terça-feira, 4 de outubro de 2011

NO SUL DE MINAS,BATE O CORAÇÃO DO MELHOR FUTEBOL DO MUNDO



POR:  JOSÉ PEDRO MARTINS


TRÊS CORAÇÕES-MG
      Para jogar futebol como Pelé, só mesmo tendo três corações. Em 2008, o Brasil e o mundo lembram os 50 anos do aparecimento do tricordiano Edson Arantes do Nascimento como o maior jogador de todos os tempos. Foi na Copa de 1958, quando o menino magro, meio desajeitado, deu um chapéu espetacular no zagueiro e garantiu a magra vitória de 1 a 0 contra o País de Gales. Brasil campeão, o primeiro de cinco títulos mundiais, era o começo da trajetória impressionante do sul-mineiro genial.

Nascido a 23 de outubro de 1940, Pelé passou poucos anos na cidade natal, onde João Ramos do Nascimento, o querido pai Dondinho, jogou no Atlético. A família se transferiu para Lorena (SP) quando ele ainda tinha dois anos. Depois, por pouco tempo, a família morou em São Lourenço, onde João Ramos do Nascimento, o querido pai Dondinho, jogou no Vasco.
A estadia em São Lourenço foi curta, mas o suficiente para que o menino iniciasse ali o encanto pelo futebol, vendo as partidas do pai habilidoso. E também foi ali que nasceu o apelido. Edson ficava maravilhado com as defesas do goleiro do Vasco, Bilé, a quem chamava “Plé”. José Lino da Conceição Faustino, o Bilé, era de Dom Viçoso, a 20 quilômetros de de São Lourenço. A mutação para Pelé foi natural, coisa de língua enrolada de criança.
Foi assim, rápida, a passagem de Pelé pelas origens sul-mineiras. Mas as sementes tinham sido lançadas ali, irrigadas pelas águas sinuosas do rio Verde, em Três Corações, e pelas águas milagrosas das fontes de São Lourenço. Com um nome de batismo em homenagem ao inventor da lâmpada e do cinescópio, Thomas Edison, a arte brilhante de Pelé iluminaria para sempre o futebol brasileiro, consagrado como o melhor do mundo a partir do filho da doce Celeste.
Pois no Sul de Minas, berço do Atleta do Século, o coração do futebol brasileiro continua batendo, forte, na trajetória de vários clubes importantes na história do esporte que é paixão nacional. São muitos destaques, e o primeiro aqui no Planeta Sul de Minas Gerais é da Associação Atlética Caldense, um dos mais conhecidos e vitoriosos clubes da região, campeã mineira de 2002 e campeã do Interior de Minas Gerais em 2004.
                                                                                                     

FONTE: BLOG O PLANETA SUL DE MINAS GERAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário