sábado, 26 de julho de 2014

O que significa sociedade, viver em Sociedade ?


 A sociedade é o lugar de todos, o conjunto das relações entre as pessoas, relações que se fazem nas casas, nas ruas, nas praças, nas instituições, em todos os lugares em que as pessoas se encontram. A sociedade é justamente o lugar de encontro. Para que esse encontro seja bom para todos, a sociedade precisa estar regulada por leis, que definem o que é permitido e o que não é no convívio social.   


Viver em Sociedade

   A sociedade humana é um conjunto de pessoas ligadas pela necessidade de se ajudarem umas as outras, a fim de garantir a continuidade da vida e satisfazer seus interesses e desejos.
   Sem a vida em sociedade, as pessoas não conseguiriam sobreviver, pois o ser humano necessita de outros para conseguir alimentação e abrigo. No mundo moderno, com a grande maioria das pessoas morando nas cidades, com hábitos que tornam necessários muitos bens produzidos pela indústria, não há quem não necessite dos outros muitas vezes por dia.
    Mas as necessidades dos seres humanos não são apenas de ordem material, como alimentos, roupa, moradia, meios de transporte e os cuidados da saúde. Elas são também de ordem espiritual e psicológica. Toda pessoa humana necessita de afeto, precisa amar e sentir-se amada, quer sempre que alguém lhe dê atenção e que todos a respeitem. Além disso, todo ser humano tem suas crenças, sua fé em alguma coisa, que é a base de suas esperanças.
    Os seres humanos não vivem juntos, não vivem em sociedade, apenas porque escolhem esse modo de vida, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade da natureza humana. Assim, por exemplo, se dependesse apenas da vontade, seria possível uma pessoa muito rica isolar-se em algum lugar, onde tivesse armazenado grande quantidade de alimentos. Mas essa pessoa estaria, em pouco tempo, sentindo falta de companhia, sofrendo a tristeza da solidão, precisando de alguém com quem falar trocar idéia, necessitada de dar e receber afeto. Provavelmente ficaria louca se continuasse sozinha por muito tempo.
    Mas, justamente por viver em sociedade é que a pessoa pode satisfazer suas necessidades, é preciso, no entanto, que a sociedade seja organizada de tal modo que sirva, realmente, para esse fim. E não basta que a vida social permita apenas a satisfação de algumas necessidades da pessoa humana ou todas as necessidades de apenas algumas pessoas. A sociedade organizada com justiça é aquela que procura fazer com que todas as pessoas possam satisfazer todas as suas necessidades, tendo as mesmas oportunidades; aquela em que os benefícios e encargos são repartidos igualmente ente todos.
    Para que essa repartição se faça com justiça, é preciso que todos procurem conhecer seus direitos e exijam que sejam respeitados, como também devem conhecer e cumprir seus deveres e suas responsabilidades sociais.

                       fonte:   DALLARI, Dalmo de Abreu. Viver em Sociedade, São Paulo: Moderna, 1985. p22     
    

                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário