segunda-feira, 10 de outubro de 2011

'' NÃO ME CONSIDERO REI'' DIZ PELÉ , EM ENTREVISTA A REVISTA CONTIGO!.


É um rei que gosta de pescar em sua fazenda no interior de São Paulo, comer churrasquinho com os amigos e brincar com os seis netos. ''Gosto das coisas simples da vida'', diz Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que, aos 70 anos de idade, detém o título de maior atleta do mundo. Não é porque tem hábitos comuns que o Rei desconhece o seu valor. Os olhos do ídolo brilham quando ele diz que não é ''um dos'' rostos mais conhecidos do planeta, mas ''o'' rosto. E, como tal, tem status de chefe de Estado. Como embaixador do futebol, Pelé foi convidado à posse de Barack Obama, 49, em janeiro de 2009. Não pôde ir à festa por causa de compromissos com sua marca, uma das que mais faturam no mundo em publicidade, aproximadamente 18 milhões de dólares por ano.


Pelé é também um dos raros seres humanos na história que conseguiu entrar legalmente nos Estados Unidos sem documentos. ''Voltava de um jogo no Japão com o Cosmos (time americano que atuou no fim dos anos 70) e dava autógrafo no aeroporto usando o passaporte para apoiar os papéis. Na pressa de não perder o voo, entreguei o meu passaporte ao fã (risos). Cheguei a Nova York e 'cadê o passaporte?''', lembra rindo.

Em suas andanças pelo mundo, o Atleta do Século aterrissou em um hotel em Guarulhos, na Grande São Paulo, na tarde da quarta-feira (24). Foi participar de um encontro com gestores da Rede de Ensino Desportivo. ''Deus me deu o dom de jogar bola e fiz dessa minha profissão, mas nunca abandonei os estudos'', diz. O primeiro compromisso daquela tarde foi conceder uma entrevista exclusiva a CONTIGO!.

Aos 70 anos, o senhor parece...

(Interrompe) Pode me chamar de você. Prefiro que todos me chamem de ''você''. Geralmente, quando homens me chamam de ''senhor'', eu brinco: ''senhor é o pai dos seus filhos'' (risos).

Aos 70 anos, você é uma referência de saúde e bem-estar. Como se cuida?

Sempre tive isso como pauta, em toda a minha vida. No início da minha juventude, servi o Exército. Poucos sabem, mas eu me formei em educação física e sou professor. Na época em que jogava no Santos, viajava pela África, Ásia, Europa e aprendi a comer de tudo. É claro que, como éramos esportistas, havia um menu especial, saudável. Meu pai me ensinou isso. Aliás, meu pai, Dondinho (jogador de futebol falecido em 1996, aos 79 anos), foi um grande esportista. O único recorde que Pelé não quebrou foi do próprio pai. Ele fez cinco gols de cabeça em uma só partida (risos)!

Mas e hoje? Como se cuida? Dorme oito horas por dia?

Quando eu era atleta, dormia até dez horas, ia para a cama cedo por causa do desgaste físico. Hoje, não tenho o desgaste físico de antigamente. Então, durmo cinco ou seis horas por noite.

E como é a sua alimentação? Qual o seu prato preferido?

É o cheio (risos).

Seus amigos dizem o contrário, que você come pouco.

Na verdade, procuro me alimentar muito bem. Moro em Santos, então como muito peixe e frutos do mar. Sou louco por um churrasquinho (risos). Gosto de comida árabe e adoro sushi. Pelo menos uma vez por semana, vou com meus amigos a um restaurante japonês. Também gosto muito de frutas, verduras, legumes. Não me privo de frituras, de nada. Como de tudo, mas sou comedido.

Você disse que a educação o ajudou a ser rei. Como é a sua vida hoje de rei?

Não me considero rei. Ser rei é receber o dom divino e entender isso como coisa normal. Porque Deus é quem dá o dom. Passei a receber o tratamento de rei do futebol porque Deus me deu o dom de jogar futebol e cuidei disso. Sempre respeitei o próximo, paguei meu imposto de renda. Rei tem castelo, eu não

Para finalizar, como será o aniversário de 100 anos?

Quero jogar no Maracanã, nem que seja por alguns minutos. Até fiz uma brincadeira  com o Oscar Niemeyer recentemente. Ele fez o Museu Pelé. Niemeyer é um grande homem, mundialmente conhecido, a gente se orgulha de ele ser brasileiro. Brinquei com ele:''Pena que você talvez não esteja no meu jogo de 100 anos, fisicamente'' (risos). Afinal, ele está com 102 anos. E ele respondeu: ''Cuidado que posso estar e ainda driblar você'' (risos).

E o sucessor de Pelé? Vislumbra algum?

O Santos está crescendo. Tem o Neymar... O Brasil sempre teve excelentes jogadores, como o Zico, o Romário também foi um excelente artilheiro. Mas são projetos. Só pode comparar depois que alguém fizer a mesma coisa. É difícil falar ''o sucessor de Pelé''. É a mesma coisa de você falar ser sucessor de Beethoven ou sucessor do Einstein, é difícil ter outros jogadores assim...
 


''Não me considero rei'' diz Pelé

FONTE: REVISTA CONTIGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário