sexta-feira, 18 de maio de 2012

SAI QUE É SUA, VELUDO!



POR: JOÃO LUIS RODRIGUES

Wilson Honorato ( veludo) nasceu no berço do samba, na cidade do Rio de Janeiro.
Bem cedo se enveredou pelo mundo do futebol, ainda jovem já era goleiro da gloriosa Portuguesa Carioca.  Daí, não parou mais! Jogou profissionalmente em várias equipes brasileiras, o que lhe trouxe o privilégio de jogar no Beira Rio, Mineirão e , claro, no Maracanã . Aqui por Minas Gerais foram várias equipes, em especial  o Atlético Clube de Três Corações (ACTC ). Também teve uma rápida passagem no Flamengo Futebol Clube da cidade de Varginha. Veludo também foi destaque no carnaval na terra do rei, quando o carnaval Tricordiano era o melhor e o mais animado do interior Mineiro, aonde vinha sambista do Rio e São Paulo desfilar nas nossas escolas de samba, Veludo não deixava a nada aqueles sambistas que vinha de fora, sempre deu seu show  com desenvoltura e com  Harmonia a postura e o equilíbrio de um  goleiro, quando  sai a caça  de uma bola na pequena área. Veludo desfilava sua graça e leveza na Avenida Getulio Vargas pela escola de samba jajumo, dando alegria ao Tricordiano e matando a saudade do seu grande Rio de janeiro e do samba carioca. Quando tinha uma folga corria aos braços do Cristo Redentor para pedir a benção, exímio bailarino na arte de defender  a meta , vestiu todas camisas com um imenso orgulho. Na cidade dos corações encontrou sua metade, e a flecha do cúpido acertou o coração do goleirão, que acostumado agarrar torpedos e bombas dos atacantes, Veludo disse sim ao amor da senhorita Marlene (saudosa esposa), e casou-se tornado um homem realizado no profissional e no emocional, sempre tranqüilo, frio, arrojado e amigo dos amigos, logo  teve dois filhos, Flávio e Fábio. É hoje avô de Emanuele e Thiago.
 Sendo amante do futebol, Botafoguense apaixonado, jogou em várias equipes do futebol amador da terra do rei Pelé, em especialmente o vencedor time da Fabrica Nestlé (Grêmio), a equipe do Grêmio da fabrica, onde jogava futebol de campo e também jogou futebol de salão sendo destaque e campeão varias vezes na cidade, na região e nos jogos regionais e brasileiros das fabricas Nestlé. Veludo e um dos saudosistas do esporte Tricordiano, sempre participou dos jogos da primavera e de inverno na praça de esportes de Três corações, quando fala da praça de esportes bate uma saudade dos amigos que passou pelo esporte da cidade do rei. Na fabrica Nestlé  Veludo trabalhou com a mesma dedicação que defendia as metas das equipes profissionais, não perdia um dia de trabalho, mesmo depois de uma partida do campeonato amador saia correndo par apresentar ao trabalho. O goleirão também representou a fabrica nos torneios do dia do trabalhador da cidade e da região, e sempre participou dos jogos operários representando galhardia as cores do Grêmio Social Fausto Fonseca, e lembra dos chefes e técnicos que comandaram naquela instituição, mas o que mais toca na lembrança e os amigos que conquistou neste tempo todo. Veludo Também representou a cidade do rei Pelé vestindo por varias vezes a camisa gloriosa da seleção da liga esportiva Tricordiana, camisa essa que o pai do rei vestiu por muito tempo. Encerrada a carreira de atleta de futebol profissional, aposentando na Fábrica Nestlé  o incansável goleiro Veludo dedicou sua vida a ensinar a arte de defender a meta, atuou como  treinador de goleiros, conquistando por onde passou não só títulos, mais diversos amigos.  Do futebol, nosso goleiro também levou para a sua vida pessoal a disciplina e a determinação, caminhadas e exercícios continuam fazendo parte de sua rotina diária. Sem perder jamais o  seu bom humor e simpatia ,um autêntico ‘’ tirador de onda ’’ carioca, Veludo é a  vida que imita a arte, na canção do seu conterrâneo: deixa a vida me levar, vida leva eu , sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu!

“Obrigado Wilson, não, Obrigado Veludo, não, Obrigado Veludão ’’.
 OS SEUS AMIGOS AGRADECEM POR TUDO QUE PASSARAM AO SEU LADO ATÉ HOJE, UM HOMEM CENTRADO, INTELIGENTE E EDUCADO, CARIOCA DE CORAÇÃO E  TRICORDIANO DE ADOÇÃO. 
                      VELUDO O PELÉ DOS GOLEIROS.
  


Um comentário:

  1. É isso aí Veludão...orgulhoso de ti.
    Estamos juntos em todos os momentos, sempre...
    Valeu!!!
    Fábio.

    ResponderExcluir