terça-feira, 8 de março de 2011

Cadeiras antigas do Mineirão serão utilizadas por estádios do interior

POR:PROF.Ms.EDISON SANTOS


Cadeiras do Mineirão serão distribuídas por 5 estádios escolhidos entre muitos candidatos
Grama, cadeira, terra. Tudo o que está sendo retirado durante a reforma do Mineirão será reaproveitado. “Estamos distribuindo as cadeiras do Mineirão para estádios do interior do estado”, informou o governador do estado, Antonio Anastásia. A terra que foi retirada foi para outra obra do governo e a grama foi reaproveitada no projeto social Plug Minas, que trabalha com jovens adolescentes entre 14 a 24 anos. A reforma desenvolve um conceito de estádio verde, reaproveitando o material retirado.

As cadeiras, instaladas em 2004 para Brasil x Argentina, pelas eliminatórias da Copa de 2006, já têm nova casa. Os estádios que receberão as doações são Parque do Sabiá, em Uberlândia (25 mil), estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (8 mil), José Mammud Abbas, em Governador Valadares (5 mil), Guarani Esporte Clube, em Divinópolis (2 mil), e Associação Esportiva Recreativa Usipa, em Ipatinga (3 mil).

O Mineirão tem 56 mil cadeiras, mas só 80% será doado, por causa da perda durante a retirada. O Governo de Minas recebeu solicitação de 115.992 cadeiras de várias partes do estado. Os pedidos foram analisadas e a definição sobre quem iria receber as doações saiu em dezembro. Agora, os representantes precisam definir os detalhes para o transporte de suas cadeiras. A estimativa é que o gasto será de R$ 9 por cadeira, além do custo com o transporte para cada cidade do destino.

O diretor geral da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel), responsável pelo Parque do Sabiá, Antonio Carrijo, conta que o primeiro contato foi feito com o governo no final do ano passado. “Pedimos ajuda porque nosso estádio poderia servir como sub-sede para a Copa. Fizemos vários jogos do Cruzeiro esse ano e os jogos da Libertadores do ano que vem também serão realizados aqui”, disse.

Para definir quem receberia as cadeiras o governo analisou a importância do postulante para o futebol mineiro, a localização, o perfil dos clubes responsáveis e favoreceu equipes de Primeira Divisão como o Democrata, de Governador Valadares, Villa Nova, de Nova Lima, e Guarani Esporte Clube, de Divinópolis.

O presidente do Democrata, Edvaldo Soares, diz estar providenciando a verba necessária para instalar as cadeiras no Estádio José Mammud Abbas. “Temos um custo para a retirada e transporte. Temos que nos preparar para receber esse presente. Vamos precisar de ajuda, um patrocínio. Estamos fazendo um orçamento da retirada do Mineirão e instalação aqui”, contou.

Em visita ao Mineirão no dia 10 de dezembro, o gerente de esportes da Usipa, Nilson Moura, conheceu e mediu as cadeiras para adequar o espaço do Estádio Lanari Junior. “A Usipa é um clube tradicional. A nossa equipe já participou da Primeira Divisão do Campeonato Mineiro na década de 60”, lembrou.

“O estádio Lanari Junior recebe jogos do Ipatinga também”, acrescentou. Nilson destaca a importância da contribuição do Mineirão para as arenas do estado. “Teremos mais conforto para melhor receber os torcedores”, complementou.

Já o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Nova Lima, Luiz Carlos Ferreira, o ex-zagueiro Luizinho, do Atlético-MG e Seleção Brasileira, disse que ainda não fez um contato para entrar em detalhes sobre a doação. “Provavelmente vamos pintar e reformar o gramado também do Castor Cifuentes”, destacou.

( Fonte: UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário