quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

OS PELÉ'S CONTRA O RACISMO.

POR: PROF.Ms.EDISON SANTOS





 JOGADOR DE VÔLEI AFIRMA TER SOFRIDO  RACISMO
EM JOGO DA  SUPER LIGA,  BRASILIEIRA.

Em um jogo da rodada da Superliga Masculina de Vôlei, no final de semana, um atleta revelou ter sofrido uma ofensa racial da torcida local. Na partida entre Londrina e São Bernardo, o jovem Deivid, jogador do time paulista, foi chamado de "macaco" pelos fãs da equipe da casa, no ginásio Moringão.
Um pequeno grupo de torcedores do Londrina começaram a xingar o atleta de 22 anos a partir do terceiro set, enquanto ele estava na área de aquecimento dos jogadores. Tanto o próprio Deivid como seus companheiros de equipe afirmaram que as ofensas eram direcionadas a ele.
Depois dos xingamentos, os atletas do São Bernardo começaram a discutir com os torcedores, e o jogo foi paralisado até que o grupo fosse retirado do ginásio. Em seguida, eles puderam voltar à quadra amparados por um advogado. O time do ABC paulista registrou um boletim de ocorrência, e o delegado do jogo relatou o caso à CBV - ainda que não tenha ouvido a agressão.
"Nos dois primeiros sets o pessoal nos xingava, e nós até damos risada. Com isso a gente está acostumado, mas quando me chamaram de macaco no terceiro set, passaram do limite", afirmou Deivid, ao jornal Folha de S.Paulo.

OS PELÉ'S : ONDE ANDA, A  LEI CONTRA O RACISMO E A IDENTIFICAÇÃO DAS PESSOAS.

Temos acompanhando pelo rádio, pelos jornais, pela televisão, por revistas, e até mesmo presenciamos casos caracterizados como crime de racismo e conseqüentemente a aplicação da lei. É verdade que muitas vezes ocorre a descacterização do crime total.
            Sentimos, diante da possibilidade de alguém ser atuado como criminoso racista, a perplexidade do povo diante de qual posição a ser adotada para identificar uma pessoa negra, ou melhor, qual é o vocábulo apropriado. Está se tornando comum a pergunta: - Se alguém é negro, não podemos dizer que ele é negro? A resposta deve ser: pode. A dúvida persiste, e vem a interrogação: - Mas não é crime chamar alguém de negro? E, categoricamente, a resposta deve ser: não.
            O que deve ser percebido é que, identificar um branco ou um negro enquanto cidadão é uma coisa; a outra coisa é identificá-los desqualificando-o, humilhando-o.







FONTE: GAZETA PRESS / Grupo de Estudos Negros/DSN/UNIPÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário