quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

OSPELÉ'S APRESENTA : EX-JOGADOR DE FUTEBOL TRICORDIANO

POR: PROF.Ms.EDISON SANTOS

 



 
Wanderley Paiva Monteiro mais conhecido como Vanderlei Paiva (Três Corações, 7 de abril de 1946), atuou por quase uma década como profissional pelo Atlético. Hoje é treinador de futebol profissional e tem residência fixa em Campinas (SP).Vanderlei Paiva nasceu no dia 7 de abril de 1946 na cidade Três Corações em Minas Gerais, mesma cidade que o Rei Pelé, e também fez muita história no futebol brasileiro. Iniciou sua carreira em sua cidade natal aos 17 anos, jogando pelo Atlético Clube de Três Corações. Nesta época, Vanderlei foi convidado a ingressar no futebol carioca. Não aceitou as proposta do Olaria (Rio de Janeiro), clube que estava interessado no jogador, a pedidos do pai. Logo depois, recebeu um telegrama do Atlético, convidado a ingressar no time alvinegro e aceitou de imediato. Foi comprado do Atlético de Três Corações por Cr$ 5 mil, em 1966.
Tornou-se profissional pelo
Atlético, vendeu seu passe por Ncr$ 12 mil. Atleta excepcional e dono de um grande futebol, foi campeão mineiro de 1970 e campeão brasileiro de 1971, tendo disputado todas as 27 particas, marcando 1 gol.
O ex-volante marcou 32 gols em 559 partidas. Além disso, fez parte da equipe
campeã brasileira em 1971.


Treinador


Depois de Pendurar as chuteiras, Paiva seguiu para a vida de treinador. Seu primeiro clube foi justamente a Ponte Preta, onde foi campeão paulista júnior em 1981. Seu título de maior expressão como técnico foi o Campeonato Goiano de 2004, com o modesto CRAC de Catalão, que desbancou a dupla Goiás e Vila Nova - ambos vinham dividindo os títulos por 11 anos.
A última passagem de Wanderley Paiva pela
Ponte Preta foi em 2006, quando dirigiu a equipe nas rodadas finais do Brasileiro, mas não conseguiu livrar a Macaca do rebaixamento, terminando em 17º, encabeçando a lista dos rebaixados, a 5 pontos do Palmeiras. Em 2007 comandou alguns jogos do Paulistão antes de ser substituído por Nelsinho Baptista. Em 2009 aceitou convite para comandar o Corinthians Alagoano. No ano de 2011 assumiu novamente o Crac-GO.


Fonte : Revista Grandes Clubes BrasileirosZILLER, Adelchi Leonello.,
Enciclopédia Atlético de Todos os Tempos  
 
  OS PELÉ'S AGRADECE  VANDERLEI PAIVA, PELO FUTEBOL E POR REPRESETAR A NOSSA CIDADE COM MUITA RAÇA, AMOR E DEDICAÇÃO NO FUTEBOL BRASILEIRO E MUNDIAL.
 
 
 
 
  
 


 
.





Nenhum comentário:

Postar um comentário