sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DÊ ADEUS AO SEDENTARISMO E EVITE O CAMINHO DA OBESIDADE.

Você sabia que quase metade da população adulta do Brasil está acima do peso? Pesquisa divulgada na segunda-feira (18/4), pelo Ministério da Saúde, revela que 48,1% dos brasileiros adultos têm problemas com a balança e 15% são obesos. Há exatos cinco anos, a proporção era de 42,7% para excesso de peso e 11,4% para obesidade. Os dados fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que em 2010 entrevistou 54.339 adultos, nas 27 capitais do país.


Esporte e Saúde


O levantamento do Ministério da Saúde mostra que, se for levada em conta apenas a população masculina, mais da metade está acima do peso: 52,1%. A proporção entre as mulheres é de 43%, com crescimento significativo nos dois sexos. O mesmo estudo realizado em 2006 apontava excesso de peso em 47,2% dos homens e em 38,5% das mulheres.
A ciência do esporte vem desenvolvendo pesquisas e mostrando ao mundo a importância da prática contínua de exercícios físicos e os benefícios que eles trazem, principalmente, se estiverem aliados a uma alimentação saudável e a momentos de lazer. Segundo a coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis, Deborah Malta, o expressivo crescimento de pessoas com sobrepeso e obesidade, em curto período, é uma tendência mundial.
“A maioria da população começa a fazer exercícios físicos por conta própria, mas essa não é a condição ideal de dizer adeus ao sedentarismo”, afirma o especialista em medicina esportiva Moacir Silva Neto. Segundo ele, a prática de exercícios físicos exige cuidados, seja em casa, na academia ou na rua. A recomendação é: antes de se exercitar, faça uma avaliação com um médico e previna alguns riscos.
Conheça os benefícios da prática de exercícios físicos
- Melhora a auto-estima e o nível de concentração; os reflexos ficam mais rápidos e a memória, mais apurada
  • Aumenta a variação positiva do humor após a terceira semana de atividade
  • Regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes
  • Retarda o processo de envelhecimento
  • Auxilia a construção e a manutenção da massa óssea
  • Ajuda a ter um sono tranqüilo
  • Funciona como tranquilizante natural, combatendo o estresse e a ansiedade



FONTE: ASCOM -  MINISTÉRIO DOS ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário