sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Verdão visita interior de Minas pela 29ª vez na história

Ostentando retrospecto positivo jogando no interior de Minas Gerais, o Verdão encara neste sábado (23) o Boa Esporte, no estádio Melão, em Varginha (MG), em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras é o líder da competição com 40 pontos, enquanto o time mineiro, com 26, briga por posição no G4.
Jogando nos confins das Gerais, enfrentando adversários interioranos, da capital e até um clube alemão, o Alviverde possui 18 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, tendo marcado 60 gols e sofrendo 27. Se contabilizar apenas adversários do interior mineiro, como é o caso do Boa, são 17 triunfos e três reveses, com 53 gols pró e 15 contra.
Tudo começou em julho de 1927, quando o Alviverde, com apenas 12 anos de fundação, visitou Juiz de Fora e venceu a equipe local, o Industrial Mineira, por 4 a 2 – Heitor, Carrone, Lara e Tedesco marcaram os gols paulistas. Os confrontos em Minas, com exceção daqueles realizados em Belo Horizonte, tiveram adversários distintos. Entre as décadas de 1920 a 1980, foram enfrentados, em sua grande maioria, amistosos contra adversários locais em suas respectivas cidades, como Guaxupé, Uberaba e Uberlândia.
A partir da década de 1990, as partidas começaram a ter importância internacional, como em 1991, ano no qual ocorreu à disputa da Copa Euro-América, em jogo único, entre Palmeiras e Sttugart-ALE. Em Poços de Caldas, a vitória sobre os alemães – e o consequente título – veio após dois gols de Betinho. Já em 2000, houve o primeiro confronto internacional de caráter oficial disputado pelo Palmeiras no interior de Minas – 0x0 com o Cruzeiro, pela Copa Mercosul, no estádio Ipatingão. Em 2010, novamente em um embate de importância continental, o Atlético-MG recebeu o Palestra em Sete Lagoas, já que o Mineirão passava pelas reformas da Copa do Mundo. O atacante Kleber marcou o gol que garantiu o empate por 1 a 1, em jogo válido pela Copa Sul-americana.
A última visita palmeirense ao interior mineiro aconteceu em 30 de outubro de 2011, pelo Brasileirão, em derrota para o Atlético-MG por 2 a 1. Luan marcou o gol do time, que entrou em campo com: Deola; Cicinho, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Rivaldo; Chico, Márcio Araújo (João Victor), Tinga e (Maikon Leite) e Valdivia; Luan e Fernandão (Vinicius). Técnico: Luiz Felipe Scolari.


FONTE: AGÊNCIA PALMEIRAS / ANDRÉ LIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário