sábado, 7 de maio de 2011

O ESPORTE NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DE APLICAÇÃO DA UNINCOR -

Você sabe o que é esporte?


Se alguém perguntasse a você “o que é esporte?”, o que você responderia?

Você já parou para pensar sobre quais esportes já vivenciou na sua escola?

Bem, esses são alguns pontos sobre os quais pretendemos fazer você refletir.

    Essa é uma pergunta interessante, até porque, a prática esportiva dentro da escola não é novidade. Muitas escolas, principalmente as particulares, mantêm equipes de treinamento, cujos atletas são seus alguns de seus alunos. Essas equipes são formadas para disputar campeonatos interescolares, cuja finalidade é o ganho de troféu para a escola. Além dessa prática mais explícita de esporte, também há a vivência esportiva nas aulas de Educação Física.
        O esporte é um dos muitos conteúdos que o professor deve trabalhar nas aulas de Educação Física, como mostram os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física. Porém, existe uma discussão entre os especialistas dessa área, que afirmam que o esporte deve ser trabalhado de uma forma adaptada na escola. Isso significa que vocês, alunos, podem mudar as regras do jogo, quando todos os participantes da atividade estiverem de acordo; significa também que quando o esporte é apresentado na escola, não precisa ser necessariamente competitivo; e mais que isso: nas aulas de Educação Física não tem medalha! O que importa é aprender e se divertir! É por esses motivos que Valter Bracht, no seu livro “Aprendizagem social e Educação Física”, denomina essa prática de “esporte da escola”, já que o objetivo é que o aluno vivencie as práticas esportivas visando o prazer e não a competição. É por isso que o basquete da sua aula é sim um esporte, mas é um esporte apropriado para ser trabalhado de acordo com objetivos educacionais.
  Outra coisa importante é a de que é papel do professor propor também esportes menos comuns como conteúdo de suas aulas. Portanto, se o seu professor propuser uma aula diferente como esgrima, capoeira ou ginástica artística, ao invés do futebol ou do voleibol de sempre, não reclame! Tenha em mente que a aula de Educação Física é o momento de experimentar coisas novas.
Boa aula!

Fonte:  Paula Rondinelli





ALUNOS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO PARTICPANDO DO ESPORTE, NA MODALIDADE FUTSAL, NO COMANDO DOS PROFESSORES DE ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário