sábado, 22 de dezembro de 2012

População do Sul de Minas é a que mais pratica esportes regularmente.






Estado mapeou hábitos saudáveis dos mineiros e estudo vai servir de base para elaboração de políticas públicas de saúde
A população do Sul de Minas é a que mais pratica esporte. Cerca de 16% dos moradores da região são adeptos às atividades físicas regulares. No Estado o índice é de 13,5%. É o que mostra a Pesquisa por Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD-MG), realizada pela Fundação João Pinheiro (FJP) e divulgada nesta quarta-feira (12).
O Boletim PAD 2011 foi desenvolvido com o objetivo de traçar o perfil das principais doenças crônicas de Minas Gerais e suas regiões de planejamento, bem como dos principais fatores associados a elas. Com isso, pretende-se subsidiar os órgãos ligados à saúde para o planejamento de ações e políticas preventivas eficazes.
O estudo analisa o comportamento dos mineiros maiores de 14 anos quando o assunto é alimentação, prática de esporte, alcoolismo e tabagismo. A incidência de doenças crônicas como diabetes e hipertensão também foi abordada pelos pesquisadores.
Os dados mostram que parte da população do Estado tem consciência da necessidade de cuidar bem da saúde.  As frutas, legumes e verduras, por exemplo, fazem parte do cardápio de 73% da população sul mineira pelo menos cinco ou mais vezes durante a semana. No Estado, 68,3% mantêm este hábito.
A pesquisa da Fundação João Pinheiro mostra, ainda, que 83,4% dos portadores de diabetes da região Sul mediram a glicose há um ano ou menos. No Estado o índice é de 55,1%. Entre os que não têm a doença, 51,3% dos moradores da região afirmaram terem feito o exame há um ano ou menos. No Estado o índice geral dos que mediram a glicose é de 56,1%.
A taxa do colesterol foi verificada há um ano ou menos por 80,6% dos moradores da região que disseram possuir problemas cardíacos. 50,7% dos que afirmaram não serem portadores da doença, também conferiram a taxa do colesterol há 12 meses ou menos. Em Minas 56,1% da população fizeram  o exame no ano passado. Além disso, 6,4% da população do sul do Estado nunca mediram a pressão arterial.
Álcool, tabaco e gordura
Os consumidores de bebida alcoólica no Sul chegam a 26,1%, enquanto no Estado eles são 25%. O uso do tabaco atinge 16,3% dos moradores e no Estado o índice é de 13,5%, de acordo com o estudo.
As carnes vermelhas e de frango com gordura visível (pele) estão presentes no prato de pelo menos 50,1% da população do Sul de Minas. No Estado os apreciadores chegam a 45,9%. E o leite integral é consumido por  60,3% dos sul mineiros. Em Minas são 66,5%.
A pesquisa analisou, ainda, a prevalência de doenças crônicas entre a população do Estado, que chega a 33,9%. No sul de Minas 34,8% admitiram serem portadores de pelo menos uma enfermidade crônica.
Fonte:http://www.agenciaminas.mg.gov.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário