quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A RELAÇÃO ENTRE O ÁLCOOL E OS ESPORTES

 Arthur Guerra de Andrade


Os benefícios da prática esportiva para a saúde dos jovens são muito conhecidos. Além de melhorar a condição cardiovascular, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio. O esporte também é capaz de interferir positivamente no desenvolvimento individual e gerar transformações na forma de agir e de pensar, contribuindo para o estabelecimento de relacionamentos sociais.
Estudo publicado na revista científica Addiction traz uma nova vertente sobre a prática esportiva: a participação dos jovens em atividades esportivas pode influenciar o consumo de bebidas alcoólicas na vida adulta, tanto positivamente como negativamente, dependendo de fatores como a rede social do adolescente, a segregação por idade e o tipo de esporte praticado.
 Pesquisadores noruegueses estudaram, por 13 anos, como a prática de esportes durante a adolescência pode predizer o uso de álcool na fase adulta. Mais de 3 mil estudantes, com idades entre 13 e 19 anos, foram avaliados e acompanhados após 2, 7 e 13 anos. Os estudiosos analisaram como o uso de álcool variava conforme o tipo de esporte praticado, habilidades necessárias à sua execução e nível de competição. No início do estudo, 50,7% dos jovens praticavam esportes e aqueles que não participavam apresentaram maior frequência de episódios de embriaguez, relação que se inverteu nos últimos dois períodos de avaliação.
Em relação às habilidades necessárias à execução da prática esportiva, o estudo indicou que aqueles que praticavam esportes de resistência se envolveram menos com o álcool quando comparados com os praticantes de esportes de força e que exigem técnica.
 Uma das explicações é o fato de as consequências do consumo de álcool interferirem na capacidade física dos praticantes de esportes de resistência. Afinal, o álcool provoca desidratação, diminuição do desempenho aeróbico, aumento de lesões, perda da capacidade psicomotora e falhas no cálculo ótico-motor.
Outro resultado diz respeito ao tipo de esporte praticado. De acordo com a pesquisa, os praticantes de esportes coletivos apresentaram maior crescimento no uso de álcool durante a adolescência e a vida adulta, provavelmente por causa da influência social desse tipo de esporte, facilitando a aquisição de álcool e as oportunidades de consumo.
 Os resultados desse estudo apontam para diferenças importantes entre a prática de esportes e sua possível influência no uso de álcool por adolescentes, o que pode permanecer inclusive ao longo da vida dos indivíduos.
Logo, a prática esportiva é sim capaz de atuar na prevenção do uso abusivo de álcool. No entanto, além das características individuais, devem ser consideradas as características do esporte que podem, ou não, interferir sobre o consumo de álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário