sexta-feira, 31 de maio de 2013

COMO JOGAR FUTEBOL DE SALÃO

Futebol de Salão é um jogo rápido com muitas semelhanças ao futebol de onze e futsal. Se o futebol tradicional oferece uma oportunidade excelente para fazer exercício, o Futebol de Salão só aumenta o potencial deste exercício. Aprende agora as regras básicas para que não percas os pormenores neste jogo rápido e muito agradável!


Dicas sobre as Regras Básicas e Estratégias de Futebol de Salão
  1. Traz os sapatos certos. A maioria dos campos de Futebol de Salão têm um piso que exige ténis de sola plana. Existem sapatos feitos exclusivamente para a prática deste desporto. No entanto, alguns campos para o Futebol de Salão são um pouco mais compridos e poderão ser relvados, por isso, é melhor saberes onde vais jogar, ainda assim não precises de pitons.
  2. Compreender o posicionamento. O Futebol de Salão é jogado com as mesmas posições que o futebol de onze (guarda-redes, defesa, médio, e avançado), mas o número de jogadores em campo é menor. Os mais comum número de jogadores em campo, é de seis pra cada lado, incluindo o guarda-redes. No entanto, o número de jogadores muitas vezes muda com facilidade, porque os campos são de tamanhos diferentes e muitas vezes depende da quantidade de pessoas que querem jogar.Os jogadores (em cada posição) têm de saber o que vão fazer quando a bola chega junto deles, e têm de saber onde e como a equipe oponente está em todos os momentos.
  3. Conhecer algumas regras. O Futebol de Salão tem algumas regras importantes que são diferentes da outra modalidade do futebol.

    • No Futebol de Salão, não há a regra do fora-de-jogo.
    • Quando a bola bate na rede acima da tabela ou na parede ou no tecto, um pontapé livre é concedido à equipe do lado oposto.
    • o Canto é concedido quando uma bola bate acima da tabela, nas linhas de fundo.
    • O guarda-redes não pode passar a bola a um colega de equipe que esteja dentro da área
  4. Aprende a regra das três linhas. Além da linha do meio-campo, existe uma linha de cada lado do campo. Um jogador que esteja atrás da linha defensiva na sua metade do campo não pode rematar a bola no ar para a metade oposta do campo. Por outras palavras, a bola não pode passar ao longo das três linhas (linha defensiva, linha mediana, linha ofensiva) sem tocar em algo ou alguém.
  5. Usa as paredes (tabelas). No Futebol de Salão, os muros à volta do campo não devem ser obstáculos para o seu sucesso, mas deverão contribuir para melhorar o seu jogo. Defensivamente, as paredes podem ser usadas como um jogador extra. Pode-se forçar o atacante a driblar junto das tabelas e não no meio do campo, onde tem melhor angulo para rematar. Ofensivamente, as paredes podem ser usadas como um colega a quem podes "passar". Se o defensor está muito perto, podes passar a bola contra a tabela, correr em torno do defensor e receber a bola mais à frente. Chamamos a este movimento "tabelinha". Não tenhas medo das tabelas, usa-as em teu benefício!
  6. Está preparado para seres substituído. O Futebol de Salão usa um método de substituição "on-the-fly". Ao contrário do futebol ao ar livre, as substituições podem ser feitas em qualquer momento do jogo e não é necessário parar o jogo. A única regra é que o substituto não pode entrar no campo até que a pessoa que substituem ter atravessado a linha tracejada em frente da área de suplentes. As substituições são feitas de forma muito rápida e exigem que prestes atenção em todos os momentos.
  7. Nada de faltas. No Futebol de Salão, um cartão vermelho tem o mesmo significado que no futebol de onze: a expulsão do jogo. No entanto, no Futebol de Salão, o cartão amarelo é muitas vezes substituído por um cartão azul. O cartão azul é usado para as violações menores, em que o jogador faltoso é enviado para fora do campo durante alguns minutos.
  8. Controlar a bola. O Futebol de Salão exige decisões rápidas num espaço bastante apertado. Deves controlar a bola de forma rápida e eficaz: Receber, driblar, fintar, passar ou rematar a bola.
  9. Mantem-te em forma! O Futebol de Salão exige um elevado nível de forma física. Se procuras um desporto para manter a forma e resistência, o Futebol de Salão é a escolha perfeita. O ritmo do jogo é bastante rápido e raramente tem momentos mortos. Substituições ocorrem frequentemente com pequenos intervalos para descanso dos jogadores, mas condição física e stamina são necessários para ser bem sucedido em campo.
Esta modalidade tem andado desaparecida devido ao aparecimento do futsal, mas há muitos desportistas que ainda preferem o Futebol de Salão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário