domingo, 29 de abril de 2012

O REI DO FUTEBOL ABRE O JOGO EM CURIOSIDADES


pele.jpg

Curiosidades do Rei Pelé

* Pelé conta que certa vez, seu pai, Dondinho lhe mostrou um recorte de jornal que falava de um jogo em que ele fizera cinco gols, todos de cabeça. Esse recorde de seu pai nem o "Rei" conseguiu superar.

* Pelé esteve para ser contratado pelo Bangu, time do Rio de Janeiro, mas sua mãe não queria que ele mudasse para tão longe de São Paulo.
* Patrocinado por um refrigente famoso internacionalmente, Pelé filmou várias "aulas de como se jogar futebol" no início dos anos 70: nelas, pode se observar a sua técnica apuradíssima:"matadas" de bola no peito, dribles de todos os tipos ("chapéus", tabela com a "canela" do adversário), cabeceio com grande impulsão e também de "peixinho", chutes fortissímos. Pelé também mostra como ele jogava com as pernas dobradas, para melhorar seu equilíbrio em função do centro de gravidade do corpo.
* Ameaçado de perder a artilharia do Campeonato Paulista de 1964 pela primeira vez desde 1958, Pelé surpreendeu e superou seus concorrentes marcando oito gols em uma só partida: vitória do Santos por 11 a 0 sobre o Botafogo de Ribeirão Preto. Milton Neves conta que o técnico do time do interior Osvaldo Brandão perdeu o cargo logo após essa goleada, mas foi contratado pelo Corinthians. No seu novo clube, na estréia, o Corinthians perdeu de 7 a 4, com Pelé marcando mais 4 gols, para dissabor do treinador.
* Pelé poderia ter mil gols antes do jogo contra o Vasco. Num jogo contra o Esporte Clube Bahia, realizado na Fonte Nova, em 16 de Novembro, Pelé poderia ter entrado para a história, se não fosse a intervenção do zagueiro Nildo. Ele deu um carrinho para tirar a bola do gol.
* Pelé afirma que seu gol mais bonito foi marcado no estádio do Juventus na rua Javari (bairro da Mooca) em 2 de agosto de 1959 no Campeonato Paulista. Como não existem imagens deste feito, Pelé aceitou recriá-lo através de computação gráfica, para o documentário Pelé Eterno.
* Pelé vestiu a camisa do Flamengo por uma partida e posou junto com Zico numa foto famosa, para homenagear a torcida do Brasil e principalmente para relembrar que mesmo sendo maior ídolo e torcedor do Santos, é querido por todas as torcidas do mundo.
* Pelé parou temporariamente a guerra civil no Congo Belga em 1969, quando, durante excursão pela África, o Santos jogou duas partidas de exibição no país, então dividido pela guerra[5].
* Além de ter atuado em clubes, Pelé ainda atuou por algumas seleções e combinados regionais e em apenas três oportunidade não deixou sua marca.
o Seleção do 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado (6º GACosM)(1959), 11 gols
o Seleção Paulista (1959-60 e 1968/69), 11 gols
o Seleção das Forças Armadas (1959), 4 gols
o Seleção dos Sind. dos Atletas-SP (1961/62), 3 gols
o Seleção do Sudeste (1983), 1 gol
o Seleção dos Amigos do Garrincha, 1 gol
o Seleção Norte Americana de Astros (1975)
o Seleção dos ex-atletas do New York Cosmos (1984)
o Seleção Brasileira de Seniores (1987)
* Pelé também defendeu a camisa de uma outra seleção nacional, em 22 de abril de 1978, para promover uma excursão do Fluminense pela África, Pelé atuou pela seleção da Nigéria até os 35 minutos do primeiro tempo, quando foi substituído por Nalando
* Uma lenda como Pelé não podia ficar imune à polêmicas e duas em especial lhe cercam:
o A polêmica dos 1284 gols: A existência dos 1284 gols de Pelé é incontestavel: eles estão um a um registrados com data e adversário. No entanto alguns historiadores e biógrafos contestam a validade real de determinados gols para efeito estatístico, argumentando que uma vez que os gols marcados pelos demais jogadores no período antes da profissionalização (juvenil, infantil e outros) não entram em sua contas, os vários gols de Pelé nestas categorias também não podem ser computados, e no caso seriam os 11 gols marcados pela Seleção da 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado (6º GACosM) e os onze marcados pela Seleção das Forças Armadas por serem estas claramente seleções amadoras, e também não seriam computados os 65 gols marcados com a camisa do New York Cosmos por se entender que à época a Liga Norte Americana de Futebol, além de não ter qualquer vínculo com a FIFA, ainda possuía regras próprias, como o campo de grama sintética, ou o goleiro vestindo o número "zero", e por estes cálculos mais conservadores Pelé teria "apenas" 1199 gols como profissional.
o A polêmica do milésimo: Por este mesmo critério, o milésimo gol de Pelé, como profissional, foi marcado em 4 de fevereiro de 1970 na goleada por 7 a 0 que o Santos aplicou no América do México. Por outro lado, mesmo pelos números oficialmente aceitos, há uma outra polêmica que cerca o gol número mil do "Rei do futebol", segundo constatou-se mais tarde um erro levou a não ser computado um gol que Pelé marcou pela Seleção das Forças Armadas do Brasil contra a Seleção das Forças Armadas do Paraguai, no placar final que foi de 4 a 1 (e não 4 a 3 como se veiculava na época) do dia 18 de novembro de 1959 (e não 5 de novembro) o "rei" marcou um gol, e com isso o "verdadeiro" gol 1000 teria ocorrido em 14 de novembro de 1969, cinco dias antes daquele que foi imortalizado no Maracanã, em um amistoso contra o Botafogo da Paraíba, na partida de inauguração do hoje desativado estádio Governador José Américo de Almeida, aos 23 minutos do segundo tempo, também de pênalti Pelé fez o terceiro gol da partida e àquele que "corretamente" é o seu milésimo gol. Todavia, Celso Unzelte, numa reportagem para Placar a qual citou no programa "Loucos por Futebol" da ESPN, provou com imagens de TV que um gol de Pelé feito contra a Seleção da Checoslováquia em 1965, constante da lista original, na verdade foi de Coutinho. Dessa forma, segundo ele, estava reestabelecido o milésimo gol como sendo o feito sobre o Vasco da Gama.
* Foi, e dificilmente será ultrapassado, como o maior carrasco do Sport Club Corinthians Paulista, maior rival do Santos Futebol Clube, em um total de 47 partidas pelo Santos ele marcou 48 gols, com uma fantástica média de 1,02 gol por partida, outros dois gols foram marcados com a camisa da seleção Brasileira, na partida Brasil 5 - Corinthians 0 , completando assim 50 gols em 48 partidas.
* No dia 6 de abril de 1979, aos 39 anos de idade, Pelé vestiu a camisa do Flamengo em uma partida oficial no Estádio do Maracanã. O Flamengo enfrentou o Atlético Mineiro cuja renda foi revertida para as vitimas das enchentes de Minas Gerais. Com a presença de Pelé, a renda chegou a CR$ 8.781.290,00 e um publico de 139.953 pagantes.

Pelé realizou duas tabelas com Zico relembrando seus tempos com Coutinho. Apesar disso, foi o Atlético que saiu na frente através de um gol de Marcelo. O empate do Flamengo foi de pênalti e cobrado por Zico. No segundo tempo Luisinho entrou no lugar de Pelé. No final, o Flamengo venceu por 5 a 1. Zico fez mais três gols, ficando para Luizinho e Cláudio Adão os outros gols.

* Pelé é um dos poucos brasileiros a possuir o título de Sir Honorário pela Coroa Britanica

Esta partida foi sua última com a camisa de um clube, encerrando definitivamente sua carreira futebolística.

Referências

1. ↑ Nome conforme certidão de nascimento (n.º 7095, folha 123, livro 21-A do cartório civil de Três Corações) e com o documentário Pelé Eterno.
2. ↑ KFOURI, Juca. Coluna 17 de março de 2007, Sanatório da Imprensa
3. ↑ Segundo o jornal Público de 1 de Outubro de 2007, a estreia de Pelé na primeira categoria do Santos, ocorreu no Rio de Janeiro contra o Belenenses; tratou de um jogo amistoso.
4. ↑ Muito triste, Pelé chora e seu filho admite ser viciado em maconha, Wikinews, 8 de junho de 2005
5. ↑ UOL educação: Pelé, jogador de futebol, considerado o melhor da história do esporte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário