sábado, 21 de dezembro de 2013

Antônio Lima dos Santos, o curinga Lima

Por: Guilherme Gomez Guarche 

Antônio Lima dos Santos, o curinga Lima, jogou pelo Santos FC no período de 1961 a 1971, 696 partidas e marcou 65 gols com a camisa do Peixe. Lima nasceu na cidade de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, no dia 18/01/1942. O eterno curinga santista iniciou sua gloriosa carreira na equipe do Clube Atlético Juventus em 1959, nas categorias de base, e foi passando pelas categorias sempre jogando uma categoria acima da dele, até que, em 1960, já estava no time profissional e, em 1961, chegou ao Santos. Lima era o pulmão daquele time maravilhoso que encantou o mundo. Sobre Lima, o jornalista De Vaney escreveu um belo artigo no ano de 1967 intitulado “Rodopião”, o qual, em homenagem ao curinga Lima, transcrevemos abaixo:
Rodopião
Rodopião” é o nome do primeiro conto de Humberto de Campos. Conta a existência de um cidadão que sabia fazer tudo, e tudo fazia bem. E, por ser privilegiado pelos dons da natureza, em ser tão útil a todos, à vezes o sacrificavam ou dele se esqueciam. Mas “Rodopião” voltava sempre, e continuava, como sempre, a ser o mesmo de sempre. Lima, quando o vemos, nos faz lembrar, o conto de Humberto de Campos, porque ele é, no mundo da bola, o “Rodopião” incansável, prestativo, querendo ser útil a tudo, a todos. Mas, tal o qual o “Rodopião”, esquecendo-se, muitas vezes de que ele próprio existe, para se lembrar, apenas, de que o Santos FC é que precisa existir e brilhar.

Lima (esquerda) e Guilherme Guarche no Centro 
de Memória e Estatística do Peixe
E o Lima não é de espaventos. Não gosta de aparecer. Chega, até, a dar a impressão de ser prosa, fútil, fátuo. Mas não é nada disso, não, o que ele é – porque nasceu assim – é um rodopião, o magnífico “Rodopião” que Humberto Campos tomou para personagem de seu conto magistral, e que o Santos FC foi buscar para lhe ajudar a colecionar um mundo de títulos, todos eles recheados por glórias imortais”.
*Guilherme Gomez Guarche é o coordenador do Centro de Memória e Estatística do Santos Futebol Clube, conselheiro, ex-presidente da Torcida Sangue Santista, historiador, ex-trabalhador portuário e autor dos livros "O Alvinegro Mais Famoso do Mundo", "O Melhor dos Séculos nas Américas", "O Alvinegro da Vila Belmiro - A Era Robinho", "Passado de Glórias", em homenagem aos 95 anos de fundação do Santos FC, e “Pequenas Histórias da História do Santos Futebol Clube”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário