terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ATLÉTICO DE TRÊS CORAÇÕES DO EX-GOLEIRO JAIRO , COMPLETARIA 100 ANOS DE HISTORIA EM 2013 .




Jairo do Nascimento, ex-goleiro do Fluminense, Coritiba, Corinthians e Náutico e da seleção brasileira em 76 (o técnico era Oswaldo Brandão), tem residência em Curitiba (PR) e em 2005 aceitou convite para ser técnico do Operário de Mafra, de Santa Catarina. Segue a carreira de treinador até hoje e cuida de escolinhas de futebol no eixo de Curitiba e Joinville.
Nascido no dia 23 de outubro de 1946, Jairão, com seus 1m94 de altura, começou no Fluminense, e depois fez sucesso no Coritiba.
Como jogador do Coxa, Jairo chegou a ser convocado algumas vezes para defender a seleção brasileira. Ele foi o goleiro do Brasil no famoso amistoso contra o Uruguai, no Maracanã, quando ocorreu uma briga generalizada. Rivelino e Sérgio Ramirez se desentenderam durante a partida.
Em uma troca que envolveu o centroavante Adílson (já falecido), Jairão deixou o Coxa, em 76, para defender o Corinthians.
No Parque São Jorge, o gigante ex-goleiro fez parte da histórica equipe campeã paulista de 1977. Jairo jogou a segunda partida final contra a Ponte Preta, na qual o Corinthians perdeu por 2 a 1, de virada, no Morumbi lotado.
Dois anos depois, já como titular absoluto, Jairo voltou a ser campeão paulista. E o título curiosamente foi conquistado sobre a Ponte Preta. Na final de 79, também no Morumbi, o Timão derrotou a Macaca por 2 a 0.
Jairo alternou bons e maus momentos na meta corintiana. Ele integrou o time inteiramente negro do Corinthians: Jairo; Zé Maria, Mauro, Amaral e Wladimir; Caçapava, Basílio e Biro-Biro; Piter, Geraldão e Romeu, em 78. Em compensação, ele foi o camisa 1 do Timão que tomou os cinco gols de Roberto Dinamite, que estava voltando do Barcelona, onde fracassou, naqueles inesquecíveis 5 a 2 do time carioca para cima do Timão, em 80.
 Chegou a ser bastante criticado por dirigentes e torcedores naquele ano.
Depois do Corinthians, onde realizou 189 jogos e sofreu 144 gols (como mostra o "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte, Jairão deixou o Corinthians em 80 para defender o Náutico. Antes de encerrar a carreira, ele retornou ao Coritiba. Ele era reserva de Rafael Cammarota no título brasileiro de 85 conquistado pelo Coxa sobre o Bangu.
Jairo, contemporâneo de Badeco (ex-volante da Lusa e do América/RJ) desde a infância em Joinville (SC), encerrou sua carreira jogando pelo Atlético de Três Corações (MG). 
E não foi uma curta passagem. Jairo morou (ao lado de toda a família) na cidade onde nasceu Pelé por dois anos (87/88).
Partida pela seleção
Jairo disputou apenas uma partida oficial pela seleção brasileira, segundo consta no livro "Seleção Brasileira 90 anos", de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.
O técnico era Oswaldo Brandão. O Brasil enfrentou o Uruguai, no estádio do Maracanã, em jogo válido pela Taça Atlântico e Copa Rio Branco.
A seleção brasileira atuou com: Jairo; Toninho Baiano (Orlando), Miguel, Amaral e Marco Antônio; Chicão, Zico e Rivellino; Gil, Enéas (Roberto Dinamite) e Lula. Este time bateu de virada os uruguaios por 2 a 1, gols de Torres (Uruguai),Rivellino e Zico, de pênalti.

Recorde em 1977
Pelo Corinthians, em 1977, Jairo chegou a ficar 1.131 minutos sem sofrer nenhum gol. Nunca na história do clube do Parque São Jorge um goleiro ficou tanto tempo sem ser vazado.

                                           ATLÉTICO CLUBE DE TRÊS CORAÇÕES- MG

DE BONÉ: Sr. MARÃO (técnico) a direita ,Prof. EDISON ( AUX.TÉCNICO)


EM PÉ DA ESQUERDA: Sr. BRILHANTE, JAIRO, ERLY, MOACYR JUNIOR,
DANIEL  , EDISON SHEL, NOEL,MARÃO,EDISON


AGACHADOS DA ESQUERDA : CHICO POETA,GILBERTINHO,TIMBÓ, GEÔ,
MOCOCA E MARQUINHOS.

* Jairo não encerrou sua carreira no Atlético de Três Corações-MG, após esta passagem, ele jogou duas temporadas do campeonato Mineiro atuando pelo T.A.C - Trespontano Atlético Clube de Três Pontas-MG .

Um comentário:

  1. Como era bom ver o jairao jogar desejo melhoras a este ídolo do futebol de um torcedor que o admira muito da cidade de três corações onde ele jogou abraços

    ResponderExcluir