Por Paula Rondinelli
Controle do corpo - À medida que o corpo é disciplinado, sua conduta está sendo disciplinada
Você sabe o que é Educação Física? O
termo Educação Física remete à ideia de educar o físico. Mas o que isso
significa? Fortalecer a musculatura? Praticar esportes? Adquirir postura? Bem,
a Educação Física nasceu como uma disciplina cujo objetivo era disciplinar os
indivíduos a partir dos seus corpos. Ou seja: a Educação Física está
historicamente atrelada a um método de dominação do indivíduo.
Para melhor compreendermos como esse processo acontece, é necessário
recorrer a um conceito importante do filósofo Michel Foucault: corpos dóceis.
Segundo ele, a sociedade moderna (constituída a partir das Revoluções
Industrial e Francesa) foi marcada pelo êxodo rural e consequentemente pelo
inchaço de pessoas nas grandes cidades europeias. Dito de maneira bastante
simplificada, uma vez que as autoridades não tinham pessoas suficientes para trabalhar, foi preciso desenvolver um método em que as pessoas controlassem a si
mesmas: a vigia. Trata-se de um mecanismo em que a pessoa se sente vigiada
constantemente e que, portanto, dificilmente fará algo que contrarie as regras
sociais. Um desses mecanismos é o controle do corpo: ora, à medida que o corpo
é disciplinado, sua conduta está sendo disciplinada.
É possível, portanto, entender que tornar o corpo dócil – ou
disciplinado – já foi um dos papéis fundamentais da Educação Física.
Hoje em dia as coisas mudaram. Há alguns autores, como Medina, por
exemplo, que afirmam que a Educação Física não cuida apenas do corpo, mas antes
de tudo da mente. A conotação atual do conceito de Educação Física é a de que
esta é uma área que trabalha não apenas o corpo em movimento, mas
que trabalha a partir do corpo em movimento. Explicando: o objetivo dessa
disciplina não é fazer com que as pessoas saibam jogar basquete, mas sim que
elas consigam vivenciar essa prática, compreender sua origem, estruturar
reflexões sobre o comércio envolvido nos materiais esportivos, sobre a compra e
venda de atletas, dentre outras coisas. É por isso que Medina afirma que a
Educação Física trabalha corpo e mente.
Outra coisa importante para entendermos melhor a Educação Física é
esclarecermos quais são os conteúdos que devem ser ensinados na escola. Você
sabe que os conteúdos de Matemática ou de Língua Portuguesa são bem
estruturados e deve saber dizer o que está aprendendo nesse momento. Mas você
sabe dizer se na sua aula de Educação Física isso também acontece? Você está
aprendendo alguma coisa nova nessa matéria? Há um documento do governo federal
chamado “Parâmetros Curriculares Nacionais” que apresenta em blocos todos os
conteúdos que o professor deve trabalhar ao longo do ensino fundamental.
Os blocos são:
1. Esportes, lutas, jogos e ginásticas – Concentram-se neste bloco todos
os esportes individuais ou coletivos, os diversos tipos de lutas, jogos
populares e/ou tradicionais e diferentes tipos de ginásticas;
2. Atividades rítmicas e expressivas – Localizam-se aqui os diferentes
tipos de dança (popular, folclóricas, clássicas, de salão e contemporânea),
além de outras práticas que se utilizem do corpo como meio expressivo, tal como
o teatro;
3. Conhecimentos sobre o corpo – Este bloco talvez seja o mais
importante à medida que se relaciona com os outros dois.
Propõe que o professor trabalhe aspectos biológicos, anatômicos e
sociais referentes ao corpo, estimulando aulas teóricas em sala de aula.
Assim, é importante que você reflita se o seu professor já propôs
atividades diferentes como capoeira, dança moderna, teatro ou corrida de
obstáculos para a sua turma. Isso porque todos esses conteúdos, essa
diversidade de práticas corporais, fazem parte do currículo escolar. Caso contrário,
pergunte ao seu professor quando ele planeja abordar atividades diferentes com
vocês. Quem sabe sua sugestão ou curiosidade não pode resultar em uma aula bem
interessante!
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