sábado, 3 de agosto de 2013

A Influência da mídia na análise e evolução do jogo de futsal




Por: Marco Bruno


O propósito deste artigo é de contribuir com uma revisão literatura sobre aspectos que envolvem o treinador, sua liderança e a relação com o grupo de atletas.

O Treinador

É o especialista mais próximo dos atletas, exerce influência no comportamento dos mesmos, por vezes é técnico, educador, conselheiro, estrategista e líder;
Ser treinador é uma função que constitui em si de um permanente desafio e que exige um empenho pessoalmente gratificante. Para alguns é a função mais ingrata do esporte, se a equipe perder, o treinador é geralmente o responsável. A respeito disto, Becker Júnior (2000), relata que um dos fatores importantes no ambiente esportivo é que cada torcedor, por menor que seja a sua escolaridade ou experiência na área, acredita que sabe tudo sobre a matéria e ainda da arte de treinar. Assim, cada torcedor opina, julga e critica abertamente o treinador de sua equipe, sempre que esta é derrotada. Não obstante ainda, como bem cita o ex-treinador da Seleção Brasileira Vieira (1987), na maioria dos casos para levar a cabo a sua tarefa, ele é o presidente do clube, diretor de esporte, roupeiro, pai, psicólogo, conselheiro social e líder. Nesta mesma visão Zilles (1999), em curso para professores, afirma que o treinador deve ser o grande líder e disciplinador da equipe, para poder comandar de forma correta os seus jogadores durante os treinos e jogos. Ele deve também ser didático, para saber planejar os seus treinamentos adaptados a idade de seus atletas e as qualidades por eles reveladas.
Martens e colegas (1995), afirmam que um treinador com êxito deve ter um conhecimento das ciências do esporte, motivação e empatía. Citam ainda, como aspectos importantes à facilidade de comunicação e os princípios de reforço positivo para com seus atletas.

As funções do treinador, segundo o ponto de vista de Zilles (1999), seriam comandar os treinos (táticos, técnicos, dois toques, coletivo e recreativo), dar preleção antes do jogo, comentários após os jogos, se possível estudos sobre futuros adversários, uma supervisão junto aos seus atletas em relação à disciplina dentro da quadra de jogo, uma supervisão junto aos seus auxiliares (comissão técnica) e umacompanhamento superficial da vida de seus jogadores fora do seu ambiente de trabalho.

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