domingo, 4 de março de 2012

História do Maracanã


Localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, o Maracanã se destaca entre as exuberâncias turísticas cariocas como o símbolo do futebol no país. O nome oficial Estádio Jornalista Mário Filho é uma homenagem ao falecido jornalista carioca, irmão de Nelson Rodrigues e apaixonado pelo futebol. Mário Filho fundou o Jornal dos Sports e sempre apoiou a construção do maior estádio do mundo.
O estádio foi construído para sediar a Copa do Mundo de 1950, devido ao estado frágil em que se encontrava a Europa no período pós-Segunda Guerra Mundial. Com isso, em 1947, o Prefeito do Distrito Federal do Rio de Janeiro, General Ângelo Mendes de Moraes, abriu concorrência pública para o projeto arquitetônico do estádio. A equipe de arquitetos formada por Waldir Ramos, Raphael Galvão, Miguel Feldman, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro venceu a licitação. No ano seguinte, o engenheiro Paulo Pinheiro Guedes iniciou a execução das obras, faltando apenas 22 meses para a abertura da Copa do Mundo.
Inauguração do Maracanã - Acervo Suderj
Em 16 de junho de 1950, o estádio Maracanã foi inaugurado e recebeu milhares de cariocas para assistir às solenidades que tiveram a presença das maiores autoridades e bandas militares. Após a cerimônia de inauguração, houve um amistoso entre as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo que inaugurou o gramado. O meio de campo Didi, bicampeão pela seleção brasileira, marcou o primeiro gol para os cariocas. No entanto, os paulistas viraram o jogo com três gols.
Ainda inacabado, o Maracanã sediou os jogos da Copa do Mundo e mostrou a técnica e a criatividade do futebol brasileiro para o resto do mundo. No entanto, apesar da boa atuação, a seleção brasileira não conseguiu erguer a taça de campeão. A derrota para o Uruguai ficou marcada na história do futebol e do imponente Maracanã, que, à rigor, teria sua conclusão em 1965.
Grandes craques iniciaram e consagraram suas carreiras no Maracanã. Pelé vestiu pela primeira vez a camisa da seleção em 1957. Em 61, marcou seu primeiro gol de placa e, em 69, marcou seu milésimo gol. Zico foi o maior artilheiro da história do Maracanã, com 333 gols de 435 partidas. No Maracanã, Garrincha teve o seu melhor desempenho de todos os tempos no primeiro título conquistado pelo Botafogo, sete anos após a inauguração do estádio.
O Maracanã teve sua primeira grande reforma em 1999 com o objetivo de sediar o Mundial de Clubes FIFA em 2000. A reforma contemplou a instalação de assentos individuais no anel superior e reduziu a capacidade para 103.022 pessoas.
No aniversário de 50 anos, foi inaugurada a Calçada da Fama onde estão imortalizados craques do futebol nacional e internacional como Pelé, Garrincha, Zico, Ronaldo Fenômeno e Francis Beckenbauer.
Em 2005, o Maracanã fechou os portões mais uma vez para uma nova intervenção quando o Rio de Janeiro conquistou a posição de ser a cidade sede dos Jogos Pan-Americanos em 2007. Desta vez, houve a troca por placares mais modernos e a colocação de telões atrás das balizas. O campo foi rebaixado em 1,60m, a famosa “Geral” foi extinta e unida a arquibancada inferior. Foram instaladas por assentos individuais para proporcionar um maior conforto ao torcedor. Com isso, o estádio diminuiu sua capacidade para 87.101 mil lugares. A cabine da imprensa, vestiários, banheiros e bares também foram modernizados para o evento.
Em 2007, o Maracanã sediou a cerimônia de abertura e o encerramento dos Jogos Pan-Americanos, semifinais e finais das partidas de futebol masculino e feminino. Neste evento podemos destacar mais um ícone para o futebol brasileiro, a meia-atacante Marta que ajudou a seleção feminina de futebol a conquistar o bicampeonato nos Jogos Pan-Americanos. Ela é a única mulher imortalizada na Calçada da Fama, no Maracanã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário