sábado, 31 de março de 2012

ELEIÇÕES

VICTOR CUNHA
Está chegando à época de mais uma eleição. Nas esquinas, nas rodinhas, nos bares a gente ficas sabendo de muitos casos interessantes comentados, de artimanhas políticas para vencer eleições! Quem não se lembra do caso das botinas, um pé era dado antes da eleição e se o Partido vencesse o outro pé era dado depois; as cédulas de dinheiro, rasgadas no meio, uma parte era dada antes e a outra depois se o Partido vencesse; os lotes de terrenos, somente passavam as escrituras se o Partido vencesse. Eu me lembro dos comentários, mas  contados como piadas, será que era verdade!? Vamos ver alguns:
O primo Guará contava que nosso “Tio-avô Tufi Alem” também era bem chegadinho à Política. Em certa eleição, ele aumentou a idade de nossos Tios Eduardo e Laura, para que eles pudessem votar! A coisa não estava muito boa para o seu Partido, tinha que ser aplicado todo golpe para vencer! Aí, perguntaram para a Tia Laura em quem ela havia votado, ela apenas respondeu: “Sei lá, o Tio Tufi meu deu as cédulas e eu somente as coloquei na urna”. Este é o verdadeiro “Voto Secreto”, havia dito o Tio Tufi!!!
 Em 1957 ou 58, quando o Expedito Amorelli trouxe a Agência do SAPS-Serviço de Alimentação da Previdência Social, havia formado junto com Ignácio Resck o PTB-Partido Trabalhista Brasileiro, com o apoio do Deputado Camilo Nogueira da Gama. Quase todos os dias havia reunião do Partido, e como sempre lá estava um casal, sentados bem na frente, aplaudindo com muita euforia. Quando acabava a reunião, o Ignácio levava o casal para jantar ou ao bar, comer sanduíches, mixto-quente, refrigerantes, cerveja, doces, balas, sorvetes, etc. Próximo das eleições, o Ignácio chamou o casal e pediu seus títulos de eleitor para registrar no partido. O cara respondeu: “Nós não votamos, Sô Ignácio, não temos títulos!”. O Ignácio, perguntou: “Então, o que vocês estão fazendo aqui, comendo, bebendo, sem parar?”.  O cara respondeu: “Nós viemos aqui “trocê”, nós somos “Getuiu Varga” até debaixo d´água!”



mesa_victor.jpg
O Chico da Calabresa, foi candidato a vereador, por uma única vez e fora derrotado. Lá na Mesa 7, certa vez, num bate-papo sobre eleições, o Chico contou-me três passagens interessantes, sobre eleições, acontecidas com ele: 1ª : - Depois das eleições, um certo amigo foi cumprimentá-lo por ter sido eleito. Ele respondeu: Eu agradeço, mas não fui eleito. O amigo, muito convicto, logo retrucou: Foi sim! Eu vi seu nome lá, “Chico do Rolo”, eu tenho certeza, eu mesmo votei em você! O Chico respondeu: Mas não sou eu, “Chico do Rolo” é um funcionário da Prefeitura, que é o candidato eleito e muita gente votou nele pensando que estava votando em mim!  2ª: - Uns seis meses antes das eleições, o Chico contou que havia uma família que tinha 12 ou mais votos e morava no Boa Ventura. Durante este período, ele dava Cesta Básica, pegava os recibos de luz e água para pagar e conquistar todos os votos da família! No dia de votar, um da família procurou o Chico, pedindo uma Kombi para levar seu pessoal para votar. O Chico, para não perder os votos daquela família que ele vinha tratando há alguns meses, perguntou: Em qual seção vocês votam, eu vou levando vocês aos poucos, no meu carro? O cara respondeu simplesmente: Não Seu Chico, nós não votamos aqui, nós somos eleitores em São Bento, queremos a Kombi para ir lá votar! O Chico, p-da vida, respondeu: Essa não, isto só acontece comigo, se vocês quiserem ir pra São Bento que se virem, vão de pé-dois! A 3ª e última: Outra casal, com uma filha pequena, havia ganho do Chico, por uns três meses, a mesma coisa: Cesta Básica, luz e água, etc.. No dia seguinte, após as Eleições o resultado foi negativo! Lá na porta da Calabresa, a filha do tal casal chegou e pediu: Seu Chico, a mamães mandou pegar o marmitex para o almoço. O Chico, como sempre p-da vida por não ter sido eleito e ainda mais por votos perdidos pela confusão do nome “Chico do Rolo”, respondeu irritado para a menina: “Some daqui, menina, se vocês quiserem marmitex, procurem o Chico do Rolo”! A garota respondeu: “Ainda bem que minha mãe e meu pai disseram que não votaram em você!” O Chico, sorrindo, disse: “Eta povo traíra! Eu já sabia, por isso não paguei nenhuma conta de luz e água de vocês, ta tudo aqui comigo! Agora vocês se virem! ” (e mostrou um pacote de contas de luz e água sem pagar!)
Política é isso, não se pode confiar em ninguém! Os candidatos trocam de partido a todo instante, negociam votos com o governo, com os eleitores, e é aquele negócio: “Quem dá mais?” Tudo é negociado! Os Jornais, a TV e o Rádio, noticiam a todo instante: “O Governo está negociando com a Oposição para conseguir aprovar isto ou aquilo, etc.!” Isto é uma vergonha!(Boris Casoy). Pode ser a melhor coisa para o Brasil, para o Estado ou para sua cidade,  mas se não houver a negociação o projeto não será aprovado! É mole isto?
Até outro dia, se Deus quiser!
FONTE: ESPAÇO VICTOR CUNHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário