Quando éramos crianças, queríamos nos aventurar com as nossas próprias histórias e pensamentos. Era algo incontrolável e muitas vezes incompreendido pelos adultos. A brincadeira vinha com muita naturalidade e pureza.
Antigamente, tínhamos espaço e tranqüilidade para brincarmos. E agora? Brincamos dentro do quarto, da sala?
Você já reparou como as crianças de hoje possuem dificuldades em brincar? Tem problemas em usar a criatividade até com brinquedos, por exemplo.
Será que existe alguma coisa errada ou somos ultrapassados?
O brincar não faz mais parte do repertório infantil?
Ah sim! O mundo moderno! Cursos e mais cursos... a informática.
E o corpo e a mente, como ficam?
O ser humano necessita de momentos livres. Sem compromisso e hora marcada. O homem nasceu para ser criativo, para ter pensamentos próprios ou até ter vontade de não pensar em nada.
Sabemos que o brincar na infância tem grande influência na formação do seu caráter. Quando brincamos, estamos aprendendo a viver, a conhecer o nosso corpo, respeitar o outro, perceber o seu meio e seus limites.
Brincar ajuda as crianças no seu desenvolvimento físico, mental, emocional e social;
Brincar é comunicação e expressão, associando pensamento e ação;
Brincar é um meio de aprender a viver e não em mero passatempo.
Como dizia Einstein: Brincar é a mais elevada forma de pesquisa.
Você pode aprender mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que uma vida inteira de conversação (Platão).
Pense nisso...
Por: Flávia Gazolli
Cristhiane Lobo
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