quinta-feira, 27 de setembro de 2012

TRÊS CORAÇÕES-MG A TERRA DO REI PELÉ.


Cidade comemora seu aniversário e ganha de presente a visita de seu filho mais ilustre, Pelé
“Um dia para ficar na história de Três Corações”




  
Somente quem tem no peito 3 corações pôde suportar tamanha emoção. Quem fez aniversário foi a cidade, mas quem ganhou o presente foram os tricordianos. Até o tempo ajudou no dia 23 de setembro e como ponto alto das comemorações da programação feita pela Prefeitura Municipal, Três Corações recebeu a visita de seu filho mais ilustre, Edson Arantes do Nascimento, Pelé - o Atleta do Século e Cidadão do Mundo.
Durante sua permanência na cidade, Pelé cumpriu uma jornada de atividades, que incluiu uma visita ao monumento recentemente inaugurado em homenagem a seu pai, Dondinho, e participou da inauguração da reconstrução da casa onde nasceu.
O homem que parou uma guerra parou a cidade. Desde o inicio da manhã de domingo, um imenso público, que superou todas as expectativas iniciais, lotou as dependências do Parque Municipal João Ramos do Nascimento (Dondinho), para receber de braços aberto o nosso Rei.
Pelé chegou por volta de 11horas e foi aclamado pelo público, que emocionado pode ver de perto o seu maior ídolo. Ao subir no palanque, Pelé pediu a suspensão do cerimonial, demonstrando que gostaria de manter a sua visita num clima de descontração. Em seguida falou aos tricordianos: “É um momento muito difícil, em virtude da emoção. Agradeço a Deus por ter me dado saúde para aqui estar. Agradeço a meus pais por nascer em Três Corações, sou um homem de 3 corações. Agradeço o esforço de todos, da administração municipal por transformar esse sonho em realidade. Em todos os lugares do mundo em  que vou, menciono que nasci Três Corações. Espero que nenhuma briga política venha atrapalhar e o mundo possa saber que essa é a casa do Pelé”, foram as palavras emocionadas do Rei Pelé. Em nome do governador Anastasia, a Secretaria de Estado da Educação, Ana Lucia Gazola, parabenizou a visita de Pelé à sua terra.

Pelé cantou os versos de uma canção que fez em homenagem à cidade e em seguida, ao lado de seu filho Edinho, visitou o monumento construído pelo artista tricordiano Afonso Barra em homenagem a seu pai Dondinho. Logo após, em carro aberto, percorreu as pistas do parque municipal, sempre esbanjando simpatia e cordialidade, concedendo autógrafos e sorrisos aos seus conterrâneos.
Pelé concede coletiva à imprensa
Após almoçar com seus familiares, em torno de cem pessoas, oriundos de todo o país e do exterior, Pelé concedeu uma entrevista coletiva no salão do Hotel Italian, aos jornalistas que aqui estiveram. Com sua peculiar cordialidade e bom humor, ao lado do filho Edinho e do vice-presidente da CBF, Weber Magalhães, Pelé respondeu às perguntas dos representantes dos jornais, emissoras de radio e canais de TV presentes, onde foram abordados diversos assuntos ligados ao futebol, sua carreira e suas expectativas em relação à Copa de 2014.

Pelé inaugura a reconstituição da casa onde nasceu
Por volta de 15h, Pelé, ao lado dos filhos Edinho e Flavia, sobrinhos, neto e parentes chegou à réplica da casa onde nasceu, localizada na rua que leva o seu nome, nº 1.000.
Nas ruas próximas à casa, um público imenso, constituído por fãs e curiosos se aglomerava e  aguardava a chegada de Pelé, que ocorreu num clima de muita alegria.
Construída em 1910 e demolida na década de setenta, a casa onde o Eterno Camisa 10 nasceu (em 23 de outubro de 1940), foi toda reconstituída, segundo a descrição de sua mãe dona Celeste e seu tio Jorge, em virtude da não existência de fotografias. A obra é fruto de uma parceria da Prefeitura de Três Corações e o Ministério do Turismo.
De posse dessas informações, a Prefeitura de Três Corações, através de sua Secretaria Municipal de Lazer, Turismo e Cultura, com apoio de todas as secretarias e com a colaboração vital de Fernando Ortiz, principal idealizador da obra, e da Secretaria Municipal de Obras, iniciou a reconstrução da réplica da casa, orçada em R$ 211.000,00. O imóvel possui 170 metros quadrados e sua recriação nos remete a uma espécie de viagem no tempo, ao passado, onde o garoto Dico, antigo apelido de Pelé, viveu até os 4 anos. Uma equipe técnica, comandada pela cenógrafa Keller Veiga, foi contratada para cuidar do envelhecimento do imóvel.
A solenidade foi aberta por Fernando Ortiz, que em um emocionante discurso, saudou o Rei Pelé, fazendo em seguida a entrega da chave da casa. Na sequencia, alunos da comunidade rural do Taquaral, da Escola Municipal  Nelson Rezende Fonseca, fizeram uma bela apresentação da Folia do Divino, que muito sensibilizou Pelé, que ao final foi agraciado com um bonito estandarte.
Em seguida, Pelé descerrou a placa de inauguração da casa e, ao lado dos filhos, entrou na casa, visitando todos os cômodos, observando com atenção todos os móveis e objetos, que foram reconstituídos nos mínimos detalhes.
Pelé fez questão de visitar o quintal, onde pode tocar as jabuticabeiras, uma das poucas lembranças que ainda mantinha sobre a casa. Depois visitou a carroça e uma estátua de seu avô.
Antes de partir, nosso Rei ainda acenou para os seus conterrâneos, finalizando uma visita que nunca mais será esquecida pelos tricordianos, que para sempre ficará guardada nos corações e mentes de todos que ali estiveram levando sua saudação a Pelé. Uma comemoração de aniversário da cidade especial, um dia inesquecível.
Parabéns à população de Três Corações, que atendeu ao chamado da Prefeitura e colaborou para essa grande festa, recebendo Pelé de braços aberto, com emoção e carinho. A comemoração de 23 de setembro de 2012 passa, a partir de agora, a ser uma data especial em nosso calendário.


Fonte: PMTC - Prefeitura Municipal de Três Corações-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário