quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CLUBE ATLÉTICO TRICORDIANO ( CAT ) DA TERRA DO REI PELÉ


Tricordiano é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Três Corações, no estado de Minas Gerais. O Tricordiano foi criado para substituir o antigo time da cidade, o Atlético Clube Três Corações. Hoje o clube é uma das maiores forças do Futebol no Sul do estado e do interior Mineiro. O Tricordiano disputa atualmente a 1º Divisão do Campeonato Mineiro Módulo II.

História

A História do Clube Atlético Tricordiano começou a ser construída no ano de 2007, quando o antigo time da cidade de Três Corações, o ATCT deixou de disputar jogos oficiais. A cidade de Três Corações ficaria então sem um time profissional para representá-la no futebol.
No dia 13 de Agosto de 2007 os ex diretores do ACTC se reuniram e criaram o Clube Atlético Tricordiano, o novo time da cidade de Três Corações, herdando as cores e o apelido do antigo ACTC, o primeiro presidente do clube foi o ex jogador Adílson Paiva.
O Tricordiano disputou sua primeira partida no futebol profissional no dia 18 de Outubro de 2008, na estreia da 2º Divisão Mineira, o adversário foi o Sul Minas da cidade de Pouso Alegre. A partida foi disputada na cidade de Nepomuceno, no Estádio Getúlio Lima e o Galo saiu vitorioso, com o placar de Sul Mineiro 0x3 Tricordiano, gols marcados por Fagner aos 30 do 1º Tempo, e Anderson ao 15 e aos 30 do 2º Tempo. O treinador do Tricordiano na partida de estreia era Oscar Conrado. Confira abaixo os jogadores do elenco Tricordiano para a primeira aprtida do time:
1 - Francys ; 2 - Denis Ribeiro ; 3 - Adinam de Matos ; 4 - Juliano Andre ; 5 - Fagner Mateus ; 6 - Luis Fernando Aniceto ; 7 - Anderson Viegas ; 8 - Wesley Arantes ; 9 - Willian ferreira ; 10 - Jonatas Paulino ; 11 - Edson da Silva ; 12 - Alisson dos Santos ; 13 - Davi dos Santos ; 14 - Lucas Abdala
Em sua primeira competição oficial o Clube Atlético Tricordiano disputou 16 jogos, somando 8 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. Marcou 24 gols e sofreu 19, terminando a competição na 4 º colocação.
No ano de 2009 o Tricordiano disputou novamente a 2º Divisão Mineira, e o clube garantiu o acesso para o Módulo II do Campeonato Mineiro, ficando na 3º colocação geral. Além do acesso ao Módulo II, o Tricordiano chegou a uma marca história na competição e em sua história. O clube foi dono da melhor média de público da competição, com cerca de 1800 torcedores por jogo e bateu o recorde de publico com cerca de 6500 torcedores presentes no Estádio Elias Arbex, na partida decisiva contra o Unitri, jogo que marcou o acesso do time ao Mpodulo II, terminando em Tricordiano 2x0 Unitri. Ao todo foram disputadas 16 partidas disputadas, o Galo somou 8 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, terminando a competição na 4º colocação.
No ano de 2010 o Tricordiano disputou pela primeira vez o Campeonato Mineiro da 1º Divisão - Módulo II, o Galo fez a partida de abertura da competição em casa, jogando contra o Funorte e empatou pelo placar de 0x0. O campeonato foi muito disputado e o Tricordiano mostrou a sua força dentro de campo, ficando na 2 º colocação do Grupo A com 15 pontos. Porém a equipe acabou sendo punida pela Federação Mineira de Futebol com a perda de 4 pontos, terminando a competição na 5 º colocação do grupo e 7º no geral. Foram 10 jogos disputados, o Tricordiano somou 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.

Ainda em 2010, o Tricordiano disputou a Taça Minas gerais de Futebol, sob o comando do novo presidente, Fabiano Gerônimo, o Tricordiano terminou a Taça Minas Gerais na 4º colocação. Foram 6 partidas no total, com 4 vitórias, 1 empate e 5 derrotas.
No ano de 2011 o Tricordiano disputou pela 2º vez o Campeonato Mineiro da 1º Divisão - Módulo II sob o comando do novo presidente do clube, Fabiano Geônimo. Na partida de estreia o Tricordiano bateu o Poços de Caldas pelo placar de 2x0, jogando na cidade de Varginha divedo a interdição do Estádio Elias Arbex, que foi liberado posteriormente. A campanha no Módulo II de 2011 foi excelente, o time classificou-se para o quadrangular final ficando na 2º colocação da Chave B com 14 pontos.
Na segunda fase a equipe mostrou que estava apta ao acesso á 1º Divisão Mineira, chegando a última rodada brigando pela vaga e decidindo em casa contra o Ituiutaba a vaga à Primeira Divisão. Precisando da vitória, o Galo foi pra cima do adversáriocontando com o apoio da torcida e conseguiu o resultado com Flavio Torres. Porém um erro grotesco da arbitragem tirou a vaga da equipe na 1º Divisão. No final da aprtida o Ituiutaba chegou ao gol de empate com um gol de mão, claro e que a arbitragem não anulou. O Tricordiano terminou a competição na 4º colocação geral, foram 16 partidas, 7 vitórias, 3 empates e 6 derrotas.
No ano de 2012, sob o comando de Marco Loureiro, novo presidente, a equipe tricordiana não foi bem dentro de campo. Disputou o Módulo II brigando para não ser rebaixada e chegando na última rodada com risco de cair para a 2º divisão. A torcida fez a sua parte porém o time não correspondeu dentro de campo. O rebaixamento foi evitado na última rodada com a vitoria diante do Poços de Caldas em casa. O Tricordiano disputou 10 jogos, venceu 2, empatou 3 e perdeu 5.
Ainda no ano de 2012, o Tricordiano passou a ser comandado pela nova diretoria, escolhida após eleições no dia 02 de Junho, Cida Gomes eleita a nova presidente do Galo e comandará o clube nos próximos dois anos.

Uma das mais apaixonadas torcias do interior mineiro

A Torcida do Clube Atlético Tricordiano é sem dúvidas o maior patrimônio do Clube. Sempre presente e sempre apoiando a equipe, a torcida tricordiana é considerada uma das mais fanáticas torcidas do interior mineiro.
A Torcida Tricordiana ostenta um centenário ato de profundo amor ao time da cidade de Três Corações. desde o antigo Atlético Clube de Três Corações a torcida demonstra e dá provas de que realmente é apaixonada pelo seu time. O Atlético Tricordiano existe a 5 anos mas o futebol de Três Corações é centenário, e a sua torcida se manteve ao longo destes 100 anos de futebol na cidade e sempre deu provas de que nunca abandonaria o time.
O Atlético Tricordiano foi criado no ano de 2007 para representar à cidade de Três Corações no futebol e com a criação da nova equipe a cidade viu um novo rumo para a sua torcida ser tomado. Com a criação da Torcida Organizada Galofúria, Três Corações passou a ser muito bem representada nas arquibancadas dos estádios mineiros.
A Torcida Organizada Galofuria, maior organizada do Tricordiano, foi criada no dia 18 de Outubro de 2008 e começiu aí a tragetória de uma das maiores torcidas organizadas do interior de Minas Gerais. Com a Galofuria apoiando a equipe no estádio Elias Arbex, o Atlético Tricordiano tornou-se quase imbatível dentro de seus domínios. Todos os adversários que o Tricordiano enfrenta no Elias Arbex saem daqui afirmando que a torcida tricordiana é diferenciada das demais. esta diferença fica caracterizada em números e expressão.
No ano de 2009 a Torcida Galofuria bateu o recorde de público do Módulo II e da 2º Divisão Mineira, na partida contra o unitri, com um público de 6.200 torcedores e neste mesmo ano a Galofuria emplacou a melhor média de público da competição, com média de 2000 torcedores por jogo.
Em 2010, a Galofuria novamente a Galofuria mostrou a sua força, estando entre as melhores médias de público do MóduloII do Mineiro além de fazer do time do Tricordiano de desacreditado a um dos favoritos a vaga na 1º Divisão Mineira. Em 2011 a Torcida Galofuria além de manter a melhor média de público do campeonato, mesmo o Tricordiano jogando as primeiras rodadas fora de seu dompinio devido a interdição do Elias Arbex, foi eleita a melhor torcida do estadual pelas emissoras de TV que cobriam a competição.
Não há um jogador que não se tenha deixado levar pela emoção que a Galofuria passa à eles nos estadios. Jogar no Tricordiano é como jogar no time de maior torcida do planeta.

Torcidas organizadas

O Atlético Tricordiano tem uma das principais torcidas organizadas do interior mineiro, a Tocida Organizada Galofuria. Considerada por dois anos consecutivos (2009 e 2010) a melhor torcida do interior.
A Galofuria foi fundada no ano de 2008, precisamente no dia 18 de Outubro de 2008 e segundo informações e seus diretores, possui mais de 800 membros.
Torcida Galambrado.
O site da torcida é: www.galofuria.com

Patrimônio

Estádio Elias Arbex
O Estádio Elias Arbex está localizado na região central de Três Corações `Avenida Sete de Setembro S/N. Atualmente tem sua capacidade liberada para 2.800 torcedores. É formado por um pavilhão de arquibancada coberta e um pavilhão de arquibancada descoberta. O gramado é composto por grama natural e os vestiários ficam localizados abaixo da arquibancada coberta. As cabines de rádio e tv ficam localizadas na parte superior da arquibancada descoberta.
O estádio já foi palco de grandes partidas de futebol no passado, e por ele já passaram diversos jogadores do futebol brasileiro como, Pelé, Ronaldo Fenômeno, Héctor Ribeiro, Dondinho ( Pai de Pelé) entre outros.
O estádio é de propriedade da Prefeitura Municipal de Três Corações, mas o Tricordiano o tem como sua casa.

Marcos Significativos[

Muitos foram os fatos que marcaram estes 5 anos de história do Cçlube Atlético Tricordiano e nesta sessão iremos destacar aqueles certamente ficarão guardados na memória de cada torcedor.
→ A criação do Clube Atlético Tricordiano
Tudo começou no ano de 2008, quando o antigo time de Três Corações, o Atlético Clube e Três Corações teve que abandonar as competições oficias devido a dívidas adquiridas ao longo de sua história. A cidade de Três Corações ficaria então sem um time profissional. Após vários boatos e conversas entre os ex diretors do ACTC surgiu então o Clube Atlético Tricordiano, criado e registrado no dia 13 de Agosto de 2007.
→ O acesso de 2009
O ano de 2009 ficou marcado como sendo o ano do acesso do Tricordiano ao Módulo II do Mineiro. Após boa campanha na competição, o Tricordiano chegou a última rodada precisando apenas de um empate para garantir a classificação. O jogo foi contra o adversário direto na briga pela vaga, o Unitri de Araguari. A torcida lotou o estádio Elias Arbex, comc erca de 6200 torcedores e o time não decepcionou, venceu o jogo por 2x0 e garantiu a vaga no Módulo II de 2012.
→ A batalha em 2010
No ano de 2010, Tricordiano e Poços de Caldas fizeram uma das partidas mais disputadas do Módulo II daquele ano. O confronto foi pela 8 º rodada da competição e as duas equipes brigavam por umas das 4 vagas na fase final da competição. O jogo realizado no Estádio Elias Arbex começou com o Poços de Caldas abrindo o mcarcador no primeiro tempo. O Tricordiano buscou o empate na 2º etapa mas logo o Poços de Caldas fez o segundo gol. A partida parecia que terminaria com a derrota do Galo, mas as 39 minutos do 2º tempo o Tricordiano chegou ao empate, e aos 47 do segundo tempo o Tricordiano birou o placar, vencendo o jogo por 3x2. Após o apito do juiz, uma confusão entre jogadors do Poços de Caldas e do Tricordiano e de torcedores se instalou no Elias Arbex, fato que acabou indo parar na delegacia de polícia.
→ Maior rival - Uma vez freguês, sempre freguês
O Clube Atlético Tricordiano tem como seu maior rival o abandonado time do Varginha Esporte Clube da cidade de Varginha. As duas equipes herdaram a rivalidade dos antigos clubes de suas cidades, Atlético Clube de Três Corações e Fçlamengo de Varginha. Desde a criação do Clube Atlético Tricordiano as duas equipes se enfrentaram 4 vezes em jogos oficias e 2 vezes em jogos amistosos. O Tricordiano nunca perdeu para o rival, vencendo todas as partidas oficias disputadas entre as duas equipes e por duas vezes eliminando o maior rival das competições em que disputavam.
→ O quase acesso de 2011
No ano de 2011 o Tricordiano fez uma excelente campanha dentro de campo, chegando a última rodada do campeonato precisando apenas de uma vitória, em casa, diante do adversário direto na briga pela vaga na 1º divisão, o Ituiutaba. A torcida fez uma das festas mais lindas já vistas no interior mineiro. Compareceu em grande número e apoiou a equipe durante os 90 minutos de partida. O Tricordiano abriu o placar com Flavio Torres e fez uma excelente partida, anulando o adversário que mal conseguiua chegar ao gol do Galo. Mas devido a um erro grotesco da arbitragem da partida a vaga na 1º divisão escapou. O Ituiutaba chegou ao gol de empate com Thiago Carvalho, fazendo um gol de mão, claro e de fácil marcação, porém a arbitragem da partida validou o gol que tirou a vaga do Tricordiano.

FONTE:Site oficial / Torcida GaloFúria
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário