sábado, 21 de dezembro de 2013

Os Meninos da Vila

Por: Guilherme Gomez Guarche 

Foi assim denominado o time santista no ano de 1979, durante o Campeonato Paulista referente ao ano de 1978, que teve o Santos Futebol Clube como campeão pela 14ª vez. Tudo começou quando assumiu a presidência do Clube no ano de 1978, Rubens Quintas Ovalle, que trouxe para trabalhar consigo alguns grandes Alvinegros como José Eli de Miranda (Zito), Rubens Marino, Corte Real, Júlio Teixeira Nunes, Esmeraldo Tarquínio, Vasco Vieira, Rubens Sérgio, Roberto Pestana, Agostinho Schmidt, dentre outros grandes colaboradores.


Rubens Quintas Ovalle e sua família 
em visita ao clube

Francisco Ferreira de Aguiar (Formiga) era o técnico de uma garotada que veio do time de base juntando-se a jogadores experientes como Clodoaldo, Gilberto Sorriso e Nelsinho Batista. O título do campeonato foi um prêmio incontestável que fez renascer no torcedor santista a felicidade de ser campeão paulista novamente, pois a última conquista fora em 1973. O centroavante Juary foi o artilheiro do campeonato paulista com 30 gols.
A conquista do estadual foi definida em três jogos contra o São Paulo. O Santos FC venceu a primeira partida pelo placar de 2 a 1, empatou a segunda partida em 1 a 1 e perdeu a terceira por 2 a 0. O placar do terceiro confronto levou a decisão para a prorrogação, que terminou empatada em 0 a 0, resultado que deu o título ao Peixe.
A partida final foi disputada no dia 28/06/1979, no estádio do Morumbi, em uma fria noite de inverno. Sob o comando de Chico Formiga (foto), o Alvinegro Praiano foi campeão atuando com: Flávio; Nelsinho, Antônio Carlos, Neto (Fernando) e Gilberto Sorriso; Zé Carlos, Toninho Vieira e Pita (Rubens Feijão); Nilton Batata, Juary e Claudinho. O juiz da partida foi João Leopoldo Ayeta e o público pagante foi de 74.635 pessoas.
Relação dos Meninos da Vila:Goleiros: Vitor e Flávio; zagueiros: Antônio Carlos, Joãozinho, Neto; laterais: Dê, Fausto, Fernando, Gilberto Sorriso, Nelsinho Baptista, Valdemir; meio-campistas: Aílton Lira, Cardim, Clodoaldo, Gilberto Costa, Nélson Borges, Pita, Rubens Feijão, Toninho Vieira, Zé Carlos, Zé Roberto; atacantes: Célio, Claudinho, João Paulo, Juary, Lino, Márcio Fernandes e Nilton Batata.



*Guilherme Gomez Guarche é conselheiro, ex-presidente da 
Torcida Sangue Santista, historiador, trabalhador portuário e autor dos livros "O Alvinegro Mais Famoso do Mundo", "O Melhor dos Séculos nas Américas", "O Alvinegro da Vila Belmiro - A Era Robinho", "Passado de Glórias", em homenagem aos 95 anos de fundação do Santos FC, e “Pequenas Histórias da História do Santos Futebol Clube”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário