sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pelé - a primeira partida no Peixe.



Foi o brilhante jornalista De Vaney quem pesquisou e escreveu que a primeira partida de Pelé (foto) com a camisa do Santos, quando então o garoto, apelidado de Gasolina, com 15 anos de idade, aconteceu no distante 23/07/1956 numa partida válida pelo campeonato amador de Santos. Foi um jogo que estava sendo aguardado com muita ansiedade, principalmente por parte dos jogadores do CR Vasco da Gama, o popular Vasquinho do Campo Grande, já que a maioria dos seus jogadores houvera saído de Vila Belmiro, por discordarem de algumas determinações da diretoria santista na época, apenas Toninho e Zezé não eram egressos do time do amador do Alvinegro da Vila Belmiro.
E foi nesse clima de intensa rivalidade, que o garoto Pelé entrou em campo vestindo pela primeira vez a camisa que iria no futuro imortalizá-lo como o melhor jogador de todos os tempos.
O Vasquinho entrou em campo com Flórido; Toninho e Ronaldo; Bereco, Anibal e Ayala; Joel, Naldo, Zezé, Oda e Ivo. O Alvinegro da Vila Belmiro formou com: Alemão; Enock e Marcelino; Realista, Galdino e Ari Silva; Bondinho, Pelé, Raimundinho, Waldir e Nilseu. O técnico era Nenê, um ex-lateral que formara no time principal santista nos anos 40.
O time do Peixe venceu pelo placar de 6 a 1, com quatro gols de Pelé, um de Raimundinho e outro de Waldir. Pelé iniciava assim a sua caminhada no clube que tanto ama e 18 anos depois findaria sua vitoriosa carreira jogando pelo Santos e marcando em toda sua fabulosa passagem pelo futebol, um total de 1281 gols, sem contar os gols marcados no time juvenil e nas equipes infantis de Bauru.
Naquele período, o garoto que residia nos alojamentos do Estádio Urbano Caldeira, e só quando já estava prestes a estrear na equipe titular no ano seguinte é que foi morar na pensão da dona Georgina, na Rua Euclides da Cunha, 215, próxima ao canal 1.
* Guilherme Gomez Guarche é portuário, historiador do Santos e colaborador do site do Santos FC

Nenhum comentário:

Postar um comentário