanderley Paiva, oriundo de suas fileiras ( e filho da terra) sagrar-se Campeão Brasileiro, defendendo o Atlético de Belo Horizonte.
   Depois de um longo período de altos e baixos, o Atlético volta a se destacar em 1.986, ano em que se sagra Campeão Mineiro da Segunda Divisão, fato que se repetiria em 1.992 com o Bi- Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, disputou a primeira divisão do campeonato Estadual nos anos de 1987, 1993 e 1994 e Campeonato nacional da Série C em 2001.  Agora, tão próximo da marca histórica em que irá completar os seus noventa e sete anos de existência, a emoção volta novamente com o Clube Atlético Tricordiano nas portas de retornar a elite do Futebol Mineiro, mas não foi desta vez certeza que continuaremos a buscar um lugar onde nunca devíamos ter saído e o povo tricordiano é merecedor de tal , no melhor futebol do mundo, rumo ao seu centenário.


    Mantendo o ATLÉTICO vivo e vibrante, para que nos dê ainda mais alegrias e glórias.


FONTE: SITE NÃO OFICIAL DA TORCIDA DO ATLÉTICO TRÊS CORAÇÕES-MG / GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário