domingo, 7 de agosto de 2011

FALTAM 250 DIAS PARA O CENTENÁRIO DO SANTOS FUTEBOL CLUBE



Projeto para centenário do Santos FC '100 Anos de Futebol Arte'
O projeto '100 Anos de Futebol Arte', mural artístico na parte externa do muro do Centro de Treinamento Rei Pelé, do Santos FC, em homenagem ao centenário do clube, em abril do próximo ano, passará para a segunda fase, através de oficinas preparatórias com 50 alunos de escolas públicas de Santos, selecionados após visitas realizadas na semana passada pela equipe técnica e o artista Paulo Consentino.
A partir de 14 de março (segunda-feira), adolescentes acima de 16 anos terão aulas de pintura e técnicas artísticas no decorrer da semana, até o dia 18 (sexta-feira). A obra, idealizada pelo artista, filho do ex-médico do clube na época de ouro, Ítalo Consentino, com Pelé e companhia, e apaixonado pelo Santos FC, está prevista para começar no próximo aniversário do alvinegro da Vila Belmiro.
Década a década, cerca de trezentas imagens de jogadores que fizeram parte da história vitoriosa do Peixe integrarão o maior mural artístico a céu aberto do mundo, com 2.811 metros quadrados do muro externo do CT, no bairro do Jabaquara, em Santos. Com entrega prevista para o centésimo aniversário do Santos FC, 14 de abril de 2012, a obra faz parte das comemorações oficias do clube e poderá ser publicada no Livro dos Recordes (World Guinness Book).

Técnica artística
Denominada estêncil, a técnica utilizada permitirá que a reprodução dos traços singulares da pop arte de Consentino seja transferida por moldes e será o diferencial do projeto, para evitar que o mau tempo atrapalhe o cronograma da pintura. "Com chuva, intensificaremos as oficinas com as produções dos moldes. Com isso, aproveitaremos os melhores dias para pintar as imagens", explica.
Semana de visitas

Com apoio do Santos FC, da Ong Projeto Educacional de Conscientização e Orientação (PROECO), da secretária de Educação de Santos (SEDUC) e patrocínio da Apsen Farmacêutica, o projeto encerrou a primeira fase com cinco visitas a escolas públicas de Santos. Ao todo, mais de 80 alunos demonstraram interesse em participar projeto.
A professora de artes Mariana Gomes acredita que a obra é uma lição para a vida toda . "É maravilhoso. A agrega várias linguagens e valores, criando senso estético e equilíbrio nas formas e cores", analisa da educadora.
Já a chefe da seção de Projetos Especiais de Integração Educacional da Seduc (Secretaria de Educação de Santos), Sandra Regina Freitas, considera que o acesso à arte e técnicas diferenciadas é uma grande oportunidade. "O processo educacional é isso. É através da multipla linguagem que se chega ao aprendizado", diz.

FONTE: WWW.SANTOSFC.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário