POR: PROF.Ms.EDISON SANTOS
Frio aumenta possibilidade de ataque
cardíaco
O frio pode ter um impacto negativo no coração e aumentar os problemas cardiovasculares
a variação da temperatura, da umidade do ar, da pressão e a poluição atmosférica elevam a pressão arterial do homem e, por isso, provocam o estreitamento do calibre das artérias, tornando-se fatores que aumentam a incidência de infartos.
Campanha alerta população sobre os riscos do AVC
Para lembrar do dia 24 de junho, dia internacional do Acidente Vascular Cerebral (AVC), acontece na sexta-feira uma campanha para alertar a população sobre o problema, a segunda causa de morte no mundo. Conhecido popularmente como derrame, o Acidente Vascular Cerebral é conseqüência de uma deficiência na irrigação sangüínea do cérebro. O tipo mais comum de acidente vascular cerebral, também chamado de acidente vascular cerebral isquêmico, é causado por um coágulo em um vaso sanguíneo do cérebro, que bloqueia ou prejudica o fluxo de sangue, interrompendo o fornecimento de oxigênio e nutrientes essenciais para o órgão.
O Acidente Vascular Cerebral também pode ser decorrente da ruptura de vasos sangüíneos que irrigam a região, provocando hemorragia no interior ou em torno do cérebro. Nesse caso, a doença recebe o nome de acidente vascular cerebral hemorrágico.
Os principais sintomas na hora da crise são: fraqueza ou dormência na face, nos braços ou nas pernas, geralmente afetando apenas um dos lados do corpo; dificuldade para falar ou compreender o que se diz; dificuldade de enxergar com um ou ambos os olhos, dificuldade de caminhar; tontura, perda de equilíbrio ou de coordenação; dor de cabeça intensa sem nenhuma causa aparente conhecida.
"Quanto mais rápido o atendimento, menor a extensão dos danos causados", alerta o neurologista Jorge El Kadum Noujaim, coordenador da Campanha Nacional do AVC.
FONTE: GOOGLE
Nenhum comentário:
Postar um comentário