sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Dicas para Goleiro de Futebol de Campo


 Resultado de imagem para goleiro de futebol

Dica 1- Nos treinamentos, é importante que o goleiro seja bastante exigente com sigo mesmo, buscando sempre melhorar todos os dias. 

Dica 2- Encarar cada momento do treinamento , como se fosse uma situação real  de jogo. Assim haverá avanços e goleiro não brinca.

Dica 3- Ser goleiro não é apenas colocar em prática o que se aprende nos treinamentos. É muito mais. O goleiro tem que ter visão de águia e tentar prever , antecipar todas as ações do atacante adversário e até do companheiro de equipe. É importante analizar cada adversário ja no inicio da partida, principalmente os atacantes e os meias. Sobre a capacidade técnica de cada um, potencia do chute, como batem na bola, impulsão, tudo é válido . Mas em cada situação o goleiro tem que ser mais esperto que o adversário, no pênati, na barreira, nos escanteios , faltas, cada situação, exige algo a mais que o simples treinam,ento do dia - dia.


 Treinamento diferenciado

O treinamento diferenciado consiste em fazer com que o goleiro consiga ir além do goleiro comum, normal, ou seja a grande maioria dos goleiros em todo mundo. Goleiros que não são diferentes em nada um do outro porque treinam a mesma coisa o tempo todo.
Aquilo que se faz no jogo é o retrato de tudo que é treinado, portanto se o treinamento é ruim, a atuação de um goleiro será ruim, mas muitas vezes a quantidade de treinamento apenas cansa e causa lesões nos goleiros, então o vale mesmo é a qualidade do treinamento, treinar o que precisa treinar, melhorando o que precisa ser melhorado e o goleiro precisa melhorar sempre até se tornar imbativel, ou próximo a isso. 
Treinamento basico
breve fotos e videos sobre cada treinamento comentado aqui

Fatores a serem treinados

treinamentos básicos e avançados de alto rendimento



Tempo de reação:  É o tempo que o goleiro leva para reagir após um chute. Muitos atletas reagem simultaneamente, quase ao mesmo tempo, outros demoram mais e isso atrasa o movimento do goleiro e do atleta em geral.

velocidade : Aliada ao tempo de reação a velocidade é fundamental, o goleiro tem que ser rapido e todos treinementos visam a velocidade

Força: O goleiro está sempre em contato físico com adversarios e até mesmo companheiros de time e por isso o goleiro tem que ser forte fisicamente.


 Reflexo: Existem treinamentos que melhoram o reflexo. Muitos goleiro tem reflexos mais rapidos que outros. O reflexo serve para lances inesperados como uma bola que tem sua trajetória desviada, ou uma cabeçada  , uma bola cara a cara, o reflexo é um movimento praticamente impensado mas que envolve todos os fundamentos.

 Elasticidade: O goleiro com boa elesticidade , fica maior no momento da defesa, portanto o treinamento de alongamento é importante.

 Posicionamento : Os goleiros veteranos que ja não saltam tanto são especialistas neste fundamento, é importante estar no lugar certo no momento de um cruzamento e para cada lance  ó posicionamento é diferente do outro.

 Explosão: Explosão, é reação extremamente rapida, no momento exato. Muitas vezes a maneira de reagir do goleiro tira toda a atençao e confiança de um atacante. é acima de tudo a atitude.

 Segurança: Um goleiro bem treinado geralmente passa segurança ao time todo , a torcida etc, e um goleiro seguro se torna imbativel, psicologicamente falando.

 Fatores psicológicos: O goleiro deve tentar passar tranquilidade e friesa e saber que falhas ocorrem mas que nunca deverá abater psicologimante o atleta ou ele prejudicrá sua equipe ainda mais, falhar faz parte, quem nunca falhou um dia, mas a falha tem que ser a excessão é não regra.


 situações de jogo: Todos osn treinamentos são importantes, mesmo aqueles que parecem bobos, mas os treinamentos reais são os melhores, por exemplo so chutes a gol , cruzamentos razantes, sempre com intençao de complicar o goleiro, situação de jogo.

Treinamentos físicos

Alongamento: elasticidade
Exercícios básicos -
Corrida: :capacidade respiratória e resistencia
piques em velocidade: explosão, alta velocidade
Deslocamento lateral, frontal : agilidade
deslocamenbtos de costas e de  frente em media e alta velocidade: agilidade e noção de espaço e tempo nos cruzamentos



Treinamentos técnicos

_Chute frontal a altura do tórax:séries de 6 a 10 nchutes: treino básico para os punhos
chutes frontais rasteiros alternado dobra do joelho  
-Chute a altura do tórax, com deslocamento lateral do goleiro
-Chutes rasteiros com deslocamentos laterais do goleiro dobrando joelho contrário

-Chute a meia altura com queda do goleiro mas sem sartar apenas pegar e cair

-Chute rasteiro com queda e sem salto revesando lado esquerdo e direito
Chutes a dois ,três metros do goleiro a a um metro e meio dois metros de altura, forçando no salto de acordo com a idade do goleiro reduzir espaço e velocidade da bola.


_ Saltar em bola rasteira a três metros do goleiro , começar com baixa velocidade e aumentar gradativamente,

Impulsão- Com as mãos jogar a bola para o alto 2 metros acima do goleiro que salta no local levantando joelho direito e revesando esquerdo
 
- Goleiro posicionado no centro do gol a um metro da linha da grande área: O treinador com três ou mais bolas , chute frontal, chute lateral a meia altura com salto e chute lateral do lado contrário com salto,em sequencia .repetir


Chute frontal, chute lateral rasteiro lado esquerdo e lado contrário rasteiro em sequencia, repetir duas vezes

Trocar de mão:arremessar ou chutar a bola a altura da trave em que o aluno irá fazer a defeza com a mão contrária ao lado em que a bola foi jogada, esse treinamento só poderá ser feito com bolas altas próximas a trave ,caso contrário a defeza fica impossivel com a mão trocada.


Chute frontal com bola quicando próxima ao goleiro( essencial) treinar muito , muitos frangos acontecem nesses lançes
Chutes frontais de fora da área e próximos ao goleiro

O grande treinamento: Com todas as bolas próximas a linha da grande área, chutar uma após a outra esperando o goleiro se levantar, chutar em qualquer direção, esse treinamento envolve força, resistência, velocidade, posicionamento, tempo de reação .repetir o treinamento. Esse treinamente é uma situação real de jogo onde o goleiro tem que se virar e o treinador tera como base para fazer uma análize sobre  a evolução do atleta

Chutes diagonais: Bolas rasteiras , a meia altura, altas. Chutar em cima do goleiro, ou tirar um pouco , melhorando o posicionamento  reflexo, reação, mudando o angulo dos chutes até chegar a meia lua da área e repetir do outra lado.

Cruzamentos , saída do gol
 Tempo certo de sair do gol

Cruzamentos laterais


Cruzamentos diagonais
Cruzamentos frontais


Cruzamentos rasteiros laterais


Cruzamentos a meia altura laterais

Treinamento ,  quando e como  socar a bola


treinamento com os pés
Reposição
Recepção
treinar mais a perna mais fraca

Arremesso s com as mãos

Armar barreira: Barreira é hoje o pesadelo dos goleiros, porque o adversario forma também uma barreira junto a outra ja formada tirando assim a visão do goleiro. Caso o goleiro não consiga ver a saida da bola em um chute próximo a chançe de defesa é zero a menos que a bola va onde o goleiro estiver colocado. É importante combinar com o ultimo da barreira que ele abra um espaço para que o goleiro tenha uma boa visão.

Pegar pênalti: Penalti bem batido é aquele que o goleiro vai para o canto certo e não consegue pegar, mas escolher um canto pra saltar não é a forma correta de se pegar penalti.
O goleiro deve analizar com que pé o batedor vai chutar. Se for  destro e habilidoso tudo pode acntecer, se não for habilidoso, esses destro vai bater normalmente no lado esquerdo do goleiro porque é mais facil pra ele, sabendo disso o goleiro no momento exato ameaça ir desse lado e o chutador devido não ter habilidade e nem confiança então vai tentar mudar o lado e vai bater muito mal facilitando a defesa e o goleiro irá no canto certo porque obrigou o chutador a chutar onde ele queria, Se for um canhoto é só inverter tudo , se for um meis ou atacante habilidoso ai o goleiro tem que ser perfeito no movimento.

A ponte:  torcedores leigos valorizam o goleiro que gosta de fazer vôos, pontes. è importante que o goleiro saiba exatamente quando deve fazer a ponte pois as vezes não é necessario e um goleiro que tenha bom movimento lateral pega bolas sem ter que saltar. Por outro lado um goleiro que faz muito isso, não convém tentyar mudar pois não fara nem uma coisa nem outra. Tafarel e Dida eram especialista nessas defesas , dificilmente voavam, mas uma ponte bem feita é a coisa mais linda de se ver.

Prevenir hábitos e vícios dos goleiros: A maioria dos goleiros tomam muitos gols devido a pequenos habitos. Alguns ficam saltitando e são pegos no contr pé, outros, tentam adivinhar o canto , saem do gol e voltam do meio do caminho, são habitos e não deficiencia de alguns goleiros, mas muitos pecam pela deficiencia do tipo que não sabem sair do gol por cima em baixo, não sabem saltar e seguarr e rebatem todas, tempo de reação pessimo e tantos outros.


Treinamento com estacas

Treinamento com cones

campo molhado- tudo muda: 
É importante que os treinadores molhem as vezes o local de treinamento simulando um dia de chuva. É muito dificil pois a bola ao bater no chaõ toma grande velocidade, fica lisa, suja de terra, o goleiro escorrega ai tem de treinar com trava alta pra se acostumar.


melhor treinamento
Existem muitos bons treinamentos e todo dia algume aperece com uma novidade, mas o melhor é o chute a gol.
Coloca se varias bolas fora da grande área ou na linha próxima a meia lua e o treinador chuta uma após a outra esperando apenas que o goleiro se levante, sempre com chutes muito fortes em direçao ao gol. repetido 2 ou 3 vezes  uma ou duas vezes por semana e teremos um goleiro de verdade aliando se os demais treinamentos.

fonte:http://omelhorgoleiro.blogspot.com.br/p/escola-de-goleiros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário