sábado, 24 de março de 2012

Pelé, o maior artilheiro do planeta

POR: Guilherme Gomez Guarche 

O último gol marcado pelo eterno Rei Pelé (foto), no Estádio Urbano Caldeira, com a camisa do clube que ele tanto ama, o Santo FC, aconteceu no dia 02/05/1974, em partida valida pelo campeonato nacional, contra o Rio Negro FC, na vitória santista pelo placar de 3 a 0, com um gol dele e dois de Brecha. O Peixe formou com: Cejas; Hermes, Vicente, Bianque e Zé Carlos; Léo Oliveira e Brecha; Fernandinho, Nenê, Pelé (Adílson) e Mazinho. Técnico Tim.
O último gol marcado pelo eterno Rei Pelé, fora da Vila Belmiro, com a camisa do Peixe, foi no dia 22/09/1974, no paulista, na cidade de Campinas, no Brinco de Ouro, no empate santista diante do Guarani FC pelo placar de 2 a 2 com o Rei marcando os dois gols do Peixe, que formou com: Cejas; Wilson Campos, Marinho Peres, Oberdã e Zé Carlos; Léo Oliveira e Brecha (Vicente); Cláudio Adão, Adílson, Pelé e Edu (Mazinho). Técnico Tim.
Jogando pelo Santos FC em partidas da equipe principal, o Rei atuou em 1.106 partidas tendo marcado 1.098 gols. A primeira partida em que o Rei atuou foi um amistoso no estádio Américo Guazzelli, na cidade de Santo André, no dia 07/09/1956, na vitória esmagadora sobre uma equipe de mesmo nome do nosso arquirrival da capital paulista pelo placar de 7 a 1, com ele marcando um dos gols da histórica jornada.
A última vez em que vestiu a camisa que ele tanto ama foi no dia 01/10/1977, na cidade de Nova York, nos EUA, na derrota diante do New York Cosmos pelo placar de 2 a 1, com Reinaldo marcando para o Peixe e ironicamente Pelé e Mifflin marcando para o adversário. Nesta partida festiva, em que o Rei disse adeus definitivo ao futebol, o Atleta do Século jogou meio tempo para o Santos e meio tempo para o time americano e o gol por ele marcado para os “gringos” foi de falta. O time santista, que nesse dia era dirigido por Oto Glória, formou com: Ernani; Fernando, Joãozinho, Alfredo e Neto; Zé Mário, Aílton Lira (Pelé) e Carlos Roberto; Nilton Batata, Reinaldo (Juary) e Rubens Feijão (Bianque).
Na chamada Era de Ouro do Santos FC, que durou da estreia do Rei em 1956 até o dia 02/10/1974, quando ele disse adeus ao futebol no Brasil, o time santista jogou 1452 partidas, com 911 vitórias, 274 empates e 267 derrotas. Nesse período, o Alvinegro marcou 3.864 gols e sofreu 1.912 gols. Pelé portanto marcou 28,42% dos gols e disputou 76,17% das partidas jogadas pelo time praiano.
No ano de 1957, o Santos FC formou um time combinado com o Vasco da Gama e disputou 4 partidas com os seguintes resultados:
Dia 19/06/1957 – Combinado SFC/Vasco 6 X Belenenses 1 (Pelé marcou 3 gols).
Dia 22/06/1957 – Combinado SFC/Vasco 1 X Dínamo 1 (Pelé marcou 1 gol).
Dia 26/06/1957 – Combinado SFC/Vasco 1 X Flamengo 1 (Pelé marcou 1 gol).
Dia 29/06/1957 – Combinado SFC/Vasco 1 X São Paulo 1 (Pelé marcou 1 gol).
Essas partidas, bem como os gols marcados pelo Rei do Futebol, não entram nas estatísticas do Santos FC. Esses números (gols e jogos) são computados apenas nas estatísticas pessoais da monumental carreira de Pelé.
Resumo dos gols marcados e das partidas disputadas pelo Rei Pelé no Santos FC:
*Guilherme Gomez Guarche é o coordenador do Centro de Memória e Estatística do Santos Futebol Clube, conselheiro, ex-presidente da Torcida Sangue Santista, historiador, ex-trabalhador portuário e autor dos livros "O Alvinegro Mais Famoso do Mundo", "O Melhor dos Séculos nas Américas", "O Alvinegro da Vila Belmiro - A Era Robinho", "Passado de Glórias", em homenagem aos 95 anos de fundação do Santos FC, e “Pequenas Histórias da História do Santos Futebol Clube”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário