sábado, 3 de agosto de 2013

O Treinador de Futsal

Foto ilustrativa: FERNANDO FERRETTI
 EX-TÉCNICO DO SANTOS FC

Por : Rogério da Cunha Voser

A necessidade de estudos científicos na área do esporte de alto nível, passa no momento atual a assumir um papel de extrema importância na medida em que os envolvidos nesta prática necessitam cada vez mais de subsídios teóricos que embasem a metodologia do treinamento nos aspectos técnicos, táticos, físicos, psicológicos, entre outros tantos relativos a saúde.
Observa-se que as grandes equipes se encontram numa igualdade em termos técnicos, táticos e físicos, sendo talvez a parte psicológica o diferencial nos grandes momentos decisivos.
No âmbito do esporte de competição é possível identificarmos uma série de variáveis psicológicas que podem contribuir ou prejudicar as equipes.
 Uma delas é a liderança assumida pelo treinador com seus atletas, onde poderá ter uma influência positiva ou até mesmo negativa dificultando aos mesmos atingirem o máximo de suas capacidades.
Os treinamentos são diários e sacrificantes, viagens, jogos, vitórias e derrotas, fazem parte do cotidiano destes atletas de alto-rendimento. Existem as cobranças da torcida, da mídia, da família, dos dirigentes e muitas vezes do próprio treinador, para que os mesmos atinjam os resultados positivos nos jogos. No meio esportivo, dizemos “temos que matar um leão a cada dia”. Esta frase mostra o preparo individual e coletivo que devem se fazer presente na equipe. A liderança exercida pelo treinador poderá ser decisiva nas conquistas, pois este deverá ser o ponto de equilíbrio para todo o grupo. Muitas vezes afirmamos que a equipe é a cara do treinador. Uma das funções mais importantes na manutenção do equilíbrio e da dinâmica de um grupo está no papel de técnico. O estudo de Brandão e outros (2002), ao analisar o estado emocional de técnicos brasileiros, observou que quando comparados aos seu atletas, os mesmos são mais tensos, raivosos e mais fatigados e têm mais disposição e energia.
Estes dados são compatíveis com a literatura, pois o técnico desportivo deve cumprir muitos papéis dentro de uma gama de atividades, sendo a profissão altamente estressante o que implica em ter, dentre outras coisas, uma força de vontade elevada e habilidade para exercer influência sobre os demais.
As pesquisas nos indicam também que cada equipe necessita de um perfil de treinador. Um grupo jovem e outro mais experiente, o momento, entre outros aspectos, pode influenciar no estilo de treinador mais indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário